EXPECTATIVAS SUPERADAS NO OPTIMUS PRIMAVERA SOUND

Cerca de 75.000 pessoas terão passado pelo Optimus Primavera Sound 2013, quando o festival encerrar esta madrugada, no Parque da Cidade, Porto. Os números de hoje, sábado, estão ainda pendentes dos últimos dados de entradas diárias mas tudo aponta para que se confirmem as previsões de afluência de público, mostrando que o festival se consolida logo ao segundo ano. A organização festeja este resultado e tem como firme propósito a continuação em 2014, sendo para isso crucial contar com o decisivo apoio das instituições públicas e dos patrocinadores, como aconteceu até aqui.Em 2013 destaque para o arrebatador concerto de Nick Cave & The Bad Seeds, que revisitaram a sua extensa carreira, a invulgar pop eletrónica do britânico James Blake, o regresso aos palcos das irmãs Deal à frente das The Breeders, o portentoso grupo californiano Local Natives ou a pop mais-que-perfeita de Grizzly Bear. O momento épico do festival aconteceu naturalmente com os Blur, num concerto que combinou os grandes hits com temas menos óbvios, mas não menos empolgantes.O Optimus Primavera Sound não se constrói apenas com grandes nomes. Os quatro palcos recebem bandas de estilos muito diferentes. O country alternativo de Neko Case, a tempestade sonora dos Swans, o experimentalismo dos Fuck Buttons, o post rock exuberante dos canadianos Do Make Say Think, o pop eclético dos Deerhunter foram alguns dos destaques da versão portuguesa de um festival com 12 anos de história em Barcelona. O último dia terminará em êxtase sónico com os recém-reativados My Bloody Valentine, os americanos Explosions in The Sky, o indie rock genuíno de Dinosaur Jr. ou a interpretação integral de "Una semana en el motor de un autobús", a cargo dos granadinos Los Planetas, entre muitos outros.O rock cru dos Mão Morta, a pop minimalista dos Dear Telephone e os Memória de Peixe, com as suas longas canções instrumentais construídas em tempo real, juntaram no Parque da Cidade influências de distintas gerações que comprovam a contínua renovação no panorama nacional.Novidade a horas de encerrar esta edição: Neutral Milk Hotel - o grupo liderado por Jeff Mangum - autores de um disco chave da década de 90, "In The Aeroplane Over The Sea" - são o primeiro nome confirmado para o cartaz do próximo Optimus Primavera Sound, que deverá acontecer nos dias 5, 6 e 7 de Junho de 2014.O que nos liga é OptimusContactos:João PinhoComunicação e Assessoria de Imprensajoao.pinho@presslink.ptTelm. 351 934 049 032