NINTENDO REINVENTA VIDEOJOGOS COM AS AMIIBO

A Nintendo desvendou os seus planos relativamente ao lançamento de uma coleção de figuras interativas de personagens Nintendo batizadas de “amiibo”. Estas figuras podem interagir de novas formas verdadeiramente únicas com os futuros jogos Wii U e Nintendo 3DS, proporcionando inovadoras experiências de jogo e um grande valor para os consumidores graças à sua compatibilidade com múltiplos títulos.

As amiibo vão chegar a Portugal no final deste ano, no dia do lançamento de Super Smash Bros. for Wii U, o qual será o primeiro título compatível com estas figuras. Neste jogo, por exemplo, será possível transferir os dados das suas amiibo para que possam aparecer no jogo e lutar por si. Com cada combate, a sua figura desenvolve os seus atributos e habilidades especiais, tornando-se cada vez mais forte e adquirindo novos ataques. Mario, Link e Donkey Kong serão algumas das personagens inicialmente disponibilizadas, com mais amiibo planeadas para lançamento durante a época de inverno e ao longo de 2015.

Outros jogos que suportarão as figuras amiibo incluem Mario Kart 8, Captain Toad: Treasure Tracker, Mario Party 10 e Yoshi’s Woolly World, com mais títulos por anunciar. Paralelamente à Wii U, as amiibo poderão também ser utilizadas na Nintendo 3DS e na Nintendo 2DS através de um leitor/gravador NFC, cujo lançamento está previsto para 2015.

Na feira de videojogos E3 que está a decorrer esta semana na cidade de Los Angeles, a Nintendo está a apresentar a invenção e a reinvenção das experiências de videojogos – de novas formas de jogar verdadeiramente únicas a novas abordagens aos jogos e séries favoritas dos fãs. Entre as novidades apresentadas nesta feira, destacam-se:

