A Nissan prepara-se para entusiarmar em Le Mans

• O Nissan ZEOD RC vai tentar a primeira volta totalmente eléctrica a Le Mans
• Quatro jogadores vão competir na mais prestigiada corrida de 24 horas do mundo
• A pensar nos fãs, a Nissan fará a transmissão em directo da corrida, a partir de Le Mans Village
•Apresentamos... a câmara NISMO!

LE MANS, FRANÇA: Está tudo preparado para mais umas entusiasmantes 24 Horas de Le Mans, com a Nissan a concretizar a tão aguardada estreia do Nissan ZEOD RC, o inovador automóvel eléctrico de competição da marca. Mais de um quarto da grelha de partida será alimentada por motores Nissan, numa demonstração clara da competitividade e da fiabilidade do bloco LMP2. Quatro jogadores vão participar na prova deste fim-de-semana, dois no Nissan ZEOD RC e dois no novo Ligier JS P2, também alimentado por um motor Nissan. A exemplo das edições anteriores, a Nissan vai transmitir a corrida na íntegra, através da NISMO.TV, oferecendo exclusivos de bastidores da Nissan em Le Mans.

NISSAN ZEOD RC PRONTO PARA A ESTREIA NAS 24 HORAS DE LE MANS

O programa da Garagem 56 da ACO ofereceu à Nissan a oportunidade de fazer aquilo que faz de melhor: inovar. A inovação é entusiasmante, mas é também dolorosa e o Nissan ZEOD RC tem sido um enorme desafio para todos os envolvidos. Após um período de desenvolvimento incrivelmente curto, é um momento de orgulho, para a Nissan, estar presente na grelha de partida das 24 Horas de Le Mans.

"A Garagem 56 é única no desporto motorizado, com os organizadores a darem liberdade aos fabricantes e aos participantes privados de fazerem algo de completamente diferente," disse Darren Cox, director global da marca NISMO, Marketing e Vendas. "Uma vez mais, a ACO deve ser aplaudida por isso, mas devo confessar que é um enorme desafio. O automóvel está repleto de inovação, desde o motor DIG-T R de três cilindros e 400 Cv, até ao facto de ser o primeiro automóvel de competição, sem espelhos retrovisores, da era moderna. O ZEOD é um grande desafio, mas tem-se revelado crucial no percurso para o projecto LMP1. Aquilo que temos aprendido assume-se como uma enorme base dados para os engenheiros que estão a desenvolver o novo Nissan GT-R LM NISMO."

"A inovação representa o forçar dos limites e a inovação por vezes dói," prosseguiu Cox. "A Nissan tem sido bastante arrojada, com o LEAF, o GT-R, o Qashqai ou o Juke a serem excelentes exemplos de pioneirismo e de inovação. Um dia vamos enfrentar um desafio que não vamos conseguir derrotar, mas temos esperança que esse dia não chegue no próximo fim-de-semana!"

Satoshi Motoyama chegou a Le Mans vindo do Japão, depois de um fim-de-semana em que a Nissan dominou o pódio da jornada de Autopolis do Super GT.

"É a quarta vez que estou em Le Mans e estou muito contente por voltar a este traçado com o novo desafio que é o Nissan ZEOD RC," afirmou. "Vai ser um esforço incrível pela parte dos meus colegas e também de toda a equipa para alcançar o objectivo de percorrer a primeira volta a Le Mans com um motor eléctrico. É fantástico chegar aqui após um grande resultado no Super GT. Espero obter mais excelentes resultados, não só no Super GT, como também com o ZEOD RC no próximo fim-de-semana."

QUATRO JOGADORES PRONTOS PARA A REALIDADE DE LE MANS

Em 2011, a Nissan levou o primeiro vencedor da GT Academy, Lucas Ordoñez, a Le Mans. E a história de Lucas Ordoñez do virtual para o real foi destacada a nível mundial, quando não só terminou a corrida, como obteve um lugar no pódio. Este ano quatro jogadores competem em Le Mans. Lucas regressa e a ele juntam-se Wolfgang Reip (o vencedor da GT Academy Europa em 2012) e o japonês Satoshi Motoyama, naquele que será o trio de pilotos que estará aos comandos do Nissan ZEOD RC.

