CM DE LAGOA E NOS INAUGURAM 1º CENTRO DE CONTROLO ‘SMART CITY’ DO ALGARVE

Depois da assinatura do protocolo de cooperação entre a NOS e a Câmara Municipal de Lagoa foi ontem inaugurado o Centro de Controlo que materializa a promessa das duas entidades em transformar este município na primeira Smart City do Algarve.

O primeiro Centro de Controlo Smart City da região algarvia foi ontem inaugurado em Lagoa com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco José Malveiro Martins e de Tiago Ribeiro, responsável pela área de desenvolvimento de negócio corporate da NOS.

Situado no Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa, este Centro de Controlo encontra-se  em funcionamento permanente com o acompanhamento dos técnicos especializados da NOS, recolhendo dados de sensorização, assim como situações reportadas pelos cidadãos. Estes dados depois de recolhidos e analisados dão inicio aos respetivos processos de resolução através da plataforma/app disponibilizada online para o efeito (https://smartcity.cm-lagoa.pt)

Nesta fase inicial o Centro de Controlo da CM de Lagoa monitoriza situações reportadas pelos munícipes referentes a:

- Águas e saneamento

- Jardins

- Limpeza/ resíduos

- Fiscalização (obras)

- Infraestruturas

Futuramente está previsto que a monitorização se estenda a áreas como o turismo e electricidade e que conte com a ajuda de uma rede de sensores espalhados pelo concelho, otimizando a interação e proximidade entre autarquia e munícipes em prol de uma comunicação e gestão de recursos mais participativa e eficiente, promovendo a mobilidade, segurança e acessibilidade.

A NOS assegurou a rede e tecnologia necessárias, os equipamentos, formação especializada dos técnicos e, nesta fase inicial, tem três recursos permanentemente alocados ao projeto.

O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Francisco Martins, considera “importante dar este passo, ao inaugurar 1º Centro de Controlo do Algarve no sentido de criar uma Smart City pois, quando se fala em ‘cidades inteligentes’ vocacionadas para a racionalização e monitorização da gestão de todo o setor energético, sistema de abastecimento de água, de resíduos ou até de modernização administrativa, cumprem-se os pilares definidos no plano estratégico que se delineou para o futuro de Lagoa”.

Para Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS, “a inauguração do Centro de Controlo de Lagoa inicia uma nova era na relação entre munícipes e autarquia que, por via da inovação tecnológica, acentua a partilha de informação e conhecimento, a interação e a proximidade. Em Lagoa, a promoção das cidades mais inteligentes já é uma realidade, que a NOS pretende expandir a todo o território nacional, articulando as nossas soluções tecnológicas e expertise com as ambições de modernização das autarquias para melhorar a prestação dos seus serviços, reduzindo os custos inerentes, em nome de uma maior sustentabilidade e melhor qualidade de vida para os seus munícipes”.

Fotos aqui

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud. A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4,4 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,7 milhões de clientes de telefone fixo e 1,2 milhões clientes de internet de banda larga fixa. http://www.nos.pt/institucional