MARIO MAKER CHEGA À Wii U EM SETEMBRO

Na mais recente apresentação Nintendo Direct estiveram, ainda, em destaque uma nova gama de figuras e cartões amiibo, novas personagens para Super Smash Bros. e um jogo derivado de Animal Crossing, entre muitos outros conteúdos.

2 de abril de 2015 - Numa apresentação Nintendo Direct transmitida ontem ao final da noite, a Nintendo revelou não só títulos que chegarão à Wii U e à Nintendo 3DS nos próximos meses como também novas informações sobre jogos já disponíveis.

Vai ser já a partir de setembro que vai poder dar largas à sua criatividade em Mario Maker, um título exclusivo para a consola Wii U que lhe permitirá criar os seus próprios níveis Mario e partilhá-los depois online com utilizadores de todo o mundo.

Outra das grandes revelações da apresentação de ontem foi Animal Crossing: Happy Home Designer,  que no outono oferecerá a todos os fãs de Animal Crossing uma nova forma de interagir com os seus animais. Este título derivado da série Animal Crossing coincidirá com o lançamento dos cartões amiibo – a mais recente evolução na gama.

A Nintendo Direct de ontem voltou a confirmar os esforços empreendidos no sentido de oferecer aos utilizadores dos atuais jogos da marca novos conteúdos de qualidade excecional. Uma atualização gratuita para Mario Kart 8 trará para todas as pistas a nova categoria 200cc, a mais rápida de sempre na História de Mario Kart e que constituirá, decerto, um desafio até para os pilotos mais experientes. Os conteúdos adicionais estender-se-ão, igualmente, a Super Smash Bros. for Wii U/Nintendo 3DS e à Praça Mii StreetPass.

A Nintendo Direct trouxe, ainda, detalhes relativos a muitos dos lançamentos mais aguardados do ano, incluindo Splatoon ou Yoshi’s Woolly World, assim como o anúncio das comemorações do 30.º aniversário de Super Mario Bros., a que se juntaram novidades sobre o novo Fire Emblem. Os novos títulos anunciados ontem passam por um novo jogo da série Project Zero para a Wii U e BOXBOY!, um jogo de quebra-cabeças e plataformas produzido pelos criadores de Kirby e que pode já descarregar na Nintendo eShop da Nintendo 3DS.

Para assistir à apresentação Nintendo Direct na íntegra, visite o site oficial da Nintendo Direct ou o canal da Nintendo Portugal no YouTube, onde encontrará ainda mais vídeos relacionados com os anúncios de ontem.

Segue-se um resumo das novidades abrangidas na Nintendo Direct:

amiibo

• Cartões amiibo: Uma nova forma de amiibo estará disponível no outono! O primeiro conjunto de cartões amiibo será referente a personagens de Animal Crossing e oferecerá compatibilidade com o novo jogo Animal Crossing: Happy Home Designer. O leitor/gravador de NFC para as consolas Nintendo 3DS, Nintendo 3DS XL e Nintendo 2DS capaz de ler amiibo figuras e cartões amiibo será lançado ao mesmo tempo.
  • Próximas vagas de amiibo Super Smash Bros.: Em maio chegarão às lojas duas novas figuras amiibo da Super Smash Bros. Collection: Greninja e Jigglypuff. Já em junho será a vez de Palutena, Pit Sombrio, Samus Armadura Zero e Ganondorf, ao passo que em julho estará disponível a figura do Olimar. As amiibo de Dr. Mario e Bowser Jr. estarão também disponíveis.
  • Utilização de amiibo em clássicos Nintendo: amiibo Touch & Play: Nintendo Classics Highlights estará disponível para download gratuito na Nintendo eShop da Wii U a partir de maio. Ao introduzir uma amiibo neste título através do Wii U GamePad, terá a possibilidade de desbloquear destaques de três minutos de jogo de títulos lançados originalmente para as consolas NES e Super NES.
  • Figuras amiibo Yoshi de Lã: Um novo conjunto de amiibo Yoshi feitas de lã será lançado paralelamente ao já anunciado Yoshi’s Woolly World. No jogo, estas figuras farão aparecer outro Yoshi, o que lhe permitirá controlar o Double Yoshi. As amiibo Yoshi de Lã estarão disponíveis em três cores: verde, cor-de-rosa e azul.
  • Figuras amiibo de Splatoon: No dia de lançamento de Splatoon, 29 de maio, estarão disponíveis as amiibo Rapaz Inkling e Rapariga Inkling, assim como uma edição especial que incluirá o jogo e a amiibo da lula Inkling. Ao usar estas amiibo em Splatoon poderá receber missões especiais para desbloquear armas e equipamento.
  • Mais fatos de corrida Mii em Mario Kart 8: No dia 23 de abril, uma atualização gratuita para Mario Kart 8 acrescentará compatibilidade com mais nove figuras amiibo: Wario, PAC-MAN, Olimar, Bowser, Sonic, Toad, Habitante, Rosalina e Mega Man. Poderá introduzir estas amiibo no jogo para vestir o seu Mii com os fatos de corrida das respetivas personagens.

