SWITCH: PROGRAMA DE CONVERSÃO DE LICENCIADOS PARA A ÁREA DIGITAL ARRANCA 2ª FEIRA NO ISEP

É já na próxima segunda-feira, dia 2 de outubro, que tem início, no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), a primeira edição do programa SWitCH, destinado a converter licenciados para a área das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Resultado de uma parceria entre a associação Porto Tech Hub e o ISEP, o programa SWitCH surge como resposta às dificuldades que as empresas de base tecnológica do Grande Porto estão a sentir para contratar profissionais com conhecimento nas áreas de TI.

"Recebemos mais de 200 candidaturas, provenientes de graduados de áreas diversas, desde a biologia às engenharias, passando pelas ciências e gestão. Do rigoroso processo de seleção, realizado por uma entidade externa ao programa, foram selecionados 29 alunos, que vão integrar, a partir de segunda-feira, a primeira turma do programa SWitCH", revela Paula Gomes da Costa, presidente da Associação Porto Tech Hub.

Após a conclusão desta pós-graduação, que irá decorrer durante 9 meses no ISEP, seguem-se estágios remunerados de 12 meses em empresas associadas da Porto Tech Hub, com salários médios no patamar dos 1000 Euros.

"No SWitCH, os alunos vão aprender com recurso a metodologias ágeis, preferindo a execução, em detrimento de longas aulas teóricas. O objetivo passa por, através de um processo interativo, capacitá-los para o conhecimento, compreensão e aplicação de tecnologias Orientadas a Objectos (Java) ou WEB", acrescenta Paula Gomes da Costa.

A mesma responsável recorda que, "apesar de todos os anos saírem das universidades entre Braga e Coimbra cerca de 500 licenciados nas áreas tecnológicas, há uma manifesta falta de recursos qualificados, sentida, sobretudo, pelas empresas tecnológicas que estão a transferir centros de operações e escritórios para o Grande Porto e que, em muitos casos, contratam de uma só vez entre 300 a 400 jovens".

Enquanto contributo para minimizar o problema da escassez de recursos humanos aptos para trabalhar na área tecnológica, o programa SWitCH pretende, no próximo ano letivo, duplicar o número de alunos, estando já em análise a possibilidade de vir a expandir o programa para outras localizações.

A apresentação detalhada do programa SWitCH irá decorrer amanhã, sexta-feira (16h30), no ISEP, numa cerimónia que contará com a presença da Secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehman.

DOWNLOAD DE FOTOGRAFIA (PAULA GOMES DA COSTA, PRESIDENTE DA PORTO TECH HUB): em anexo;

NOTAS PARA O EDITOR:

Nascida em 2015, a Porto Tech Hub é uma associação criada por empresas líderes de mercado - Blip, CRITICAL Software e Farfetch - às quais, entretanto, se juntaram outras empresas tecnológicas da região do Grande Porto, como a byside, CRITICAL Manufacturing, Euronext, i2S, Sonae Bit, Fabamaq, ITSector, Armis, Jolera, Present Technologies e Codigree.

A Porto Tech Hub tem como missão reunir as empresas tecnológicas da região do Grande Porto, no sentido de construir os alicerces para que a cidade seja reconhecida globalmente como um centro tecnológico de excelência, assim como um excelente local para viver e trabalhar na área das tecnologias de inovação e aumentar o networking entre empresas e entidades da área das TIC.