"É quarta vez que estou em Le Mans, mas este é um enorme desafio para a Nissan e para a NISMO, bem como para todos os membros da equipa e para todos os pilotos," afirmou Ordoñez. "Vamos ser diferentes e vamos ter o desafio de pilotar automóvel eléctrico durante a totalidade de uma volta a Le Mans. É muito especial para mim fazer parte deste projecto. É fantástico poder observar o trabalho árduo destes colegas. Obviamente, agora é o momento do último impulso, mas é o impulso mais importante, o de estar em forma para a corrida. Eu estou ansioso para estar na pista e em pilotar o Nissan ZEOD RC pela recta de Mulsanne no modo eléctrico. Penso que será algo muito, muito especial e impossível de esquecer."

"Passei muito tempo a trabalhar com a equipa do ZEOD durante os últimos cinco meses e foi uma óptima recompensa completar todas as voltas no Dia Oficial de Testes," afirmou Reip. "Agora mal posso esperar por voltar ao automóvel para a primeira sessão de treinos."

Jann Mardenborough e Mark Shulzhitskiy vão alinhar no Ligier JS P2 Nissan, com o número 35, com o colega de equipa da OAK Racing, Alex Brundle. Mardenborough estreou-se em Le Mans no ano passado, seguindo as pisadas de Lucas Ordoñez ao obter um pódio na estreia.

"Estou a desfrutar imenso deste regresso a Le Mans e como se trata da segunda participação, a experiência já ajuda na forma como o fim-de-semana é pensado e preparado," explicou Jann. "Em Le Mans existe uma tremenda atmosfera e eu adoro andar pelo paddock a conversar com todos os fãs. Conduzir um protótipo com um tejadilho por cima da minha cabeça é algo diferente, quando em comparação com o ano anterior, mas depois de cinco voltas de teste, habituas-te e rapidamente concluis que és mais rápido, devido à melhor aerodinâmica. É excelente para a Nissan GT Academy o facto de ter aqui quatro pilotos. No fundo, é mais uma confirmação de que há um novo percurso de entrada no desporto motorizado. Isto só pode inspirar todos aqueles que participam ou tencionam participar no programa e perceberem onde podem chegar."

Mark Shulzhitskiy faz, este ano, a estreia em Le Mans, depois de uma primeira experiência com um LMP2 no fim de 2013.

"Estou muito ansioso por correr em Le Mans," afirmou Shulzhitskiy. "Há muito tempo que espero pilotar neste fantástico traçado e a primeira sessão de treinos está já ao virar da esquina. Durante o teste fiquei bastante surpreendido com o quão rápido é o circuito e o quão difícil é pilotar aqui. Tens de te concentrar muito nos automóveis que te rodeiam. Conduzir um automóvel LMP2 é fantástico. É um verdadeiro automóvel de corridas, especialmente em Le Mans, onde realmente sentes as loucas velocidades da recta."

INOVAÇÃO PARA OS FÃS - BEM-VINDOS À CÂMARA NISMO!

Não é só um quarto da grelha que está alimentado pela Nissan em Le Mans. Todos os anos, a Nissan assegura-se de que os fãs desfrutem do acesso que desejam e este ano não é excepção.

A NISMO.TV transmitirá, em directo, a partir do Le Mans Village. As câmaras a bordo transmitirão imagens em directo a partir do ZEOD RC e do Ligier Nissan N.º 35 durante toda a corrida.

Novidade para 2014 é Câmara NISMO. Esta inovação será um grande factor positivo para os fãs online e para uma audiência global de mais de 40 milhões de telespectadores, mas todos eles terão de esperar pela corrida para poder ver tudo aquilo de que a Câmara NISMO é capaz.