Wii U

• Mario Maker: Mario Maker chega à Wii U em setembro para lhe permitir criar os seus próprios níveis Mario e partilhá-los depois online com utilizadores de todo o mundo. O lançamento do jogo estará integrado nas comemorações do 30.º aniversário de Super Mario Bros. que decorrerão ao longo de todo o ano.
  • Splatoon: Para além dos modos para um só jogador e multijogadores online, o shooter de ação Splatoon oferecerá um modo “Ranked Battle”, que classificará e posicionará os jogadores com base nas suas vitórias em partidas multijogadores de quatro contra quatro. O jogo incluirá também um modo “Battle Dojo”, no qual poderá participar em batalhas locais de um contra um, sendo que enquanto usa o GamePad, o seu amigo poderá jogar no ecrã de TV (ou vice-versa) numa competição para rebentar balões. Splatoon chega à Wii U a 29 de maio.
  • Yoshi’s Woolly World: Este novo jogo para a Wii U estará disponível a 26 de junho, com inúmeros desafios para superar e segredos para desvendar. Além do desafiante modo Classic, Yoshi’s Woolly World permitirá a utilizadores de todos os níveis de perícia e experiência jogarem na pele do Yoshi Alado no modo Mellow. No dia do lançamento do título estará também disponível uma edição que inclui uma cópia do jogo e uma amiibo do Yoshi de Lã verde.
  • Nova categoria 200cc em Mario Kart 8: A categoria 200cc estrear-se-á na série Mario Kart para trazer velocidade supersónica a todas as pistas de Mario Kart 8. Neste modo, um bom domínio dos travões será essencial para triunfar! Poderá começar a usufruir dele gratuitamente a partir de 23 de abril após a instalação de uma atualização para o jogo. Neste mesmo dia será lançado o segundo conjunto de conteúdos adicionais para Mario Kart 8 – baseado em Animal Crossing – com três novas personagens, quatro novos veículos e oito novas pistas.
  • Jogos Nintendo 64 e Nintendo DS no serviço Consola Virtual da Wii U: Clássicos lançados originalmente para a Nintendo 64 e Nintendo DS já estão, desde hoje, disponíveis no serviço Consola Virtual da Wii U. Os primeiros serão Mario Kart DS e WarioWare Touched! para a Nintendo DS e Super Mario 64 e Donkey Kong 64 para a Nintendo 64. Nos jogos Nintendo DS, a combinação da TV com o GamePad oferecerá várias opções de visualização em ambos os ecrãs, ao passo que os títulos Nintendo 64 utilizados com o Rumble Pak continuarão a poder oferecer esta funcionalidade graças ao GamePad. Para assinalar a chegada destes títulos ao serviço Consola Virtual damos-lhe, até ao dia 16 de abril, a oportunidade de receber gratuitamente um jogo na compra de três. Paper Mario para a Nintendo 64 e Yoshi’s Island DS para a Nintendo DS serão os próximos a chegar, já em maio.
  • Mais jogos Wii descarregáveis para a Wii U: Os novos títulos lançados originalmente para a Wii de que poderá agora usufruir na sua Wii U a 16 e a 30 de abril, respetivamente, são Pandora’s Tower e Sin and Punishment: Successor of the Skies, ambos disponíveis com 25% de desconto durante uma semana após o seu lançamento.
  • Título que une Shin Megami Tensei e Fire Emblem: Os mestres dos RPG ATLUS estão a desenvolver um jogo épico para a Wii U em que o quotidiano existe paralelamente a um mundo de fantasia secreto, incluindo personagens da série Fire Emblem.
  • Novo título da série Project Zero: O novo título da sinistra série Project Zero chega à Wii U ainda antes do final deste ano para o convidar a jogar na pele de uma de três personagens diferentes que se encontram num destino turístico amaldiçoado. Usará o Wii U GamePad como câmara para investigar o ambiente e imergir totalmente na atmosfera sobrenatural do jogo, assim como para combater espíritos hostis durante surtos rápidos de ação.
  • Affordable Space Adventures: Depois de aterrar num planeta hostil a bordo de uma nave espacial bastante debilitada, o seu objetivo será gerir cuidadosamente todos os sistemas da nave para evitar o perigo e a deteção por parte de monstros. Poderá jogar sozinho ou formar uma tripulação de até três pessoas no modo multijogadores local. Affordable Space Adventures estará disponível exclusivamente na Nintendo eShop da Wii U a partir de 9 de abril.
  • Swords & Soldiers 2: Disponível exclusivamente na Nintendo eShop da Wii U a partir de 21 de maio, este jogo de estratégia e deslocação lateral é a sequela do galardoado título do serviço WiiWare. Construa estruturas e crie um exército para derrotar o inimigo através dos controlos no ecrã tátil: basta um toque rápido para lançar raios ou atacar com meteoros.

