• Parques de Sintra/

Parque de Monserrate recebe imagens vencedoras da exposição “International Garden Photographer Of The Year” (IGPOTY)

- 9ª Edição do maior concurso de fotografia de jardins, plantas, flores e botânica
- 39 Imagens premiadas em exposição no Parque de Monserrate
- Abertas as inscrições para a categoria “Parques de Sintra”

Sintra, 19 de abril de 2016 - O Parque de Monserrate recebe, de 5 de maio a 31 de agosto, pelo sexto ano consecutivo, imagens vencedoras do concurso “International Garden Photographer Of The Year” (IGPOTY), a principal competição e exposição mundial de fotografia especializada em jardins, plantas, flores e botânica.

Esta exposição volta a estar integrada na natureza e conta com 39 imagens premiadas nas categorias “Beautiful Gardens” (Jardins Belos), “Bountiful Earth” (Terra Generosa), “The Beauty of Plants” (A Beleza das Plantas), “Trees, Woods and Forests” (Árvores, Bosques e Florestas), “Macro Art” (Arte Macro) “Wildflower Landscapes” (Paisagens Silvestres) e “Wildlife in the Garden” (Vida Selvagem no Jardim). As fotografias são apresentadas num painel com um formato de 1x1 metros, em suportes de madeira de acácia, de árvores que caíram na Serra de Sintra e que a Parques de Sintra aproveitou para este efeito.

O concurso é aberto a fotógrafos profissionais mas também a amadores, e anualmente a exposição dos trabalhos vencedores é inaugurada nos Kew Gardens (Reino Unido), percorrendo posteriormente diversos locais do mundo.

A competição IGPOTY foi criada em 2007 por cinco membros da “Garden Photographers’ Association” do Reino Unido, e tornou-se internacional em 2008, ano da primeira exposição nos “Royal Botanic Gardens”, em Kew.

Este ano, a Parques de Sintra regressa à parceria com a organização do concurso IGPOTY e pretende premiar as melhores imagens do património natural da Serra de Sintra (jardins, plantas, vida selvagem ou pessoas em ambientes naturais). As inscrições estão abertas até ao dia 31 de outubro em www.igpoty.com e a fotografia deverá evidenciar ter sido tirada dentro dos polos tutelados pela empresa.

Além dos prémios monetários, o vencedor da categoria “Parques e Sintra” é ainda congratulado com um bilhete anual ”Amigo dos Parques de Sintra” e com a inclusão da sua obra no catálogo IGPOTY 2016. Além da já habitual mostra no Parque de Monserrate, a fotografia vencedora estará em exposição em Londres. Pode inscrever-se em http://www.igpoty.com/register.asp.

Prémios:
1ºlugar - 350€; um bilhete anual “Amigo dos Parques de Sintra” (válido por um ano para todos os polos geridos pela PSML, sem limite de entradas); fotografia exposta em Monserrate, em Londres e reproduzida no catálogo IGPOTY 2016.
2ºlugar - 100€
3ªlugar - 50€
No site www.igpoty.com estão disponíveis informações sobre as inscrições para a próxima edição da competição.
Tarifário: entrada livre mediante aquisição de bilhete para o Parque de Monserrate
Mais informações e reservasinfo@parquesdesintra.pt; +351 21 923 73 00

Em 2014, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam aproximadamente 1.928.000 visitas, cerca de 86% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014 e 2015, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.

www.parquesdesintra.pt / www.facebook.com/parquesdesintra / www.instagram.com/parquesdesintra