Novos jogos de Shigeru Miyamoto: Shigeru Miyamoto proporciona um olhar antecipado sobre uma série de jogos que está a desenvolver e que usam o comando Wii U GamePad de formas diferentes e interessantes com o objetivo de desbloquear todo o potencial da consola Wii U.
Mario Maker (título provisório) oferece o definitivo sonho Super Mario Bros.: a possibilidade de os jogadores usarem o Wii U GamePad para criar níveis de raíz. Coloque blocos e inimigos em qualquer lado e jogue o nível. Com um toque num ícone, os utilizadores podem até alternar de estilo visual entre o aspeto clássico de 8-bits de Super Mario Bros. e o mundo de New Super Mario Bros. U na versão apresentada na E3. O jogo está previsto para a primeira metade de 2015.
Star Fox (título provisório) transforma o Wii U GamePad na vista de cockpit da nave Arwing de Fox McCloud. Enquanto a TV mostra a perspetiva da traseira da Arwing, os jogadores podem usar os sensores de movimento do GamePad para alvejar os inimigos de forma intuitiva e independente. Os jogadores podem alternar instantaneamente entre a Arwing e o tanque Landmaster premindo um botão, e o jogo também introduz um novo veículo tipo helicóptero. O título está agendado para 2015.
Project Giant Robot convida os jogadores a usarem o ecrã tátil para construírem um robô gigante. Depois de completo, o GamePad torna-se num cockpit a partir do qual os jogadores controlam o robô enquanto tentam derrubar os seus oponentes. Uma combinação única de botões e controlo por movimentos acrescenta um maior equilíbrio e balanço aos murros robóticos. O jogo está previsto para a primeira metade de 2015.
Em Project Guard o objetivo é travar uma invasão robótica utilizando um sistema de segurança composto por 12 câmaras como a última linha de defesa. Os jogadores montam uma dúzia de câmaras de segurança à volta de um perímetro antes da invasão para monitorizarem depois todas as vistas assim que começa a investida da armada de robôs. As câmaras também podem disparar raios laser, por isso os jogadores devem observar, procurar e disparar rapidamente se quiserem sobreviver ao ataque. A inovadora utilização da jogabilidade em dois ecrãs proporciona uma experiência excitante para quem simplesmente acompanha as partidas, permitindo que qualquer pessoa na sala de estar possa juntar-se à diversão como um par adicional de olhos atentos. Este jogo está agendado para 2015.
Um novo género de jogos de ação: Splatoon é um jogo de ação para múltiplos jogadores (4x4) que atira os jogadores para uma arena de combate cujo domínio é reclamado por duas equipas. Jogadores de cada equipa espalham tinta no chão à sua volta enquanto tentam eliminar os adversários numa guerra sem quartel pelo território. Cada personagem pode transformar-se numa lula e nadar facilmente através da sua própria tinta ou da tinta da equipa - deslizando para cima e para baixo nas paredes e sob os pisos. Os intuitivos controlos proporcionados pelo sensor de movimentos do Wii U GamePad facilitam tarefas como explorar o cenário e alvejar os opositores, e um mapa no ecrã apresenta toda a arena, elementos que reforçam a jogabilidade e redefinem a ação para múltiplos jogadores. Splatoon tem edição prevista para a primeira metade de 2015.
O próximo capítulo da série The Legend of Zelda: O novo jogo The Legend of Zelda, com edição prevista para 2015, introduz o primeiro verdadeiro mundo aberto num título desta série. Os jogadores poderão passear por Hyrule Field ou embarcar numa viagem em direção a montanhas distantes se preferirem. Os jogadores poderão visitar qualquer local que consigam vislumbrar a partir de quase qualquer direção. Essa é uma das formas que o novo jogo quebra com a tradição da franchise e introduz novos modos de jogar.
Super Smash Bros.: A popular série de combate irá surgir pela primeira vez em HD na Wii U neste inverno, e numa consola portátil pela primeira vez na Nintendo 3DS no próximo dia 3 de outubro. Novas personagens, itens e arenas introduzem um estilo visual e jogabilidade totalmente revigorados. As amiibo acrescentam uma nova dimensão à ação permitindo que as personagens clássicas da Nintendo interajam no jogo via ligação sem fios.
Yoshi’s Woolly World: O Yoshi parece como se tivesse sido tricotado a partir de um novelo de lã e colocado no ecrã do televisor. Este deslumbrante jogo Wii U em HD, planeado para a primeira metade de 2015, está cheio de têxteis ricos como feltro, lã e algodão que dão realmente vontade de lhes tocar.
Kirby (título provisório): Esta aventura de Kirby para a Wii U está agendada para 2015 e irá desenrolar-se num universo de barro em stop-motion recriado em HD. Tudo é feito a partir de argila e colocado numa deslumbrante paisagem esculpida. Mecânicas de jogo que recorrem a desenhos no ecrã tátil, com variações adicionais em termos de funcionalidades, casam com os controlos de um dos títulos preferidos dos fãs - Kirby: Power Paintbrush para a Nintendo DS - neste novo jogo.
Hyrule Warriors: O jogo funde artisticamente o mundo de The Legend of Zelda e o estilo da série Dynasty Warriors numa épica aventura hack-and-slash para a Wii U. Os jogadores controlam o herói Link ou a Princesa Zelda, ou podem optar por jogar com Impa ou Midna na sua estreia como personagens jogáveis. Locais familiares do universo The Legend of Zelda apresentam modificações subtis para refletir o estilo artístico dos seus jogos originais. Este título vai chegar às lojas no próximo dia 19 de setembro.
Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire: Prepare-se para embarcar numa nova aventura pela região de Hoenn. Os jogadores irão apanhar, combater e trocar Pokémon à medida que procuram respostas para o mistério por detrás do Primal Groudon e do Primal Kyogre e as suas possíveis ligações às Mega Evoluções. Com novos desafios para suplantar e Pokémon incrivelmente poderosos para desvendar, estes jogos são uma verdadeira evolução na série Pokémon.
Bayonetta 2 (outubro de 2014): Recheado de intricadas batalhas que se desenrolam em cenários épicos, Bayonetta 2 apresenta a sua audaciosa heroína a lutar contra anjos e demónios em sublimes mundos HD. Magia maníaca, armas deformadas e um sério problema de atitude constituem o arsenal mortífero de Bayonetta. Mas o melhor de tudo é que o jogo Bayonetta original será incluído no pacote da versão física de Bayonetta 2 que chegará às lojas, completo com algumas surpresas Nintendo e opções de cosplay Nintendo para Bayonetta.
Captain Toad: Treasure Tracker (inverno de 2014): Os níveis Captain Toad de SUPER MARIO 3D WORLD conquistaram uma legião de fãs e inspiraram agora a criação do seu próprio jogo. O intrépido Captain Toad parte numa aventura através de uma grande variedade de coloridos e divertidos níveis que requerem a utilização do GamePad para se mudar de perspetiva e conduzir o Captain Toad até a um lugar seguro, enquanto recolhe moedas, gemas e estrelas.
Mario Party 10 (2015): A festa do Mario transforma-se agora na festa do Bowser, em que o jogador com o GamePad se torna no rival dos restantes concorrentes. Durante o modo “Bowser Party”, um jogador veste a pele do Rei dos Koopas e tenta espalhar o caos durante os minijogos enquanto os restantes utilizadores tentam evitar os seus ataques. Os jogadores também podem desfrutar da jogabilidade clássica Mario Party.
Xenoblade Chronicles X (2015): O próximo jogo de aventura de ficção científica da Monolith Soft, os criadores de Baten Kaitos e Xenoblade Chronicles, vai chegar em exclusivo à Wii U. Uma terrível guerra intergaláctica deixa apenas um punhado de sobreviventes humanos que tentam reconstruir as suas vidas num belo mas hostil ambiente.

