FÁBRICA DE YOKOHAMA DA NISSAN INOVA COM NOVO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA

A Nissan Motor Co., Ltd. acordou com a Fábrica JOil Mills de Yokohama o fornecimento de vapor gerado pelo calor residual do sistema de cogeração da fábrica de Yokohama da Nissan. A colaboração entre a JOil Mills, Inc. e a Energy Advance Co. Ltd. uma filial da Tokyo Gas Co. Ltd. já teve início, com a construção dos tubos de alimentação para o transporte de água e vapor. Este acordo marca a primeira vez que clientes da Tokyo Gas irão trabalhar em conjunto com uma empresa e uma fábrica de uma indústria diferente para promover a conservação de energia e a redução de emissões de CO2 através do fornecimento de vapor.*¹ Em 2006, a fábrica da Nissan em Yokohama estabeleceu um acordo com a Energy Advance, uma empresa especializada em soluções de energia, para criar um sistema de cogeração para fornecer electricidade e vapor à Área nº3 da fábrica.*² Mapa de localização: Daikokucho, Tsurumiku, Cidade de Yokohama, Japão Ao criar sistemas adicionais de cogeração na Área nº3 desta fábrica, os responsáveis da Nissan descobriram que o vapor gerado para alcançar as necessidades energéticas da Nissan gerava excesso de calor residual, o qual não era utilizado. Ao disponibilizar à JOil Mills este vapor para aquecimento, de que a empresa muito necessita, poderá ser alcançado o potencial máximo do sistema instalado na fábrica de Yokohama. Para além disso, pode também ser alcançada uma significativa conservação energética e uma redução nas emissões de CO2 graças à colaboração na utilização deste sistema energético dispersivo. Diagrama de Fluxo de Energia Através do fornecimento de vapor, os parceiros esperam uma redução de cerca de três por cento na utilização de energia, equivalente a 1.400 kL de petróleo bruto/ano*³, e de cerca de seis por cento nas emissões de CO2 (5.700 t CO2/ ano). Esta iniciativa irá ajudar a alcançar o plano de "Provisão de Energia Cooperativa para a Área Comercial de Kehin Rinkai", como parte do "Plano de Acção da Cidade de Yokohama de Contramedidas contra o Aquecimento Global" e a "Visão para a Promoção de Sectores em Crescimento". No futuro, a Nissan irá trabalhar com a JOil Mills, a Tokyo Gas, a Energy Advance e a Cidade de Yokohama para melhorar os esforços de conservação de energia e de redução de emissões de CO2 através de várias acções, incluindo a utilização de energia em áreas de maior dimensão e a utilização partilhada de sistemas de cogeração. *1 Existem outros casos onde o vapor gerado pelo sistema de cogeração utilizado em complexos pertencentes à mesma indústria foi partilhado entre empresas. Contudo, este será o primeiro caso de fornecimento de vapor entre diferentes indústrias e entre diferentes locais de fabrico destas mesmas indústrias. *2 Esta parceria implica que as empresas de serviços energéticos criem, detenham e realizem uma manutenção a longoprazo das suas instalações de cogeração no local do cliente, permitindo assim o fornecimento eficiente de electricidade, vapor e outras utilidades sem investimento inicial. *3 Estes valores de redução baseiam se nas expectativas para o ano fiscal de 2014. Cada coeficiente tem como base os coeficientes apresentados na página oficial do Ministério do Ambiente (actual a partir de Março de 2015).

Sobre a Nissan

Nissan Motor Co., Ltd., a segunda maior empresa automóvel japonesa, está sedeada em Yokohama, Japão e é parte integrante da Aliança RenaultNissan. A operar com mais de 247.500 funcionários a nível global, a Nissan vendeu, no ano fiscal 2014, 5,32 milhões de veículos e gerou receitas superiores a 11.38 biliões de ienes (85 mil milhões de euros). A Nissan disponibiliza uma gama abrangente de mais de 60 modelos diferentes sob as marcas Nissan, Infiniti e Datsun. Pioneira na mobilidade de emissões zero, a Nissan é líder global com o LEAF, o primeiro veículo puramente eléctrico, comercializado em massa, economicamente acessível e que é o VE mais vendido de sempre na história do automóvel, com quase 50% de quota de mercado global. Para obter mais informações acerca dos nossos produtos, serviços e compromisso para com a mobilidade sustentável, visite o nosso website em http://www.nissanglobal.com/EN/