"O papel do jornalismo na democracia" em debate promovido pela APDC e pela NOS

“O papel do Jornalismo na Democracia” é o tema proposto para reflexão na 3ª edição do “APDC Digital Business Movies co-produced by NOS”, iniciativa que exibirá em antestreia, no próximo dia 24 de janeiro, o filme “The Post”, dando o mote para o debate.

Nomeado para 6 Globos de Ouro, o filme “The Post” chega às salas de cinema nacionais a 25 de janeiro. Será exibido, em antestreia, na 3ª sessão “APDC Digital Business Movies”, na próxima 4ª feira nos cinemas NOS Amoreiras.

O debate será moderado por Rogério Carapuça, presidente da APDC e terá como convidados Pedro Santos Guerreiro, diretor do Expresso; Luís Marques Mendes, comentador político e ex-dirigente do PSD; e Gonçalo Reis, presidente do Conselho de Administração da RTP.
Com um elenco de luxo, “The Post” é uma produção de Steven Spielberg, protagonizado por Meryl Streep e Tom Hanks, editores do ‘The Washington Post’ e do ‘The New York Times’, respetivamente, que unem esforços numa luta pela liberdade de imprensa, para revelar o controverso papel dos EUA na Guerra do Vietname.

A partir da história cinematográfica debate-se, neste evento, o jornalismo em democracia, explorando temas como a liberdade de expressão, as pressões, os riscos e os desafios que se impõem a uma profissão sob grandes mudanças, com o exponencial crescimento das plataformas digitais.

A iniciativa “APDC Digital Business Movies”, promovida pela APDC e pela NOS, baseia-se em encontros informais, de reflexão e de partilha, materializados numa sessão de debate seguida do visionamento de um filme.

O Filme - “The Post”
Sinopse

Steven Spielberg dirige uma das duplas de atores mais conceituadas e premiadas do cinema americano, Meryl Streep e Tom Hanks, juntos pela primeira vez num filme nomeado para 6 Globos de Ouro®.
Meryl Streep é Katharine Graham, do Washington Post, a primeira mulher na liderança de um dos principais jornais norte-americanos, e Tom Hanks é Ben Bradlee (Hanks), o editor do jornal que entra na corrida com o New York Times para expor um dos maiores encobrimentos de segredos governamentais. Num filme empolgante, os dois protagonistas têm de ultrapassar as suas diferenças enquanto arriscam as carreiras e a própria liberdade para desenterrar verdades há muito escondidas do público.
Estreia nas salas de cinemas a 25 de janeiro.
Materiais do filme: https://app.box.com/folder/41250432550

Sobre a APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações
A APDC é a plataforma de debate e reflexão dos temas decisivos e mobilizadores das TIC e Media. Desde 1984 que desenvolve a sua atividade em torno de um conjunto relevante de iniciativas, envolvendo todos os stakeholders nos temas que marcam a agenda de um setor cada vez mais transversal. No atual mandato, tem como eixo estratégico a Economia e Cidadania Digitais, promovendo iniciativas que potenciem o ecossistema e a economia como um todo.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud. A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com mais de 4,6 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,7 milhões de clientes de telefone fixo e 1,3 milhões clientes de internet de banda larga fixa.
Mais informação em http://www.nos.pt/institucional