Nova iluminação no exterior do Palácio Nacional de Sintra

- Nova iluminação realça o valor arquitetónico do Palácio

- Tecnologia LED permite otimização dos custos

- Eliminada necessidade de projetores nas coberturas de edifícios próximos

Sintra, 17 de fevereiro de 2016 - A iluminação exterior do Palácio Nacional de Sintra foi substituída e desde ontem que se encontra em funcionamento. A obra teve início no final de novembro de 2015 e contou com um investimento de 65.000 Euros (instalação e equipamentos de iluminação). Os trabalhos consistiram na substituição integral dos projetores existentes e no reforço pontual de algumas zonas pouco iluminadas.

O objetivo principal foi o de uniformizar a temperatura de cor e a intensidade de luz. Com a iluminação anterior, verificavam-se temperaturas de cor diferentes entre as fachadas e chaminés, diferença que agora é eliminada. A nova iluminação permite ainda controlar as sombras, por forma a realçar o valor arquitetónico do Palácio.

Para atingir os resultados referidos, foram acrescentadas novas fontes de iluminação nos locais em que estas eram mais deficitárias, como a zona poente do Palácio ou a envolvente da fachada principal. Desta forma, foi eliminada a necessidade de utilização de projetores colocados nas coberturas de edifícios próximos. Assim, fica eliminado o efeito de encadeamento que condicionava a vista para o Castelo dos Mouros a partir do Terreiro do Palácio Nacional de Sintra.

A tecnologia instalada é, na totalidade, LED, o que garantirá uma otimização dos custos de funcionamento.

Também no Palácio Nacional de Sintra continuam a decorrer as obras de recuperação da cozinha, um dos espaços mais emblemáticos do Palácio, sendo nele que se encontram as duas chaminés cónicas que marcam o perfil da vila de Sintra.

Em 2015, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 2.234.000 visitas, cerca de 87% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014 e 2015, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.

www.parquesdesintra.pt / www.facebook.com/parquesdesintra / www.instagram.com/parquesdesintra