Nestlé e Associação Portuguesa dos Nutricionistas reforçam a importância do Pequeno-Almoço

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), em parceria com Bebidas de Cereais Nestlé , lança um conjunto de materiais didáticos sobre a importância do Pequeno-Almoço no contexto de uma alimentação saudável e equilibrada. Estes materiais vão permitir aos nutricionistas associados da APN dinamizar com as comunidades onde intervêm atividades de sensibilização para esta temática.

Dos materiais disponíveis no site da APN ( www.apn.org.pt ), entres eles uma brochura, cartazes e marcadores de livros, destaca-se o e-book dedicado exclusivamente a esta “pequena-grande” refeição, que inclui informação sobre a composição de um pequeno-almoço saudável, regras para ter em conta na preparação do mesmo e 50 exemplos de pequenos-almoços possíveis.

Esta iniciativa é uma das muitas formas de concretização dos compromissos nutricionais da Nestlé: produzir alimentos saborosos e nutricionalmente equilibrados, prestar informação nutricional clara para decisões corretas e promover a educação para hábitos e estilos de vida saudáveis.

Neste âmbito, a informação sobre a constituição nutricional das diversas refeições do dia tem sido uma prioridade, especialmente o alerta para a importância do pequeno-almoço. Este momento deve incluir alimentos de determinados grupos alimentares como a fruta, fresca e da época, cereais e seus derivados, como o pão ou cereais de pequeno-almoço pouco açucarados, laticínios, como o leite, o iogurte ou o queijo. As Bebidas de Cereais, produzidas a partir de cereais naturais torrados, são fonte de fibra e não têm açúcares adicionados, apenas os naturalmente presentes nos cereais. São também, por isso, uma excelente opção para incluir num Pequeno-Almoço saboroso e equilibrado.

O Pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, pois quebra o jejum depois do período de sono. Durante o sono os nossos níveis energéticos baixam e são apenas utilizados para a manutenção das funções básicas do organismo, pelo que é essencial nunca saltar esta refeição para repor estes níveis e assim melhorar o rendimento cognitivo e concentração, evitar a fraqueza e reduzir o apetite para o almoço, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada ao longo do dia.

Para obter o máximo potencial dos benefícios do pequeno-almoço, o mesmo deve ser completo, variado e equilibrado, combinando todos os nutrientes necessários ao organismo. Este deverá corresponder a cerca de 20-25% da energia total necessária para o dia e ser rico em hidratos de carbono complexos e proteínas, e com baixo teor de gorduras.

e-book Pequeno – Almoço: http://www.apn.org.pt/documentos/ebooks/Ebook_O_pequeno-almoco_um_habito_saudavel.pdf

Companhia Mundial de Alimentação, Nutrição, Saúde e Bem-Estar.