A NISSAN EUROPA E PROGRAMA ALIMENTAR MUNDIAL LIDERAM CAMINHO PARA MAIS SEGURANÇA RODOVIÁRIA

• A Nissan e o Programa Alimentar Mundial (PAM) anunciaram um novo curso por e-learning de segurança rodoviária

• O curso destina-se a cerca de 12.800 condutores do PAM, frequentemente a trabalhar em algumas das comunidades mais remotas no mundo

• A Nissan está a apoiar o PAM para encontrar formas mais sustentáveis e mais seguras de transportar ajuda humanitária em zonas ameaçadas por desastres naturais e conflitos

• A colaboração com o PAM é mais uma demonstração do empenho da Nissan rumo a um futuro com Zero Fatalidades na estrada

A Nissan Europa e o PAM - Programa Alimentar Mundial da ONU (WFP - World Food Programme) anunciaram estar a colaborar num curso dedicado à segurança rodoviária, para assegurar o transporte seguro de pessoas e ajuda humanitária em zonas ameaçadas por desastres naturais e conflitos.

A iniciativa foi apresentada durante a conferência anual do Fórum de Frotas 2016, com o objetivo de inspirar formas de transporte mais limpas, seguras e mais eficientes em todo o mundo. O tema da conferência deste ano é "Criar competências na gestão de frotas".

Paul Willcox, Presidente da Nissan Europa disse: "A Nissan está empenhada em tornar as soluções de mobilidade o mais seguras possível e tem a ambição de criar um futuro automóvel com Zero Fatalidades. A segurança é um pilar integral do nosso programa "Blue Citizenship" (Cidadania Azul) e a Nissan está empenhada em apoiar o PAM no desenvolvimento do seu curso de Segurança Rodoviária".

O novo curso, por e-learning, desenvolvido pelo PAM e apoiado pela Nissan vai ajudar a orientar condutores e gestores da frota do PAM, composta por 4.200 veículos ligeiros, camiões e motociclos. Foi concebido para criar uma cultura de segurança rodoviária complementando programas práticos de formação existentes e fornecendo orientações adicionais aos gestores e condutores do PAM, otimizando assim o acesso da ajuda humanitária a comunidades em zonas remotas.

Com cerca de 88 por cento dos 14.600 funcionários do PAM a operar no terreno em aproximadamente 80 países, a segurança é uma parte crítica das operações do dia-a-dia da organização, para assegurar a entrega eficiente de apoio alimentar às pessoas que mais necessitam. Frequentemente a trabalhar em algumas das comunidades mais remotas no mundo, ameaçadas por desastres naturais e conflitos, os incidentes rodoviários são, infelizmente, uma constante dadas as condições rodoviárias inadequadas.

"A maioria das mortes provocadas por acidentes rodoviários ocorre em países com rendimentos baixos/médios e é nestes países que o PAM ajuda diariamente os mais necessitados. O curso de segurança rodoviária, financiado e apoiado pela Nissan, surge no momento ideal e vem complementar os nossos esforços no sentido de assegurar a segurança e o bem-estar dos nossos funcionários e das comunidades locais que servimos", afirmou Graham Young, Gestor Global de Frota de Veículos Ligeiros do PAM.

O desenvolvimento do curso de segurança rodoviária é uma parte essencial de uma colaboração com a duração de um ano entre a Nissan e o PAM com vista a aumentar a segurança e a sustentabilidade na mobilidade humanitária. A colaboração também aborda outras vertentes da sustentabilidade do PAM, incluindo a pegada ambiental no âmbito dos gases de efeito estufa dos serviços de transporte contratados e a formação para generalização de práticas de contratação sustentáveis. A Nissan está a apoiar os projetos com conhecimentos especializados e tecnologias sustentáveis e contribuiu com um investimento de 180.000 euros.

Para saber mais sobre o programa de fornecimento direto de veículos da Nissan para o sector de ajuda humanitária e desenvolvimento, visite Nissan Aid.

Sobre o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas

O PAM é a maior iniciativa humanitária mundial dedicada à luta contra a fome em qualquer parte do mundo, prestando apoio alimentar em situações de emergência e trabalhando com as comunidades para melhorar a nutrição e criar capacidades de resiliência. Todos os anos, o PAM apoia cerca de 80 milhões de pessoas em 82 países.

Sobre a Nissan na Europa

A Nissan tem uma das presenças mais abrangentes na Europa entre todos os fabricantes de raiz não europeia, empregando mais de 17.000 pessoas distribuídas pelas operações de conceção, pesquisa e desenvolvimento, produção, logística, vendas e marketing. Em 2015 as instalações fabris da Nissan no Reino Unido, Espanha e Rússia produziram mais de 635.000 veículos, desde automóveis compactos, a crossovers premiados, SUV’s, veículos comerciais e veículos elétricos; incluindo o Nissan LEAF, o veículo elétrico mais popular do mundo. Com o objetivo de alcançar zero emissões e zero mortes na estrada, a Nissan anunciou recentemente a sua visão de Mobilidade Inteligente. Concebida para orientar o desenvolvimento de produtos e tecnologias da Nissan, esta abordagem de 360 graus ao futuro da mobilidade guiará as decisões da companhia sobre como os automóveis se moverão, como serão conduzidos e como se integrarão na sociedade. A Nissan está posicionada para se tornar a marca asiática mais desejável na Europa.

Nissan Blue Citizenship

O programa Blue Citizenship representa o compromisso da Nissan Motor Co., Ltd. em tornar realidade a sua Visão: Valorizar a Vida das Pessoas. Comprometemo-nos a fornecer aos nossos clientes, acionistas, funcionários e comunidades onde estamos presentes, uma solução de mobilidade apelativa, valiosa e sustentável para todos. Através das nossas atividades comerciais, procuramos criar valor económico e contribuir ativamente para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.