• Nestlé Portugal/

Lançamento da Aliança para a Juventude a nível global no Fórum Económico Mundial de Davos pretende impactar 6 milhões de jovens até 2022

A Aliança Global para a Juventude (Global Alliance for YOUth) anunciou hoje a sua ambição de impactar seis milhões de jovens, ajudando-os a construir as suas competências para a empregabilidade.

A Aliança Global para a Juventude é um movimento de empresas com uma orientação comum: a paixão por trabalhar em conjunto para ajudar os jovens em todo o mundo a obterem as competências necessárias para prosperar no mundo do trabalho, hoje e no futuro.

De acordo com o Fórum Económico Mundial, mais de 60% das crianças que ingressam hoje no ensino básico vão ter empregos que ainda não existem atualmente. Ao mesmo tempo, o Banco Mundial estima que 60% da população continua excluída da crescente economia digital. Quatro mil milhões de pessoas em todo o mundo continuam sem acesso à internet.

A edução tradicional, quando disponível, já não prepara os jovens para o mundo do trabalho atual e futuro. Convencidas de que as empresas têm uma enorme oportunidade para desenvolver e distribuir a maior comunidade de talento e capital humano que já esteve disponível na história da humanidade, 20 companhias privadas internacionais decidiram unir forças na Aliança Global para a Juventude para construir um futuro melhor para as gerações mais novas.

A Global Alliance for YOUth representa o nosso esforço conjunto para dotar os jovens com o conhecimento e as capacidades necessárias para trabalhar no século XXI. As nossas empresas estão comprometidas em apoiar, desenvolver e aconselhar programas que permitam aos jovens transitar com sucesso do sistema de ensino e de estágios para o mundo do trabalho, desenvolvendo uma mentalidade virada para o empreendedorismo”, disse Laurent Freixe, CEO Nestlé para a Zona Américas.

Até à data, foram 20 as companhias multinacionais que se juntaram a esta aliança como membros fundadores: ABB, Adecco, BBVA, Cargill, Cemex, Engie, EY, Facebook, Firmenich, Mercer, Mastercard, Microsoft, Nestlé, Nielsen, Publicis, Rockwell Automation, SAP, Starbucks, Vodafone e White & Case. A Aliança orgulha-se ainda em trabalhar também com parceiros do setor público como o Banco Mundial e a Solutions 4 Youth Employment.
A Nestlé fundou a Aliança para a Juventude na Europa em 2014 com o propósito de ajudar a preparar os jovens para a entrada no mercado de trabalho. Depois do sucesso do seu lançamento, a Aliança estendeu-se para os países da Pacific Alliance em 2017 (Chile, Colômbia, México e Peru) e para os países do Mercosur em dezembro de 2018 (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

Aliança para a Juventude em Portugal
Em Portugal, a Aliança para a Juventude conta com 18 parceiros – ALPI, BA Vidro, BPI, BP Portugal, Eurogroup Consulting, Germen, Graphics Leader Packaging, Jerónimo Martins, Lift Consulting, Logoplaste, Luis Simões, Nestlé Portugal, Portucel Soporcel, RAR Açúcar, SaicaPack, Sonae, Transportes Álvaro Figueiredo e Vodafone – que, no seu conjunto, criaram já mais de 73.000 oportunidades de trabalho para os jovens, 10.000 oportunidades de estágio e realizaram mais de 700 workshops de preparação dos jovens para a sua entrada no mercado de trabalho.

A Nestlé é a maior companhia mundial de alimentação e bebidas. Está presente em 189 países em todo o mundo e os seus 323.000 Colaboradores estão comprometidos com o seu propósito de “Melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. A Nestlé oferece um vasto portefólio de produtos e serviços para as pessoas e para os seus animais de companhia ao longo das suas vidas. As suas mais de 2000 marcas variam de ícones globais como Nescafé ou Nespresso, até marcas locais amplamente reconhecidas como CERELAC, NESTUM e SICAL. A performance da Companhia é orientada pela sua estratégia de Nutrição, Saúde e Bem-estar. A Nestlé está sediada na vila suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos.
Em Portugal, a Nestlé está presente desde 1923 e tem atualmente 1922 Colaboradores, tendo gerado em 2017 um volume de negócios de 486 milhões de euros. Conta atualmente com duas fábricas (Porto e Avanca), um centro de distribuição (Avanca) e cinco delegações comerciais espalhadas pelo Continente e pelas ilhas.