• Altice Portugal/

PT e CVT reforçam ligação da diáspora à população cabo-verdiana com serviço inovador “Dá $aldo Internacional”

• Parceria entre a TMN e a CVMóvel;

• Lançamento de serviço inovador que irá aproximar mais a diáspora à população cabo-verdiana;

• “Dá $aldo Internacional” permite que qualquer cliente TMN possa fazer carregamentos de saldo a clientes CVMóvel;

• Forte compromisso com Cabo Verde.

Praia, 9 de março de 2012

A Portugal Telecom (PT) e a CVTelecom (CVT) acabam de lançar um serviço inovador que vai reforçar a ligação da diáspora, que ascende os 87 mil cidadãos em Portugal, à população cabo-verdiana – “Dá $aldo Internacional”.

Fruto de sinergias criadas entre a TMN e a CVMóvel, operadoras móveis da PT e da CVT líderes nos mercados onde atuam, o serviço “Dá $aldo Internacional” consiste na possibilidade de qualquer cliente TMN efetuar carregamentos em Portugal para a população cabo-verdiana residente em qualquer uma das ilhas de Cabo Verde, cliente CVMóvel.

A solução inversa dos carregamentos móveis, CVMóvel/TMN, já está a ser desenvolvida, prevendo-se o seu lançamento para breve.

O serviço “Dá $aldo Internacional”, um claro exemplo de partilha de

know-how entre a PT e a CVT, vem assim estreitar a ligação entre os dois países. Atualmente, a comunidade cabo-verdiana é a terceira maior comunidade estrangeira residente em Portugal, e Portugal é o segundo país de destino da diáspora cabo-verdiana.

Este é o primeiro passo para uma solução internacional assente na diversidade geográfica das comunidades de expressão portuguesa nos continentes onde se encontram as operações internacionais do Grupo PT. O “Dá $aldo Internacional”, que a breve trecho permitirá aos clientes TMN carregar o telemóvel dos clientes de outros operadores móveis de participadas da PT no mundo, está a partir de hoje disponível para os cidadãos cabo-verdianos.

O processo de carregamento é muito simples e intuitivo e pode ser realizado em qualquer ATM ou PayShop:

• O cliente TMN envia um SMS, sem qualquer custo, para o 4070, com o nº de telemóvel do cliente CVMóvel, recebendo posteriormente a referência de carregamento para utilizar nos ATM’s ou PayShop;

• Utilizando a referência recebida anteriormente, o cliente TMN efetua o carregamento através do Multibanco ou em dinheiro através da rede de lojas aderentes (MB Spot e PayShop);

• Em seguida, o cliente TMN recebe a confirmação do carregamento entregue ao cliente CV Móvel, em Escudos Cabo-verdianos, sendo debitados 5% do montante carregado ao saldo ou fatura do cliente TMN;

• Por fim, o cliente CVMóvel recebe uma mensagem a indicar que lhe foi feito o carregamento.

Forte compromisso com Cabo Verde

A parceria estratégica entre a PT e a CVT – que decorre desde 1995, ano a partir do qual a PT passa a estar presente em Cabo Verde – tem vindo a reforçar a vocação do país como polo de inovação tecnológica, o que se traduz no desenvolvimento de uma moderna e extensa infraestrutura de telecomunicações.

O forte investimento na rede, associado à oferta de produtos e serviços inovadores, com forte valor para o cliente, permitiu atingir elevadas taxas de penetração. A CVT é assim uma referência na inovação, tendo sido pioneira na introdução de IPTV no continente africano em 2006.

Estes são alguns dos principais fatores que fazem da CVT um ativo estratégico para a economia cabo-verdiana, potenciando o acesso às comunicações e expandindo de forma exponencial a sua base de clientes, que hoje se situa nos 416 mil.

O compromisso da PT com Cabo Verde é visível, quer ao nível da geração de emprego, formação de quadros locais e dinamização de projetos de carácter social, quer na partilha da sua experiência no mercado móvel, de televisão e internet de banda larga em Portugal, o que permite à CVT alavancar a sua capacidade de investimento e o seu know-how nos mercados de banda larga, TV por assinatura, 3G e serviços convergentes.

A parceria da PT com a CVT agiliza, deste modo, a partilha das melhores práticas para a inovação em Cabo Verde, que se reflete na disponibilização de soluções tecnológicas de vanguarda no mercado cabo-verdiano.

Informações para imprensa:

Raquel Andrade Neves |Tlm. 351 963 419 443 | m.raquel.neves@telecom.pt