NOS lança realidade aumentada em televisão e antecipa o entretenimento do futuro

A NOS lança a sua app de TV online para os HoloLens da Microsoft e torna-se no primeiro operador em Portugal a disponibilizar conteúdos de televisão em realidade aumentada.

A partir de amanhã os clientes NOS vão poder usufruir de uma experiência de televisão única por via do novo mundo da realidade aumentada.

Os clientes NOS, com os óculos holográficos desenvolvidos pela Microsoft, vão poder utilizar a NOS TV aproveitando a sua linha de visão para colocar janelas do serviço onde quiserem e assim criar e usufruir de uma experiência de interação com a televisão ainda mais personalizada e imersiva. A partir de amanhã a NOS TV está disponível na App Store HoloLens para download gratuito.
O conceito de realidade aumentada corresponde à interação e integração, com recurso a uma câmara e software específicos, de conteúdos do mundo virtual com o mundo real, com uma forte componente interativa, ao estilo de filmes como “Minority Report” que apresentavam uma visão futurista do mundo. A realidade aumentada é o futuro do entretenimento mas chega agora a Portugal através da NOS.
No caso da NOS TV, o utilizador consegue projetar os conteúdos que está a ver na TV online sobre o ambiente onde estiver a fazer esta experiência. Por exemplo, consegue fazer a sua corrida matinal ao lado presidente Frank de “House of Cards” ou transformar a sua sala de estar num teatro de batalha da “Guerra dos Tronos”.
De acordo com Pedro Bandeira, diretor de desenvolvimento de produto da operadora: “A NOS procura e desenvolve continuamente soluções para melhorar e inovar nos serviços que disponibiliza aos seus clientes. Acreditamos que a realidade aumentada vai ter um futuro promissor, especialmente no setor dos media e entretenimento, onde vai ajudar a trazer ao mercado experiências ainda mais imersivas com os mais variados conteúdos.”

“Este lançamento faz de nós pioneiros na realidade aumentada em Portugal e um dos primeiros em todo o mundo, mas, mais importante, é um primeiro passo num caminho que vai trazer aos nossos clientes mais funcionalidades, mais flexibilidade, mais informação e mais conteúdos, em qualquer lugar e de uma forma totalmente personalizada”, concluiu.

A NOS TV é a aplicação de TV Online da NOS que foi concebida e desenvolvida de raiz para multidevice com o objetivo de criar uma experiência de utilização comum e harmoniosa, quer se aceda através da box, de um PC, tablet ou smartphone.

A NOS TV conta com mais de 90 canais, com as funcionalidades Restart TV e Gravação Automática, e pode ser sincronizada com o perfil de utilizador da televisão, otimizando a experiência de recomendações e exploração de conteúdos através da interação automática e inteligente entre a televisão e o tablet.

Adicionalmente, o utilizador pode decidir a qualquer momento onde quer ver ou continuar a ver, através das novas funcionalidades “Enviar para a TV” e “Continuar a ver”, disponíveis na NOS TV. Estas opções permitem assim “enviar” para a TV o conteúdo que está a ver no seu PC, tablet ou smartphone ou continuar a ver o conteúdo que está a visualizar na televisão num destes três equipamentos sem perder o contexto.

A experiência de realidade aumentada NOS TV pode ser partilhada, em simultâneo por vários utilizadores que podem interagir no mesmo ambiente e está disponível para clientes NOS registados no NOS TV, nos serviços Íris e UMA.

Este é mais um passo da NOS para consolidar o seu posicionamento como operador convergente, atento às necessidades de um cliente em constante movimento, que proporciona a mesma experiência de qualidade no acesso a todos os seus conteúdos, em qualquer device.

A NOS TV foi hoje apresentada em ambiente HoloLens durante a conferência “Diretions 2016”, promovida pelo IDC,  sob o lema “Digital Transformation at Scale- Innnotion in a Changeg World”.

A NOS é um importante grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud.
A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4,2 milhões de clientes móveis, 1,5 milhões de clientes de televisão, 1,6 milhões de clientes de telefone fixo e 1,2 milhões clientes de internet de banda larga fixa.