Nintendo 3DS

• Animal Crossing: Happy Home Designer: Este novo título derivado da série Animal Crossing concentra-se nos aspetos de decoração de interiores dos jogos Animal Crossing. Os animais pedirão aos jogadores para lhes desenharem casas e caberá aos aspirantes a decoradores satisfazerem os pedidos dos animais mobilando e decorando as suas casas. Usando um cartão amiibo da série Animal Crossing numa New Nintendo 3DS ou no leitor/gravador NFC, terá a possibilidade de conceber um espaço para essa personagem específica no cartão e usar cartões adicionais para convidar novas personagens para a visitarem. Animal Crossing: Happy Home Designer estará disponível no outono deste ano.
  • Fire Emblem (título ainda por decidir): Pela primeira vez na série, a personagem jogável principal é não só um avatar que pode personalizar como também o herói ou a heroína do jogo. Aqui terá de escolher um de dois caminhos, cada um dos quais com consequências diferentes: a fação “Hoshido” dar-lhe-á uma experiência mais tradicional, ao passo que na “Nohr” a história será mais complexa e o nível de dificuldade mais alto. O novo  título Fire Emblem chega à Nintendo 3DS em 2016.
  • Puzzle & Dragons Z + Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition: Estes dois jogos serão lançados em conjunto no dia 8 de maio. Puzzle & Dragons Z combina os elementos-chave de um jogo de quebra-cabeças e estratégia, um RPG de exploração de masmorras e uma aventura de coleção de monstros. Por sua vez, Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition oferece a mesma jogabilidade profunda de quebra-cabeças, ambientada no universo Super Mario Bros. Para todos os que não conseguirem esperar até ao dia do lançamento para jogarem, uma demo gratuita de Puzzle & Dragons: Super Mario Bros. Edition estará brevemente disponível na Nintendo eShop da Nintendo 3DS.
  • Code Name: S.T.E.A.M.: Disponível no dia 15 de maio, Code Name: S.T.E.A.M. é um shooter de estratégia por turnos com extensos conteúdos tanto para um só jogador como para vários. As opções multijogadores serão locais e online e estarão disponíveis numa variedade de modos, como o Death Match, em que cada turno dura apenas 60 segundos; o Medal Battle, em que as equipas competem para reunirem o maior número de medalhas com turnos limitados dentro de um determinado período de tempo, e  “A.B.E. Battle”, no qual combaterá usando um robô gigante inspirado no próprio Abraham Lincoln. Terá também a oportunidade de participar em torneios contra jogadores de todo o mundo e até de organizar os seus próprios torneios.
  • Novos jogos na Praça Mii StreetPass: A partir de 16 de abril poderá adquirir dois novos jogos para a Praça Mii StreetPass. Em Pescaria StreetPass visitará um arquipélago para tentar apanhar mais de 150 tipos de peixes e monstros com iscos recebidos de outras personagens Mii que encontrar via StreetPass. Já em Zombies  StreetPass receberá itens baseados nos passatempos das personagens Mii da sua Praça Mii StreetPass para derrotar uma horda de mortos-vivos. Terá também a oportunidade de adquirir a Praça Mii StreetPass Premium, que trará funcionalidades como os Aniversários StreetPass e a nova Sala VIP.
