Ciclo “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio” arranca com “Baile Renascentista” gratuito

- Concertos e conferências marcam primeiro fim de semana do ciclo de música medieval e renascentista
- Compagnie Outre Mesure abre o ciclo com atuação gratuita no Terreiro do Palácio Nacional de Sintra
- Agrupamento volta a atuar no sábado, 4 de junho, na Sala dos Cisnes

Sintra, 2 de junho de 2016 – O ciclo de música medieval e renascentista “Reencontros – Memórias Musicais de um Palácio” está de volta ao Palácio Nacional de Sintra e começa já amanhã, com um baile renascentista gratuito, que terá lugar no Terreiro do Palácio Nacional de Sintra. O ciclo estender-se-á até ao dia 25 de junho.

Os concertos deste primeiro fim de semana serão dedicados à dança e começam no Terreiro do Palácio, a 3 de junho, com um “Baile Renascentista”, gratuito, proporcionado pela Compagnie Outre Mesure. O espetáculo tem início pelas 21h30 e pretende transformar a audiência em participante, em danças como branles, ballets, pavanas, galhardas, basse danses, tourdions, allemandes, courantes e passemaizes.

No dia seguinte, 4 de junho, a Compagnie Outre Mesure, coreografada por Robin Joly, regressa para apresentar, na Sala dos Cisnes, “A Europa Exuberante”. O concerto-baile apresentado pelo agrupamento conta com um programa centrado nas danças de transição da Idade Média para o Renascimento, com a corte de Borgonha, que desde 1363 até ao início do séc. XVI se dedicou intensamente ao patronato das artes, como elemento unificador.

O concerto será antecedido pela conferência “Borgonha: emergência política e conexões culturais (sécs. IX-XV)”, apresentada pelo musicólogo Manuel Pedro Ferreira na Sala Manuelina do Palácio. A entrada para a conferência é gratuita mediante a capacidade do espaço.

Ainda no dia 4 de junho, às 15h00, na Capela Palatina do Palácio Nacional de Sintra, decorrerá o concerto comentado “Canção para Tocar”, interpretado pelo Ensemble de Alaúdes de Évora. O concerto tem entrada gratuita, mediante compra de bilhete para o Palácio Nacional de Sintra.

Sobre o Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal
O Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal, com sede nas instalações do Palácio Nacional de Queluz, tem como objetivo principal a promoção e divulgação do património musical associado ao Palácio de Queluz, no qual a música ocupou desde sempre um papel central, e onde foram apresentadas dezenas de serenatas e óperas. Serão realizados, nas salas do Palácio, concertos, eventos, conferências, simpósios e colóquios, assim como masterclasses e outras iniciativas que se propõem estudar e recuperar o tempo e a tradição de grandes acontecimentos musicais da época da permanência da Família Real no Palácio de Queluz, contribuindo em simultâneo para a fruição pública de uma programação musical de qualidade e para a afirmação do Palácio como referência incontornável da nossa herança cultural.
www.divinosospiro.org

Em 2015, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 2.334.000 visitas, cerca de 87% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014 e 2015, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.
   www.parquesdesintra.pt / www.facebook.com/parquesdesintra / www.instagram.com/parquesdesintra