RENAULT-NISSAN-MITSUBISHI E GOOGLE JUNTAS NO DESENVOLVIMENTO DA NOVA GERAÇÃO DE INFOTAINMENT

?        A Aliança, líder mundial da indústria automóvel, assinou um acordo plurianual global com a Google, para equipar os automóveis Renault, Nissan e Mitsubishi com sistemas inteligentes de infotainment.
?        A Aliança irá utilizar o sistema operativo mais popular no mundo, o Android, para oferecer aos seus clientes um novo conjunto de serviços como o Googe Maps, Google Assistant e Google Play Store.
?        Estes serviços serão combinados com serviços conectados remotos, baseados na Alliance “Intelligent Cloud” e de diagnósticos de veículos.

A Renault-Nissan-Mitsubishi e a Google anunciaram, hoje, uma parceria tecnológica para integrar o sistema operativo Android nos automóveis vendidos pela Aliança, líder mundial da indústria automóvel, com o objetivo de fornecer tecnologia inteligente de infotainment e aplicações desenvolvidas na ótica do utilizador, nas diversas marcas e modelos da Aliança. A integração está prevista para 2021.
Os membros da Aliança que, no ano passado, venderam 10.6 milhões de veículos, em 200 mercados, vão integrar as aplicações e serviços de infotainment da Google, num sistema remoto baseado numa “cloud”, com o intuito de enriquecer a experiência dos clientes Renault, Nissan e Mitsubishi. Apesar das gamas de modelos da Aliança irem partilhar a plataforma Android, cada marca vai ter flexibilidade para criar o seu próprio interface e funcionalidades específicas.
Esta parceria, com infotainment, integra-se na estratégia do plano Aliança 2022 de equipar mais automóveis com serviços integrados e conectados baseados em “clouds”. O anúncio de hoje, que coincide com o primeiro aniversário do plano de médio prazo, simboliza o foco da Aliança nas tecnologias da nova geração. De acordo com o plano, a Renault-Nissan-Mitsubishi espera alcançar os 14 milhões de unidades vendidas no final do ano de 2022.
O plano inclui, também, o lançamento de 12 novos automóveis elétricos zero emissões, novas tecnologias de condução autónoma e o desenvolvimento contínuo da “Inteligent Cloud” da Aliança.
Ao combinar as últimas tecnologias da Aliança e da Google, os automóveis dos membros da Aliança vão dispor de um dos mais inteligentes e avançados sistemas de infotainment do mercado.
Condutores e passageiros terão ao seu dispor os recursos do Google e do Android para aceder a um ecossistema que inclui milhares de aplicativos existentes e um conjunto cada vez maior de novas aplicações. Esta integração, combinada com o vasto conhecimento de uma comunidade vibrante de desenvolvedores, vai permitir o acesso fácil no automóvel às aplicações mais populares. O sistema vai também ser compatível com outros sistemas operativos como o Apple iOS.

Hadi Zablit, Vice Presidente Sénior do Desenvolvimento de Negócio da Renault-Nissan-Mitsubishi, afirma: “A nossa parceria com a Google vai proporcionar aos proprietários dos nossos automóveis experiências mais ricas do ponto de vista do utente e que, de momento, só são possíveis fora do automóvel, ou de alguma forma limitadas, ligando um dispositivo Android a automóveis que sejam compatíveis com o mesmo. Estamos a desenvolver poderosas experiências on-board / off-board conectadas e sem interrupções nos nossos automóveis, além dos recursos das aplicações e serviços do Google a que muitos utilizadores do Google estão acostumados, incluindo o Google Maps, o Google Assistant e a Google Play Store.”
Kal Mos, Vice Presidente Global dos Veículos Conetados da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, acrescenta: “Com a integração da plataforma Andoid nos nossos sistemas de infotainment, adicionamos um novo nível de inteligência às nossas viaturas conectadas. No futuro, o Google Assistant, que emprega a tecnologia líder de AI da Google, pode vir a tornar-se na principal forma de interação dos clientes com os seus veículos. Com o Google Maps e o Google Assistant incluído nos sistemas de infotainment da Aliança, os nossos clientes vão dispor da mais avançada tecnologia de AI na ponta dos seus dedos. E com o acesso a bordo à Google Play Store, os nossos clientes vão poder desfrutar de um aberto e seguro ecossistema de Aplicações Android desenvolvidas para automóveis”.
Hiroshi Lockheimer, Vice Presidente Senior de Platformas & Ecossistemas da Google, declara: "A Google e a Renault-Nissan-Mitsubishi partilham de uma visão comum de disponibilizarem uma experiência segura, inteligente e enriquecedora nos seus veículos, com aplicações e serviços que lhe sejam familiares, atualizáveis e conectados. Estamos entusiasmados com a parceria celebrada com a Renault-Nissan-Mitsubishi, que vai permitir disponibilizar  o Google Assistant, Google Maps, e outras aplicações populares, através da Play Store a condutores e passageiros de todo o mundo."