Philips Lighting reforça liderança na iluminação para a Internet das Coisas com uma nova plataforma IoT

• A empresa alarga oferta de valor em serviços para além dos produtos de iluminação e sistemas de iluminação conectada
  • A nova plataforma IoT representa a rampa de lançamento dos serviços com acesso a dados

A Philips Lighting (Euronext: LIGHT), o líder mundial em iluminação, anunciou uma nova plataforma da Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), chamada Interact, que irá permitir aos clientes profissionais desbloquearem o verdadeiro potencial da iluminação conectada para a IoT. A plataforma apoia a estratégia da empresa de garantir novos serviços com acesso a dados, à medida que o valor acrescentado se estende dos produtos e sistemas de iluminação aos serviços.

A empresa anunciou também sistemas de iluminação conectada, os quais podem gerar e carregar dados para a sua plataforma IoT Interact, para reforçar um portfólio crescente de serviços com acesso a dados.

A Philips Lighting já instalou 29 milhões de pontos de luz ligados em todo o mundo e tem planos para garantir que todos os novos produtos LED que produzir sejam conectáveis até 2020. Este número crescente de pontos de luz, sensores, dispositivos e sistemas, todos eles ligados, poderá recolher os grandes volumes de dados para os quais a Interact foi concebida. A plataforma Interact, altamente segura, escalável e baseada na cloud, utiliza capacidades sofisticadas e modernas de gestão e processamento de dados, incluindo aprendizagem automática, para tornar inteligíveis todos os tipos de dados — criando serviços com acesso a dados para os clientes e trazendo-lhes vantagens que ultrapassam a simples iluminação.

Um exemplo deste tipo de serviços são os dados de ocupação dos diversos edifícios, combinados e analisados para ajudar os gestores a compreenderem e preverem a forma como as pessoas usam o espaço de escritório. Estes conhecimentos podem ajudar a garantir poupanças através da otimização do uso do espaço de escritório, apoiando assim a criação de edifícios mais eficientes e melhor concebidos.

Além disso, a Interact também pode analisar os dados de terceiros, se tal for autorizado. Para uma autoridade municipal, por exemplo, os artigos e as publicações nas redes sociais relativos às reações a uma nova instalação de iluminação numa ponte podem ser analisados e os respetivos dados enviados para um painel de uma aplicação de impacto social que resuma o sentimento público.

"Começámos por liderar a eficiência energética da iluminação LED e, em seguida, a ligação da iluminação para garantirmos vantagens operacionais para os nossos clientes. Agora que os pontos de luz já são suficientemente inteligentes para recolherem dados sobre a sua própria eficiência e o ambiente à sua volta, estamos a tirar partido dessa inteligência. Recorrendo aos dados das nossas luzes, dispositivos e sistemas ligados, queremos criar mais valor para os nossos clientes através de serviços com acesso a dados que desbloqueiem novas capacidades e experiências", afirmou Harsh Chitale, responsável pelo Setor Profissional da Philips Lighting.

A Interact também está concebida para promover a inovação criada por programadores externos à empresa, parceiros de desenvolvimento e clientes. Esta plataforma inclui um portal para programadores e um conjunto crescente de API licenciadas, o que possibilita o desenvolvimento de vários serviços com acesso a dados.

Os sistemas de iluminação conectada da Interact

Interact é também o nome dos sistemas de iluminação conectada que irão não só apoiar os clientes na melhoria das suas experiências de iluminação, mas que podem também gerar e carregar dados para a plataforma IoT Interact. Estes sistemas de iluminação conectada, os quais garantem uma experiência de utilização unificada, dispõem de aplicações destinadas a segmentos verticais de mercado específicos de cada tipo de indústria. Os sistemas que estão já disponíveis são:

• Interact City para iluminação de espaços públicos, estradas, ruas, áreas pedonais, parques e praças
  • Interact Landmark para iluminação arquitetural
  • Interact Office para escritórios e edifícios comerciais
  • Interact Retail para estabelecimentos de grandes dimensões destinados ao comércio e aos produtos alimentares
  • Interact Sports para estádios

Ainda este ano, a empresa irá lançar a Interact Industry, destinada às necessidades de iluminação específicas das fábricas, armazéns de mercadorias e centros logísticos. Ao longo dos próximos meses, serão acrescentados ao portfólio Interact outros sistemas de iluminação Interact dirigidos a segmentos específicos do mercado.

Para saber mais acerca das vantagens que a plataforma IoT Interact e os sistemas de iluminação Interact já estão a oferecer aos clientes do mundo inteiro, aceda a Interact-lighting.com.

Notas para Editores

Transição perfeita

Os atuais clientes dos sistemas de iluminação conectada da Philips Lighting irão beneficiar de uma transição perfeita para os sistemas de iluminação conectada Interact através de atualizações de software. Não irão perder as funcionalidades de que já dispõem e terão acesso ao ambiente de software com muito maior potencial da Interact.