ASSOCIAÇÃO DE DOENTES DEFENDE MELHOR ACESSO À SAÚDE DOS DOENTES COM OBESIDADE

Incidência da Obesidade em Portugal continua a aumentar

Medias implementadas para a doença da obesidade continuam a ser insuficientes

Novas propostas da associação para melhoria no acesso à qualidade de vida, diagnóstico e tratamento da obesidade

Lançamento de novo website Adexo

A Adexo, associação de doentes obesos e ex-obesos, quer melhorar as condições de saúde dos doentes em Portugal, pois apesar de já ser uma doença reconhecida, continua a ser descurada. As medidas implementadas continuam a ser insuficientes para melhorar o acesso à qualidade de vida dos doentes obesos em Portugal.

Em Portugal, o número de pessoas com excesso de peso chega aos três milhões de pessoas, das quais 1,5 milhões são obesas e 350.000 são super-obesas, o que faz de Portugal um dos países com maior taxa de obesidade na União Europeia.

“A verdade é que os doentes obesos são privados do acesso à saúde e ao seu devido tratamento por falta de condições básicas. Estas falhas necessitam de ser colmatadas. Enquanto associação de doentes representante da área queremos criar melhores condições para que os doentes com obesidade estejam mais acompanhados.” refere o presidente da Adexo, Carlos Oliveira.

A associação tem vindo a reunir com as entidades políticas e sociedade civil para falar sobre o impacto que a obesidade tem na sociedade e se conseguirem criar sinergias mais propícias a para a resolução do problema.

O presidente da Adexo indica que têm vindo “a apresentar propostas para melhorar aquelas que consideramos serem as principais problemáticas dos doentes obesos. Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas com obesidade e a melhorar o contexto português do diagnóstico e tratamento da obesidade, possibilitando um aumento das opções de tratamento”.

O acesso destes doentes e fidelização aos seguros de saúde bem como ao seguro para empréstimo de compra de habitação própria mas também questões relacionadas com o diagnóstico e tratamento da obesidade, como inclusão da análise de resistência à Leptina no sistema de análises comparticipadas, a comparticipação dos suplementos vitamínicos específicos para doentes sujeitos a cirurgias para redução de peso, mas também a comparticipação da terapêutica farmacológica para tratamento da obesidade, são as propostas da associação.

Portugal foi o primeiro país europeu a reconhecer a obesidade como doença e o único com regulamentação para esta doença. Contudo a mortalidade está em cerca de 1.500 pessoas por ano no nosso país, sendo que um elevado Índice de Massa Corporal (IMC) foi responsável pela morte de 4 milhões de pessoas no mundo.

Os custos com o tratamento das multipatologias como a diabetes tipo 2, as doenças cardiovasculares, a apneia do sono, entre outras, em conjunto com a mortalidade associada, continuam a aumentar.

A Adexo, aproveita o Dia Mundial da Obesidade para lançar o seu novo website que tem o objetivo de facilitar a comunicação com a população e os principais interessados no tema da obesidade e da associação. A nova versão da página da Adexo tem uma melhor navegabilidade e inclui informação como pesquisas científicas na área da obesidade, trabalhos que estejam a ser desenvolvidos pela associação, fotografias e vídeos. Para visitar a página pode aceder através do link http://www.adexo.pt/

Sobre a Adexo

A Adexo é uma associação de doentes obesos e ex-obesos, criada em 2002, para garantir os direitos destes doentes, nas áreas dos tratamentos e seguros e, de alguma forma, lutar contra a discriminação de que são alvo. Tem desenvolvido esforços junto das entidades governamentais no sentido de obter políticas de saúde adequadas ao tratamento da doença. Promove atividades no âmbito da prevenção da obesidade, nomeadamente com crianças e jovens, junto das escolas e ainda em empresas e em grupos de suporte hospitalar.