• Nissan Iberia/

NISSAN REVELA QUE AS PESQUISAS NA INTERNET PELO "MELHOR PURIFICADOR DE AR" ATINGEM MÁXIMOS A PAR DAS PREOCUPAÇÕES DOS CLIENTES COM A POLUIÇÃO

A Nissan, a empresa que concebeu e comercializa o veículo elétrico de emissões zero mais vendido no mundo, o Nissan LEAF, revelou dados que indicam que os crescentes níveis de poluição atmosférica nas cidades capitais da Europa estão a despertar um novo sentido de consciência para a saúde entre os cidadãos europeus. Os dados revelam que os clientes estão mais atentos do que nunca aos problemas de saúde e procuram cada vez mais soluções que os ajudem a "limpar" o ar que os rodeia.

Pesquisas na Internet com o termo "melhor purificador de ar" subiram mais de 750 por cento no Reino Unido com a pesquisa a atingir máximos em junho de 2016, o valor mais alto dos últimos dez anos. As pessoas estão curiosas sobre a qualidade de ar nas cidades e metrópoles onde vivem, com o termo "índice de qualidade do ar" a representar também um crescimento de 750 por cento e a frase "factos sobre a poluição atmosférica" a subir 350% i.

A qualidade do ar na Europa permanece um motivo de preocupação e a Nissan deu um novo passo no seu próprio compromisso para com emissões zero, explorando tecnologia que irá contribuir para um ambiente mais verde e mais sustentável. Para além da produção dos totalmente elétricos Nissan LEAF e e-NV200, a Nissan anunciou uma grande parceria com o fornecedor de energia Enel para experimentar na Europa a tecnologia de ligação do veículo à rede elétrica (V2G), tecnologia essa que transformará os veículos elétricos em unidades energéticas móveis limpas, capazes tanto de remeter energia de volta à rede, como de a obter a partir dela.

A Nissan confirmou também planos de avançar para o mercado de armazenamento energético residencial com o lançamento no final deste ano da sua unidade "xStorage" na Europa, em parceria com a empresa de gestão de energia Eaton. Este sistema irá não só conceder às baterias dos veículos elétricos Nissan uma "segunda vida" como também irá oferecer uma solução de armazenamento de energia totalmente integrada, capaz de voltar a colocar a gestão energética assim como a sua distribuição, nas mãos do consumidor.

Após a recente declaração da Organização Mundial de Saúde afirmando que mais de 80 por cento das pessoas que habitam em áreas urbanas que monitorizam a poluição atmosférica se encontra exposta a níveis de qualidade de ar que excedem os limites da OMS, este problema é globalii. Um facto que se manifestou recentemente no número de dias de má qualidade declarados por todas as cidades capitais europeias, incluindo Paris onde os condutores receberam autorização para conduzir em dias diferentes  em função das matrículas pares e ímpares dos seus veículos.

Gareth Dunsmore, Diretor de Veículos Elétricos da Nissan Europa afirmou: "Desde há muito tempo que a poluição atmosférica tem sido vista como um problema que afeta as pessoas que estão ‘do outro lado do mundo’. Esta perceção errónea está a mudar rapidamente, já que a poluição atmosférica tem um impacto sobre as pessoas e sobre as cidades europeias. Todos temos um papel a desempenhar, e ao investir em tecnologias de emissões zero e ao colocar um marco sobre como ajudar as pessoas a viver de forma mais saudável, inteligente e verde, esperamos na Nissan estar a dar um passo na direção certa".

De acordo com relatórios recentesiii, prevê-se que o mercado global de purificadores de ar ultrapasse os 59 mil milhões de dólares americanos, com os crescentes níveis de poluição e a maior consciência de saúde entre os consumidores a servirem de impulso a esta tendência. Isto significa também que os consumidores estão a realizar novas escolhas de estilo de vida para proteger a sua saúde.

"Sendo o automóvel 100 por cento elétrico mais vendido do mundo e com uma autonomia de até 250 km com um único carregamento, o Nissan LEAF é uma verdadeira solução motorizada para os consumidores de hoje. A má qualidade do ar é algo que nos afeta a todos e cada veículo [Nissan] de emissões zero a circular é mais um passo para o objetivo de criar um ambiente mais limpo e saudável nas nossas cidades", acrescentou Dunsmore.

Ao longo dos últimos dois anos, a má qualidade do ar ameaçou fechar várias das principais cidades devido às crescentes preocupações relacionadas com a saúde. A Nissan tem sido pioneira no mercado de veículos puramente elétricos desde a introdução em 2010 do 100% elétrico Nissan LEAF com emissões zero. Com o objetivo de oferecer às pessoas soluções de Mobilidade Inteligente, existem agora mais de 228.000 Nissan LEAF nas estradas de todo o mundo, com quase 60.000 deles na Europa.