VENCEDORES CONHECIDOS A 26 DE JUNHO

Já terminou a fase de candidaturas à primeira edição do Prémio Inovação NOS, com a categoria das start-ups na linha da frente, registando maior adesão. Os vencedores serão conhecidos a 26 junho de 2015.

A diversidade de projetos e iniciativas a concurso destaca-se como um dos pontos fortes da competição, que assume contornos mais interessantes e atrativos do ponto de vista empresarial e de inovação. A presença de projetos inéditos nos respetivos setores de atividade torna a competição mais renhida, elevando também a fasquia qualitativa inerente à atribuição do prémio. Por sua vez, a heterogeneidade setorial das candidaturas revela, também, um maior potencial de crescimento no tecido empresarial português pela via da inovação.

Ainda que parte significativa das candidaturas seja apresentada por empresas tecnológicas e privadas, importa destacar a participação de empresas públicas, bem como a multiplicidade de projetos desenvolvidos e o vasto leque de setores abrangidos, desde as TIC (tecnologias de informação e comunicação) até a serviços na área do ambiente, turismo e lazer, restauração, entre outros. Esta diversidade assume-se, desde logo, como uma mais-valia para a iniciativa: se por um lado enriquece todo o processo de análise e de avaliação, pressupõe também um desafio alargado para todos os participantes, abrindo caminho para a exposição e visibilidade de projetos de nova geração, com elevado potencial de inovação e capacidade de diferenciação real no mercado atual, algo que se assume como prioritário e essencial para a NOS no âmbito deste prémio.

Do ponto de vista geográfico, a grande maioria das empresas candidatas provem da Grande Lisboa e do Porto, seguindo-se Braga e ainda alguns representantes da zona Centro – Coimbra e Aveiro. Do interior e sul do país destacam-se candidaturas da Covilhã, Évora, Alcácer do Sal e Faro. Há também duas candidaturas da Madeira. www.premionosinovacao.pt

João Ricardo Moreira, Administrador NOS Comunicações, mostra-se muito satisfeito com a adesão à iniciativa: “São números muito positivos que revelam não só um interesse elevado por parte dos candidatos, mas também a pertinência deste prémio no cenário empresarial atual, o que nos deixa particularmente satisfeitos.”

Tratando-se da primeira edição do prémio, o responsável da NOS evidencia ainda o carácter diferenciador da iniciativa, justificando a importância do papel ativo das empresas para a dinamização e crescimento da economia nacional. “É fundamental investirmos na criação de valor dentro das empresas portuguesas, e apostar na diferenciação e competitividade para gerar riqueza para o país”, afirma. “Queremos reconhecer e prestigiar as novas ideias e empresas que se formam no panorama nacional, premiando as soluções inovadoras e com potencial reconhecido”.

O processo de seleção das melhores candidaturas cabe agora ao Júri, composto por nove elementos, em representação das várias entidades ligadas a esta iniciativa e ao setor empresarial (NOS, Dinheiro Vivo, TSF, StartUp LX, UPTEC Porto, AESE, EDP Inovação, COTEC e PwC). Os vencedores em cada categoria serão anunciados no próximo mês de junho.

Os três vencedores, um por categoria, vão receber o Prémio NOS, através do qual beneficiam de serviços de comunicações no valor total de 80 mil euros ao longo de três anos. Para além disso, as empresas finalistas, 10 por categoria, receberão um prémio no valor de 20 mil euros em publicidade nos meios da Global Media Group, valor que sobe para os 70 mil euros no caso das três empresas vencedoras.

O Prémio Inovação NOS é uma iniciativa da NOS, em parceria com o Dinheiro Vivo e a TSF, que visa premiar novas áreas de negócio e projetos de inovação nas empresas nacionais. Com a assinatura “Grandes ideias merecem mais”, este projeto pretende reconhecer o valor das empresas para o crescimento da economia portuguesa e incentivar a dinamização do mercado, através da aposta na inovação.
Mais informações em www.premionosinovacao.pt.

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição e exibição cinematográfica em Portugal. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud.
A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), com uma capitalização superior a 2,5 mil milhões de euros e conta com mais de 3,6 milhões de clientes móveis, 1,5 milhões de clientes de televisão, 1,5 milhões de clientes de telefone fixo e 993 mil clientes de internet de banda larga fixa.