Única biblioteca de Arte Equestre nacional tem agora o seu catálogo disponível online

- Única biblioteca de Arte Equestre aberta ao público
- 1.400 títulos impressos e manuscritos
- Cerca de 200 gravuras e estampas originais
- Coleção inclui exemplares raros
- http://bibliotecaarteequestre.parquesdesintra.pt

Sintra, 28 de novembro de 2017 – A Parques de Sintra disponibiliza, a partir de agora, e com acesso livre, o catálogo online da Biblioteca de Arte Equestre D. Diogo de Bragança, 8º Marquês de Marialva, a única biblioteca nacional dedicada exclusivamente à Arte Equestre, instalada no Palácio Nacional de Queluz, aberta ao público e inserida no circuito de visita.

O lançamento assinala o mês de aniversário do nascimento de D. Diogo de Bragança (1930-2012) homenageando o distinto cavaleiro e estudioso da arte equestre. Este foi o digno sucessor do 6º Marquês de Marialva, Estribeiro-Mor do rei D. José e seu antepassado, conhecido pelo seu papel decisivo no aperfeiçoamento da Picaria Real e da arte equestre em Portugal na segunda metade do século XVIII. Equitador exímio, D. Diogo reuniu ao longo da sua vida um vasto espólio dedicado à Arte Equestre, Tauromaquia e Caça, sendo também autor de várias obras de grande mérito, que lhe granjearam reconhecimento nacional e internacional.

A Parques de Sintra, gestora da Escola Portuguesa de Arte Equestre (EPAE) sediada em Queluz, adquiriu esta coleção com o objetivo de a associar à EPAE e ao estudo da Arte Equestre.
Inaugurada em 2015, a Biblioteca de Arte Equestre é constituída por 1.400 títulos (cerca de 2.000 exemplares, alguns dos quais bastante raros, incluindo obras impressas e manuscritas, do século XVI ao século XX, e cerca de 200 gravuras e estampas originais.

O espólio da Biblioteca foi alvo de uma campanha de conservação e restauro, dando-se em simultâneo início ao tratamento documental, segundo as normas portuguesas e internacionais de descrição bibliográfica. Procedeu-se à classificação do acervo, com a elaboração de uma tabela classificativa de temas relacionados com a Arte Equestre, por forma a poder dividir o conjunto da documentação em várias temáticas; a catalogação e a indexação da biblioteca foram elaboradas com recurso a um programa de gestão biblioteconómica, essencial para a devida recuperação da informação e a cotação e acesso em estante de todos os exemplares.

O catálogo online, agora disponível a partir da página da Parques de Sintra ou diretamente em http://bibliotecaarteequestre.parquesdesintra.pt, apresenta-se como uma ferramenta de pesquisa que permite que o conhecimento e o acesso à coleção seja mais eficiente, alargando o universo de utentes constituído por investigadores, estudiosos e curiosos da arte equestre.

A Biblioteca de Arte Equestre, única especializada nesta temática e de referência nacional e internacional, preserva e divulga assim o precioso legado cultural de D. Diogo de Bragança, que se pretende continuar a enriquecer através de aquisições, doações e legados.

Vídeo da Biblioteca de Arte Equestre: https://youtu.be/eYJDGIa9OeQ

Informações úteis:
- Horário: 9h30 às 13h / 14h às 17h (de 2ª a 6ª feira; encerra nos feriados)
- Tarifários investigadores e académicos: gratuito mediante marcação prévia através do email sandra.oliveira@parquesdesintra.pt
- Tarifários visitantes: bilhete para o Palácio Nacional de Queluz
 - Mais informações em: http://bibliotecaarteequestre.parquesdesintra.pt

Em 2016, as áreas sob gestão da PSML (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam 2.625.011 visitas, cerca de 83% das quais por parte de estrangeiros. Recebeu, em 2013, 2014, 2015 e 2016, o World Travel Award para Melhor Empresa em Conservação.
www.parquesdesintra.pt / www.facebook.com/parquesdesintra / https://www.instagram.com/parquesdesintra/

Sobre a Escola Portuguesa de Arte Equestre
A Escola Portuguesa de Arte Equestre, sediada nos jardins do Palácio Nacional de Queluz, foi fundada em 1979 com a finalidade de promover o ensino, a prática e a divulgação da Arte Equestre tradicional portuguesa. Recupera a tradição da Real Picaria, academia equestre da corte portuguesa do século XVIII, que usava o Picadeiro Real de Belém, hoje Museu Nacional dos Coches, e monta exclusivamente cavalos lusitanos da Coudelaria de Alter.
A gestão da Escola Portuguesa de Arte Equestre foi entregue pelo Governo à Parques de Sintra em setembro de 2012, juntamente com a gestão dos Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz.
www.arteequestre.pt / www.facebook.com/escolaportuguesadearteequestre
www.instagram.com/arte.equestre/

Sobre D. Diogo de Bragança, 8º Marquês de Marialva (1930-2012)
D. Diogo de Bragança nasceu em Lisboa, no Palácio do Grilo, a 14 de novembro de 1930, sendo o 4.º filho varão dos oito filhos dos 5º Duques de Lafões e 6.º Marqueses de Marialva. Foi educado num ambiente austero e simultaneamente cosmopolita, de grande exigência cultural. Jurista e músico de formação – licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa e fez o Curso Geral de Composição do Conservatório Nacional – foi lavrador e ganadeiro, atividades onde soube conjugar a teoria com a prática, e o passado com o presente. Os que com ele privaram descrevem-no como alegre e expansivo e um excelente conversador, dotado de grande erudição e de um fino sentido de humor. Solteiro, bon vivant, e gourmet de mérito, era grande apreciador de fado e de literatura portuguesa, citando de cor a poesia de Fernando Pessoa, autor que muito apreciava.

Informações para imprensa:

Comunicação Parques de Sintra – Monte da Lua