NOS E EDP DISTRIBUIÇÃO APRESENTAM RESULTADOS DO PROJETO UPGRID EM PORTUGAL

No âmbito do projeto UPGRID, o Parque das Nações, em Lisboa, já tem um demonstrador de rede elétrica inteligente. O desenvolvimento e instalação do primeiro contador inteligente Narrow Band IoT, a integração de dados das Smart Grids e a disponibilização do perfil de consumo a mais de 5 000 consumidores estão entre os destaques dos resultados do projeto apresentados hoje.

O UPGRID, projeto financiado pela comissão Europeia ao abrigo do Horizon 2020, contou com a participação de 19 parceiros de 7 países da União Europeia, contabilizando 4 demonstradores - Portugal, Espanha, Suécia e Polónia. Os parceiros portugueses do projeto são a EDP Distribuição, a NOS, o INESC TEC e a Withus.

Em Portugal, este projeto decorreu no Parque das Nações, em Lisboa, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017 com a coordenação da EDP Distribuição. O demonstrador envolveu mais de 13 000 consumidores, 150 postos de transformação, 10 postos de carregamento de veículos elétricos e 700 postes de iluminação pública, abrangidos pelas mais de 20 funcionalidades testadas.

O objetivo passou por demonstrar, num piloto de larga escala e com a infraestrutura InovGrid (Smart Grids) totalmente instalada, uma série de funcionalidades que reforcem a monitorização e controlo da rede Baixa Tensão e Média Tensão, fomentando a participação dos stakeholders na operação da rede.

Estas funcionalidades cobrem todas as áreas de desenvolvimento da iniciativa europeia para ID&D no domínio das redes, nomeadamente consumidores inteligentes, integração de recursos distribuídos, planeamento de redes, operação de redes e desenho de mercado.

Das conclusões e impactos alcançados, destaque para:

• Demonstração de mecanismos de procura ativa envolvendo mais de 50 consumidores e disponibilização do perfil de consumo a mais de 5 000 consumidores;
  • Integração de dados das Smart Grids para melhoria do planeamento operacional;
  • Desenvolvimento do primeiro contador inteligente baseado em tecnologia IoT;
  • Desenvolvimento de ferramenta de controlo e monitorização da baixa tensão (UPGRID Control), com integração de funcionalidades de mais de 5 sistemas.

Os parceiros portugueses que participaram no projeto foram responsáveis pelos seguintes resultados:

• A EDP Distribuição, enquanto coordenador do projeto, integrou no terreno os desenvolvimentos dos parceiros e uma série de outras funcionalidades, das quais se destacam o UPGRID Control – ferramenta de gestão da rede focada na baixa tensão, o WebPortal – portal online para disponibilização de dados aos consumidores e o UPGRID Mobility – módulo de interação avançada online com as equipas no terreno;
  • A NOS, envolvido na componente das comunicações, desenvolveu o primeiro Contador Inteligente Narrow Band IoT (NB-IoT) e funcionalidades de monitorização das comunicações. Foi ainda o primeiro operador a testar a tecnologia NB-IoT sobre a sua infraestrutura de rede;
  • O INESC TEC foi responsável pelo desenvolvimento do Market Hub e de algoritmos de previsão e estimação de estados;
  • A Withus desenvolveu a interface com os consumidores e os equipamentos de gestão dos consumos instalados nas casas dos consumidores.

Sobre o UPGRID

Soluções verdadeiramente comprovadas que permitem a integração da procura flexível da distribuição de geração, através de uma rede de distribuição de baixa voltagem e média tensão totalmente controláveis.

UPGRID é um projeto do programa Europeu H2020 que conta com 19 parceiros de 7 países europeus e 4 demonstradores (Espanha, Portugal, Suécia e Polónia) apoiados por diferentes pacotes de trabalho transversais que definem o âmbito da demonstração e analisam os seus respetivos resultados e impactos com base nos objetivos de cada projeto. O programa envolve parceiros com diferentes conhecimentos e competências no domínio da energia: DSOs, fabricantes de equipamentos e centros de investigação.  www.upgrid.eu

Sobre a EDP Distribuição

EDP Distribuição exerce a atividade de Operador de Rede de Distribuição no território continental de Portugal, uma atividade regulada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), sendo titular da concessão para a exploração de Rede Nacional de Distribuição (RND) de Energia Elétrica em Alta e Média Tensão e das concessões municipais de distribuição de energia elétrica em Baixa Tensão.

Garante a ligação e o fornecimento de energia elétrica a mais de 6 000 000 de clientes cumprindo elevados padrões de qualidade e eficiência, independência e transparência.

Lançou em 2007 o projeto InovGrid, um projeto de redes inteligentes que tem vindo a ser implementado em todo o país. Está envolvida em 12 projetos europeus na área das redes inteligentes. www.edpdistribuicao.pt

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud. A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4,4 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,7 milhões de clientes de telefone fixo e 1,2 milhões clientes de internet de banda larga fixa. http://www.nos.pt/institucional

Sobre o INESC TEC

O INESC TEC conta com mais de 30 anos de experiência em I&D e transferência de tecnologia. Com 300 doutorados, entre 700 investigadores, o INESC TEC agrega 13 centros com competências complementares e vocacionadas para o mercado internacional. No INESC TEC o saber e os resultados gerados na investigação fundamental são tipicamente aplicados em projetos de transferência de tecnologia, garantindo relevância social acrescentada e imediata. Mais informações em: http://www.inesctec.pt/