A Nintendo fez muitos dos seus anúncios durante o Nintendo Digital Event, que pode ser visto em http://e3.nintendo.pt. A Nintendo continuará a anunciar novidades ao longo dos três dias da feira de videojogos E3 através do canal Twitch da Nintendo of America, incluindo as apresentações Nintendo Treehouse: Live @ E3 em que membros da equipa Treehouse da Nintendo apresentarão em direto, a partir do stand da Nintendo no piso de exposições da feira, demos de jogos, a que se juntarão ainda mais novidades e até visitas de personalidades lendárias da Nintendo, como Shigeru Miyamoto.

Não deixe, ainda, de acompanhar a Nintendo Portugal nas redes sociais para ler todas as informações e ver imagens exclusivas.

Sobre a Nintendo: Pioneira mundial na criação de entretenimento interativo, a Nintendo Co., Ltd., com sede em Quioto (Japão), fabrica e distribui hardware e software para as consolas de sala Wii U e Wii, para a Nintendo 3DS e 2DS, e para a família de consolas portáteis Nintendo DS. Desde 1983, quando lançou a Nintendo Entertainment System (NES), a Nintendo vendeu mais de 4.2 mil milhões de videojogos e 670 milhões de unidades de hardware em todo o mundo, incluindo as consolas da atual geração, a Wii, a Nintendo 3DS, a Nintendo 3DS XL, a Nintendo 2DS, a Nintendo DS, a Nintendo DSi e a Nintendo DSi XL, assim como a GameBoy, GameBoy Advance, Super NES, Nintendo 64 e Nintendo GameCube. Criou ainda ícones da indústria como Donkey Kong, Metroid, Zelda e Pokémon. Como empresa subsidiária, a Nintendo Ibérica S.A., com sede em Madrid e Lisboa, atua como centro de operações da Nintendo em Espanha e Portugal.