Colaboradores trazem “melhor amigo” para o trabalho

7ª edição PetWeek - 29 de junho a 3 de julho
A Purina acredita que as pessoas e os animais estão melhor juntos… no trabalho também!

• Arranca para a semana a 7ª edição da PetWeek - iniciativa promovida pela Purina, que tem por objetivo reforçar os laços entre donos e animais de companhia.
  • Assim, durante uma semana todos os colaboradores da Nestlé são convidados a levar o seu animal de companhia para o local de trabalho e participar em atividades conjuntas.
  • A organização prevê que esta seja a edição mais participada de sempre. Afinal, a PetWeek é já uma tradição na Nestlé.
  • Amigos e defensores dos animais, Nuno Markl e Ana Galvão, Manuel Marques e Tim Vieira aliam-se à iniciativa, participando em alguns momentos ao longo da semana.
  • Preocupada em promover uma sociedade que valorize mais o papel dos Pets, esta edição da Petweek regressa às escolas para sensibilizar as crianças para a importância que os animais de companhia têm na nossa vida e os cuidados que devemos ter com os nossos melhores amigos.

Lisboa, 25 de junho - Entre 29 de junho e 3 de julho, a sede da Nestlé em Linda-a-Velha receberá nas suas instalações os amigos de quatro patas dos seus colaboradores, para que juntos vivam uma semana totalmente dedicada a fortalecer os laços entre os donos e os seus animais de companhia. Esta edição contará com a dinamização de inúmeras atividades lúdicas - desde desafios de agilidade e obediência, mostras de raças, demonstrações, campanhas solidárias – e durante a mesma será ainda proporcionado um conjunto de serviços especializados como grooming, check ups veterinários e playground para cães. Por isso, quando saírem de casa para o trabalho, os colaboradores não se vão esquecer da chave, da carteira e… do seu pet!

Se em 2014, a PetWeek contou com a participação de 65 cães e 5 gatos, as expectativas da organização para este ano são ainda maiores. Como explica Pierre Durand, Country Business
Manager de Purina, “a adesão à PetWeek tem vindo a aumentar ao longo destes 7 anos, por isso, e porque este ano as novidades são muitas, esperamos ainda mais participações. A normal relutância que existia nas primeiras edições começa a desvanecer mediante a constatação de que esta experiência tem vindo a promover e melhorar as relações entre donos e os seus animais, e até entre colaboradores.
“Além disso, as pessoas começam a interiorizar que, de facto, não é assim tão complicado trazer o seu pet para o local de trabalho e que inclusivamente faz bem a ambos” reforça o responsável. A comprovar esta perceção, está o recente estudo desenvolvido pela Purina* que, recorrendo a imagens térmicas, revela que os cães ficam mais alegres quando em contacto com pessoas.

Este ano, o programa da PetWeek inclui um Pet Challenge, que irá premiar os animais mais astutos nos desafios impostos. Este desafio decorrerá dia 30, terça-feira, e será apresentado por Manuel Marques – que participará também acompanhado do seu cão -, contando ainda com a presença do “tubarão” Tim Vieira, no papel de júri.
Quarta-feira, 1 de julho, o dia é dedicado aos felinos, com a realização de uma mostra de raças felinas e ainda uma feira de solidariedade que visa promover a adoção de animais que se encontram neste momento ao cuidado de instituições várias, como por exemplo a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal, Animais de Rua e Animalife, bem como recolher alimentos para as mesmas. Eternos apaixonados pelos animais, Nuno Markl e Ana Galvão irão associar-se à divulgação desta campanha de adoção, participando ainda, acompanhados dos seus pets, em algumas atividades. Para além da mostra e da feira, todos os gatos e os seus donos poderão conhecer o novo projeto Cat Café “Aqui há gato”, do qual Tim Vieira se tornou investidor a partir do Shark Tank. Como o próprio nome indica o Cat Café é um estabelecimento onde os visitantes podem interagir com os gatos da proprietária enquanto tomam um café ou leem um jornal ou um livro, um conceito que já se espalhou pela Europa e no Mundo.

O dia seguinte será marcado por muita animação já que conta com uma demonstração de dança Freestyle e de Frisbee, protagonizada por alguns dos participantes do Portugal Got Talent. É também neste dia que a PetWeek visitará a Escolinha do Largo, em Cascais, promovendo atividades várias e o contacto das crianças com os animais.

A semana termina com Workshops de Obediência Básica e Avançada na sexta-feira à hora do almoço, seguida de uma tarde em festa com as crianças e pets, com jogos e outras dinâmicas.
Para além de reconhecer o papel dos animais de companhia na nossa sociedade, o objetivo da PetWeek é promover a integração dos mesmos nas diversas áreas do dia-a-dia das famílias. Segundo um estudo recente da Universidade da Virgínia, EUA, os colaboradores que trazem os seus animais para o trabalho têm tendência a baixar os níveis de stress. Foi demonstrada uma redução de cortisol no organismo dos colaboradores que trazem os pets para o trabalho - uma hormona que está associada ao stress, que pode originar hipertensão, depressão e aumentar o colesterol.
Estudos vários indicam que a presença dos pets no trabalho promove uma maior satisfação dos colaboradores e que ajuda a reter talentos, pelo facto de promover um melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional de cada um. Para além das relações entre empresa e colaborador, a semana dedicada aos animais de companhia promove também uma maior interação entre colegas de trabalho, bem como um ambiente mais descontraído que está associado a uma maior criatividade e produtividade.

Está prestes a começar uma semana animada, produtiva e muito feliz. Não perca!

Tags: