Fundação PT promove inclusão digital com lançamento de PT MagicContact

- PT MagicContact, uma aplicação gratuita, inovadora e única que auxilia na acessibilidade às comunicações móveis;
 - Intuitiva, fácil de navegar e muito útil, permite aos cidadãos com dificuldades motoras tirar partido das funcionalidades de comunicação dos dispositivos móveis táteis;
 - Tecnologia desenvolvida pela Fundação PT, pelo SAPO e a MagicKey, tem papel relevante na promoção da inclusão e acessibilidade digital.

A Fundação Portugal Telecom (Fundação PT), em parceria com a MagicKey, uma spin off do Instituto Politécnico da Guarda, lança o PT MagicContact, uma aplicação gratuita para acessibilidade aos smartphones e tablets Android desenvolvida especificamente para cidadãos com limitações motoras que necessitem de utilizar a tecnologia móvel.

O PT MagicContact permite a pessoas com motricidade limitada ou sem mobilidade dos membros superiores efetuar chamadas, enviar mensagens escritas e aceder à Internet. A mais recente aplicação disponibilizada pela Fundação PT possibilita também comunicar de forma alternativa através de sínteses de voz, som gravado e símbolos, frases já programadas e tabelas de comunicação (agrupamento de símbolos ou famílias de palavras). A interação com o equipamento pode ser feita através de dois modos: por varrimento e por ampliação de zonas no ecrã.

Esta aplicação constitui uma solução eficaz para os utilizadores com limitações físicas ou em reabilitação, a quem são inacessíveis as mais-valias da massificação dos dispositivos móveis ocorridas nos últimos anos. Com o PT MagicContact, o acesso às funcionalidades elementares dos dispositivos móveis é assegurado independentemente do nível de motricidade, atribuindo a todos os utilizadores um maior grau de autonomia no acesso e domínio da tecnologia.

Inserida na estratégia de responsabilidade social corporativa e acessibilidade digital, esta iniciativa resulta de uma parceria de três entidades: a Fundação PT (conceção, usabilidade e coordenação), o SAPO (design gráfico e usabilidade) e a MagicKey (programação).

Sobre a Fundação PT

A Fundação PT, instituição privada sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, tem por objeto exprimir e concretizar o compromisso de intervenção social e apoio ao desenvolvimento da Portugal Telecom, promovendo e apoiando projetos, iniciativas e atividades que contribuam para o desenvolvimento da Sociedade da Informação e o combate à infoexclusão, bem como para o desenvolvimento dos usos sociais das tecnologias de informação e comunicação e a promoção da inovação e do desenvolvimento.

Sobre o MagicKey

Com sede no Instituto Politécnico da Guarda, o Magickey nasceu em 2005 para responder de forma eficiente às necessidades de interação com o computador por parte de pessoas sem membros superiores. Nesse mesmo ano foi produzida a primeira aplicação, o Magickey, que viria a dar nome a todo o projeto. Em 2006, esta aplicação foi galardoada com o Prémio Eng. Jaime Filipe, instituído pelo Instituto de Segurança Social, o que contribuiu para um ainda maior reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Instituto Politécnico da Guarda. Nos anos seguintes, outras aplicações foram desenvolvidas, tendo uma delas, o MagicEye, sido também premiada com o mesmo galardão Eng. Jaime Filipe em 2008. Os testemunhos dos utilizadores são encarados como a principal medida do trabalho do Magickey.