Peixe bem conservado nos Açores

Quebrar o gelo já não é o que era. A indústria do pescado tem crescido consideravelmente, tanto pelo aumento de consumidores como pelos avanços tecnológicos que o setor tem vindo a exigir. A necessidade de inovar vai muito além da tradição de quebrar o gelo. Outros tempos, portanto. O pescado apresenta algumas características únicas, referentes ao modo de captura, à biologia e ao tipo de processamento, tornando-se diferente de qualquer outro tipo de alimento. É urgente uma maior consciencialização da necessidade de proximidade com as empresas, organismos públicos e privados, associações de pescadores, etc, e a implementação de novas técnicas de conservação adequadas.

A APPAQUA – Associação de Promoção dos Produtos da Aquicultura e Pescas dos Açores , uma associação criada em 2017 ligada à Economia Azul (na vertente do mar), promove agora um ciclo de sessões temáticas sobre a inovação no setor das pescas. A primeira é dedicada às Novas Tecnologias de Frio nas Pescas dos Açores realiza-se no dia 3 de Outubro, às 16h30, no Hotel Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel.

A abertura da sessão e apresentação da APPAQUA estará a cargo do seu presidente, Paulo Serra Lopes, seguido do norueguês Per Samuelsen, presidente da FRIONORDICA, empresa norueguesa líder em inovação em tecnologias de frio para produção de gelo . Gualberto Rita, presidente da Federação de Pescas dos Açores, partilhará a sua visão sobre a situação das pescas e Pedro Melo, na qualidade de secretário geral da ACPA (Associação de Comerciantes de Pescado dos Açores), analisará o estado de comercialização do pescado nos Açores. Por fim, Paulo Serra Lopes voltará ao palco para falar sobre os novos projetos previstos para os Açores no âmbito da pesca e sobre a missão da APPAQUA, uma marca distintiva no panorama da economia do mar nos Açores que traduz a capacidade de mobilizar o setor e concretizar projetos.

A participação é gratuita – apenas limitada pela lotação da sala – e marca o início de uma nova abordagem ao setor das pescas dos Açores, inspirada nos princípios da Economia Azul.

Sobre nós

Consultoria para criação de valor local e estratégia no desenvolvimento social, económico e turístico de territórios, regiões e países. Criatividade, marketing e comunicação de marcas e projetos culturais, gastronomia e turismo.