  • BOXBOY!: Dos conceituados estúdios de produção de videojogos HAL Laboratory Inc., responsáveis pela série Kirby, chega-nos BOXBOY!. Este jogo de quebra-cabeças e plataformas vai encarregá-lo de criar caixas e usá-las de várias formas para ultrapassar mais de 150 desafiantes níveis. BOXBOY! já está disponível, em exclusivo na Nintendo eShop da Nintendo 3DS.
  • Pokémon Rumble World: O novo jogo da série Pokémon Rumble poderá ser jogado gratuitamente (com conteúdos pagos) e incluirá mais de 170 Pokémon, desde os Pokémon Red e Pokémon Blue originais até aos mais recentes Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire. Pokémon Rumble World chega à Nintendo eShop da Nintendo 3DS no dia 8 de abril.
  • Attack on Titan: Humanity in Chains: Baseado na popular série anime, Attack on Titan: Humanity in Chains incluirá jogo em cooperação para quatro participantes através de uma ligação local e online, assim como tabelas de classificação. Attack on Titan: Humanity in Chains chega à Nintendo eShop da Nintendo 3DS em maio. Ainda antes, os dois primeiros episódios da série anime “Attack on Titan” estarão disponíveis gratuitamente na Nintendo eShop desde a meia-noite de hoje e até ao próximo dia 30 de junho.
  • Azure Striker Gunvolt & Mighty Gunvolt: Nestes dois títulos de ação frenética da autoria do conceituado Keiji Inafune jogue na pele de um poderoso herói capaz de controlar relâmpagos. Avance pelos níveis conquistando bosses intimidantes e desafie-se a alcançar pontuações mais altas. Azure Striker Gunvolt está disponível desde hoje na Nintendo eShop da Nintendo 3DS, e se adquirir este jogo até ao dia 2 de julho, receberá Mighty Gunvolt gratuitamente

Nintendo eShop da Nintendo 3DS e da Wii U

• Novos adversários à vista!: A personagem Mewtwo, previamente anunciada, juntar-se-á ao elenco de lutadores de Super Smash Bros. for Wii U/Nintendo 3DS no próximo dia 28 de abril. Todos os que adquiriram e registaram ambas as versões do jogo até ao dia 31 de março receberão, a partir de 15 de abril, os seus códigos de download do Mewtwo. Além disso, a partir de junho terá a possibilidade de adquirir o lutador Lucas, a icónica personagem de MOTHER3 (a sequela de EarthBound lançada apenas no Japão), para o seu Super Smash Bros. Após uma atualização para o jogo disponibilizada no dia 15 de abril, poderá também obter mais fatos para os seus Lutadores Mii, estes inspirados em algumas das maiores séries de videojogos, como The Legend of Zelda, Xenoblade Chronicles e Mega Man, da Capcom.
  • Votação para um novo lutador em Super Smash Bros.: A partir de hoje os fãs de Super Smash Bros. poderão visitar http://www.smashbros.com para participarem numa campanha especial que lhes permitirá votar numa nova personagem lutadora para Super Smash Bros. for Wii U e Nintendo 3DS.