Nissan LEAF vai tentar estabelecer recorde mundial

Os proprietários noruegueses do Nissan LEAF foram convidados pela União de Veículos Eléctricos (Electric Vehicle Union, EVU) e Associação de VE (Veículos Eléctricos) da Noruega para participarem no próximo sábado, 31 de Agosto, na tentativa de alcançar um Recorde Mundial em Oslo, a capital mundial não oficial de VE. A tentativa de recorde na Noruega deve-se ao facto de este ser o mercado número um para o Nissan LEAF, bem como para outros veículos eléctricos.

As duas organizações norueguesas de VE estão a planear aquilo que se espera ser a maior concentração de VE em simultâneo no mesmo local, sendo precisos mais de 225 veículos para estabelecer um novo recorde mundial. Juntamente com os clientes participantes, o conselho municipal de Oslo irá receber 1.000 veículos eléctricos para adicionar à sua frota municipal durante os próximos três anos, sendo que boa parte deles serão o novo Nissan LEAF.

O percurso parte de Maridalen, nos arredores de Oslo e termina às portas da Câmara Municipal de Oslo e para se estabelecer o recorde é necessário que todos os automóveis se desloquem em simultâneo ao longo de uma secção de 5 km de um percurso determinado. A monitorização da tentativa será efectuada por dois aviões com câmaras.

Embora aberto a todos os veículos eléctricos, espera-se que o veículo eléctrico mais vendido em todo o mundo, o Nissan LEAF, componha a maioria dos automóveis participantes. A todos aqueles que aderirem à iniciativa será atribuído um certificado oficial de participação.
O Nissan Pop-up Café está já em actividade na cidade funcionando como "centro de recrutamento", encorajando a participação na tentativa de estabelecer um recorde mundial. A Nissan também estabeleceu um Centro de Test Drive em Oslo, situado perto da Câmara Municipal, sede do Prémio Nobel da Paz, onde os proprietários e o público em geral estão a experimentar a segunda geração de Nissan LEAF, que inclui mais de 100 alterações e melhorias importantes.

"É com extrema satisfação que a Nissan está na génese deste divertido evento, uma óptima forma de celebrar um futuro de emissões zero", disse Jean-Pierre Diernaz, Director de Veículos Eléctricos da Nissan Europa. "Os proprietários do Nissan LEAF não estão apenas a ajudar a melhorar a qualidade do ar da Noruega, possuem também um automóvel soberbo com uma condução divertida e económica, por isso são já vencedores da prova!"

Nissan lança desafio Mil Milhões de Quilómetros Eléctricos
O Pop-Up Café de Oslo também marca o início do desafio da Nissan de alcançar Mil Milhões de Quilómetros Eléctricos até 1 de Janeiro de 2015, uma iniciativa com que a companhia pretende encorajar mais consumidores a aderir à revolução VE. Os quilómetros efectuados pelos proprietários existentes do Nissan LEAF e nos testes de condução que vão ser organizados um pouco por toda a Europa serão contabilizados para o objectivo Mil Milhões de Quilómetros Eléctricos.

Além do Nissan LEAF, os visitantes do Pop-Up Café também poderão ver o novo Nissan NOTE e experimentar interactivamente a tecnologia do Escudo de Protecção Nissan.

Os visitantes também poderão experimentar a aplicação WAZE, aderir à comunidade Nissan NOTE através de iPads e ver de perto o Nissan ZEOD RC, o protótipo de automóvel de competição eléctrico mais rápido do mundo e que terá a sua estreia competitiva nas 24 Horas de LeMans do próximo ano.

O Nissan LEAF é certamente o VE mais popular da Noruega, além de marcar presença regular no Top5 dos automóveis mais vendidos do país todos os meses. Uma das suas principais atracções – disponível apenas em concessionários Nissan – é o Pacote Nórdico especial, desenvolvido para lidar com os Invernos rigorosos. Além dos expectáveis bancos dianteiros, traseiros e volante, escovas dos faróis e espelhos das portas aquecidos, o Pacote Nórdico inclui também um aquecedor de bateria para contrariar as temperaturas extremamente baixas.

O Pacote Nórdico foi concebido especialmente para a região mais fria da Europa, explica o Engenheiro de Desenvolvimento Sénior do Nissan LEAF, Tom McCabe: "A maioria da Europa suporta baixas temperaturas, mas a região nórdica enfrenta de forma persistente temperaturas extremamente reduzidas todos os Invernos. Por esse motivo concebemos um aquecedor de bateria automático, para assegurar que os clientes têm a melhor experiência do veículo mesmo a temperaturas muito baixas. Está instalado com as funcionalidades normalmente encontradas no "pacote contra o frio" de outros países, mas apenas os veículos com o Pacote Nórdico possuem o aquecedor de baterias".

A Noruega continua a ser líder mundial de mobilidade com emissões zero, com mais de 10.000 VE vendidos em 2012, representando uns assinaláveis 2,9 % do total do mercado de veículos novos de passageiros do país. Apesar da relativa pequena dimensão da Noruega, o país possui uma extensa rede de carregamento com mais de 3.500 postos de carregamento públicos normais e 100 carregadores rápidos.

Os proprietários noruegueses de VE beneficiam de vários incentivos incluindo isenção de taxas de venda, estacionamento no centro das cidades gratuito e até a possibilidade de circular nas faixas de transportes públicos. E, com mais de 90% da electricidade do país produzida a partir de fontes renováveis, os VE como o Nissan LEAF contribuem significativamente para reduzir as emissões de carbono do país.

António Pereira Joaquim
Nissan Ibéria SA – Portugal