NOS cria laboratório de design e desenvolvimento de hardware

A NOS e a OPEN assinam hoje um protocolo para a criação de um modelo único no panorama de I&D nacional: um laboratório de design e desenvolvimento de hardware com vista à construção de novas soluções de connected devices.

A NOS, como referência nas áreas de inovação e Internet of Things (IoT) e consciente dos enormes desafios dos seus clientes na procura de soluções diferenciadoras para os seus negócios, toma a iniciativa de criar um ecossistema de desenvolvimento e inovação de hardware.

Neste sentido, a NOS e a OPEN formalizam hoje uma parceira que visa estabelecer um Laboratório Aberto de Desenvolvimento de Hardware nas instalações da OPEN, na Marinha Grande. A Academia, o ecossistema nacional de Startups e os empreendedores serão desafiados ao desenvolvimento de novos equipamentos ligados à internet capazes de trazer benefícios nas operações, nos serviços e na relação com o cliente das principais empresas nacionais. Estes desafios tecnológicos serão não só abrangentes, de caracter setorial, como específicos a use cases e a necessidades concretas.

A primeira fase, planeada para o início de 2018, passará pela disponibilização de espaços devidamente infraestruturados para o acolhimento dos projetos em fase de experimentação, prova de conceito e estudo de mercado. Estes espaços servirão ainda de suporte às atividades de promoção e sensibilização para o empreendedorismo a realizar no âmbito desta iniciativa.

A parceria contará também com a participação da WeADD, que irá contribuir com a sua experiência na engenharia, design e inovação de produto, colaborando com a NOS na gestão dos projetos em toda a cadeia de valor dos desafios, desde a geração e desenvolvimento de ideias à prototipagem e ao desenvolvimento de produto.

Um dos fatores que promete revolucionar a ligação de cada vez um maior número de equipamentos à internet são as novas tecnologias de comunicação, onde a NOS se destaca como pioneira nacional no investimento de rede NB-IoT que promete trazer uma redução do custo dos equipamentos.

Sediada na Marinha Grande, a OPEN, enquanto Centro de Incubação de Oportunidades de Negócio, visa contribuir para a promoção da Inovação, do Empreendedorismo e a criação de Emprego, através do lançamento de Empresas com conceitos inovadores e do estímulo à Cooperação Empresarial, com impacto na produtividade e na competitividade regional e nacional.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud. A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4,6 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,7 milhões de clientes de telefone fixo e 1,3 milhões clientes de internet de banda larga fixa.

Mais informação em http://www.nos.pt/institucional