Música em Monserrate nos fins de semana de setembro

- Finais de tarde com concertos em palco sobre o lago, com o relvado como plateia
- Parque de Monserrate, fins de semana de setembro, 18h00

- Espírito Nativo: música da América-Latina
- Cristina Pedrosa Trio: jazz
- Sunset Sintra Oriental: dança e música sino-lusa
- Projecto Geo: influências e instrumentos dos 4 cantos do mundo
- Sons da Minha Terra: música mexicana

Sintra, 2 de setembro de 2014 – De 13 a 28 de setembro, os finais de tarde dos fins de semana no Parque de Monserrate contarão com concertos no relvado, com um palco sobre o lago. Esta iniciativa, organizada pela Parques de Sintra, surge no seguimento do sucesso dos espetáculos de anos anteriores, que encheram o relvado de Monserrate nos finais de tarde.
Em simbiose com o ecletismo do Parque, no qual se encontram espécies botânicas de todo o mundo, estes concertos representam música de diferentes origens e estilos. Assim, será possível ouvir música de raízes américo-latinas, jazz ou mexicana, bem como assistir a um espetáculo de dança e música sino-lusa, ou a um concerto com influências sonoras dos quatro cantos do mundo.

A 13 de setembro (sábado) os Espírito Nativo trazem música de raiz tradicional da América Latina, com um programa com base no reportório afro-peruano, cubano, argentino, colombiano, venezuelano, mexicano e andino. Os músicos são multi-instrumentistas, pelo que o concerto envolverá uma grande variedade de instrumentos, muitos de origem não europeia. Introduzidos ao longo do programa, os diferentes instrumentos tornam a atuação do grupo um momento de descoberta de sonoridades e estilos musicais das várias culturas latino-americanas.

No dia 14 de setembro (domingo) terá lugar o concerto do Cristina Pedrosa Trio , com Cristina Pedrosa na voz, acompanhada pelo pianista João Farinha e o guitarrista José Miguel Vieira. Sempre inspirados pela sua formação em Jazz, juntos interpretam e reinventam temas das mais variadas origens, percorrendo obras de artistas como Joni Mitchell, Björk e Youn Sun Nah.
Cristina Pedrosa iniciou o seu caminho pela música como aluna da cantora Maria João, no Curso de Jazz da Academia de Amadores de Música de Lisboa.

A 20 de setembro (sábado) o Parque de Monserrate recebe o espetáculo “Sunset Sintra Oriental – Noite Oriental Sino Lusa” . Este consiste num espetáculo de dança e música com artistas portugueses e asiáticos. Será um encontro único de patrimónios e culturas, que cruza momentos do espetáculo “Revival” (apresentado no XXV Festival de Artes de Macau) e do espetáculo “Diáspora” (da Companhia de Dança Amalgama, estreado em Portugal e também apresentado em Macau). Os músicos e bailarino Sino Lusos recriaram e adaptaram as peças ao espaço do Parque de Monserrate, com responsabilidade musical do compositor-intérprete Rui Filipe Reis e direção artística de Sandra Battaglia e Stella Ho.

No dia 21 de setembro (domingo) o Projecto Geo apresenta “Sons do Mundo”, um espetáculo intenso pela multiplicidade de influências musicais e de instrumentos, oriundos dos quatro cantos do mundo. Sons do Mundo apresenta-se como uma viagem de oriente a ocidente, percorrendo as emoções através dos sons, num momento intimista, ritmado, apaixonado, divertido, emocional, diversificado, criativo e totalmente original.

A Música em Monserrate termina a 28 de setembro (domingo) com os Sons da Minha Terra, grupo com o objetivo de divulgar a música mexicana em Portugal, nas suas diferentes expressões. A música do México é muito diversificada, uma vez que foi influenciada por uma variedade de culturas indígenas, europeias e até africanas. Os Sons da Minha Terra apresentam portanto um programa que inclui variados estilos de música mexicana, dos mais populares aos mais tradicionais, incluindo música ranchera , sones jarochos , huapangos , corridos , valsas mexicanas e boleros rancheros .

Todos os concertos têm lugar às 18h00 no relvado do Parque de Monserrate, e o acesso requer apenas a aquisição de bilhete para o Parque e Palácio de Monserrate (Adultos: 7,5 Euros / Jovens 6 Euros / Séniores 6,5 Euros).
Informações para o público : www.parquesdesintra.pt ou +351 21 923 73 00

Espírito Nativo:

Cristina Pedrosa Trio :

Sunset Sintra Oriental:
Revival: http://youtu.be/-bhqG0AdDfU?list=UUXeV0SLBOrU-kjHCa2B7BfQ   // https://vimeo.com/85173844
Diaspora: https://vimeo.com/85245824   // https://vimeo.com/104176384

Projecto Geo:

Sons da Minha Terra:

Em 2013, os valores naturais e culturais que a PSML gere (Parque e Palácio da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos, e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.700.000 visitas, mais de 90% das quais por parte de estrangeiros.

Sobre nós

Empresa de capitais exclusivamente públicos criada em 2000 (decreto-lei nº 215/2000, de 2 de Setembro), na sequência da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade e dos compromissos assumidos com a sua recuperação, conservação e divulgação.