Nissan divulga vencedores do concurso Jovens Autores de Histórias Ilustradas

• 16 novos autores na escrita e na ilustração são distinguidos• Os trabalhos seleccionados vão agora ser publicados em livro• Autores da Melhor História e da Melhor Ilustração desafiados a criar um livro exclusivo, a editar em 2014• Iniciativa da Nissan chegou mais de 900 escolas e 400 mil alunos a nível nacionalLisboa, 03 de Julho de 2013 – Decorreu hoje na Biblioteca Nacional, em Lisboa, a cerimónia de entrega de prémios da 1ª edição do concurso “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”, promovido pela Nissan com a chancela do Plano Nacional de Leitura (PNL) e o apoio da editora Leya. Esta iniciativa enquadra-se no conceito de “Cidadania Azul” da Nissan, em particular na vertente de responsabilidade social corporativa e tem como objectivo estimular as competências dos adolescentes, com vista à identificação de potenciais novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração em Portugal. Esta 1ª edição decorreu durante o 2º período deste ano lectivo, abrangendo mais de 900 escolas a nível nacional e 400mil alunos do ensino secundário. O mote desta edição foi a “Mobilidade Sustentável” e os alunos participantes tiveram como desafio criar uma história original e de seguida ilustrá-la, dando largas à sua criatividade desde que mantendo-se fiéis ao tema do concurso “Jovens Autores de Histórias Ilustradas”.O júri nacional, composto por personalidades e entidades de reconhecida competência, nomeadamente a jornalista Bárbara Wong, a escritora Alice Vieira, o ilustrador Paulo Buchinho, o escritor António Torrado em representação da Sociedade Portuguesa de Autores, o pintor Eurico Gonçalves pela Sociedade Nacional de Belas Artes, o Comissário do PNL Fernando Pinto do Amaral, Miguel Pais do Amaral da editora Leya e o Director-geral da Nissan Portugal, Marco Toro, reuniu-se para seleccionar os nove melhores trabalhos e eleger os vencedores das categorias “Melhor História” e “Melhor Ilustração”: • A Força do Meu Ser – Mariana Mela Martins e Rita Pereira, Colégio Campo das Flores – Caparica• Right – Rita Joana da Cruz Roque, Escola Secundária de D. Duarte – Coimbra• Esta é a Nossa Casa – Sara Isabel Madeira Mateus e Ana Raquel Chainho Simões, Escola Secundária Dr. António Carvalho de Figueiredo- Loures• Amanhã Vou Ficar – Francisca Penteado, Escola Secundária da Maia – Maia• Querido Mundo – Ana Luísa Silva e Maria Francisca Gama, Colégio Dr. Luís Pereira da Costa – Monte Redondo• O Carro Não Pega, Tens Ideias? – Brenda Cabral e Sofia Magalhães, Escola Básica e Secundária de Santa Maria Açores – Açores• Solução Aguarelável – Fábio Araújo e Maria João Amaral, Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas – Aveiro• Corrida a Nível Mundial – Mihaela Monteanu e Pedro Fialho, Escola Secundária Henriques Nogueira – Torres Verde• A Melodia dos Cabelos Dançantes – Rita Pereira e Maria Iglésias, Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves – Vila Nova de GaiaA comunidade Nissan no Facebook teve também uma participação activa no concurso, através da votação online, que viria a confirmar uma das escolhas do júri nacional, o trabalho “Querido Mundo”.Entre os trabalhos submetidos ao júri nacional foram também eleitos os vencedores da Melhor História e da Melhor Ilustração. O júri foi unânime na escolha do trabalho “Solução Aguarelável” para estes dois critérios. Mais em: http://www.newsroom.nissan-europe.com/pt/Contacto:Antonio Pereira-JoaquimCommunication ManagerCommunicationNISSAN IBERIA S.A. – Sucursal em PortugalLagoas Park, Edifício 42740-267 Porto Salvo, PortugalPhone: 351-351218392511Mobile: 351-351962062633Email: pereira-joaquim.antonio@nissan.pthttp://www.nissan.pt