RENAULT TRUCKS REÚNE OS MELHORES MOTORISTAS DO MUNDO EM ESPANHA

- Bruno Martins (Transportes Coelho Mariano) vai representar Portugal

No próximo dia 18 de outubro, 4ª Feira, Toledo será palco da final internacional do Optifuel Challenge 2017, uma competição de condução ecológica organizada pela Renault Trucks. 29 motoristas de outros tantos países irão competir para ganhar um camião Renault Trucks T480 Optifuel.

O Optifuel Challenge, uma competição de condução ecológica criada em 2012, ilustra de forma perfeita a abordagem abrangente da Renault Trucks em matéria de serviços ao veículo-motorista, bem como o seu empenho em contribuir para que os seus clientes aumentem a eficiência do combustível. O objetivo é a redução sustentada do consumo de combustível desde o primeiro quilómetro.

29 motoristas selecionados de um grupo de 2500

Desde o início de 2017, os países participantes na 4.ª edição do Optifuel Challenge têm vindo a realizar desafios a nível nacional. Agora, os melhores motoristas de todo o mundo, selecionados entre 2500 participantes, preparam-se para a final com início no dia 18 de outubro em Toledo, próximo de Madrid.

Uma final em duas fases

A final internacional está dividida em duas fases: na primeira, os motoristas preencherão um questionário que testará os seus conhecimentos sobre os princípios da condução ecológica e as formas de reduzir o consumo de combustível. Depois, os concorrentes participarão num teste de condução em estrada de 40 minutos num Renault Trucks T Optifuel com uma motorização de 13 litros Euro 6 step C. O vencedor será aquele que tiver consumido a menor quantidade de combustível sem sacrificar a velocidade de cruzeiro. Durante a competição, os motoristas serão assistidos por um representante da empresa respetiva e por um membro da rede local da Renault Trucks. As correspondentes equipas terão a capacidade de controlar o desempenho em tempo real através do sistema de gestão de frotas Optifleet.

Para assegurar a equidade entre os concorrentes, um sorteio determinará a ordem de passagem e a partida dos conjuntos trator/semi-reboque será escalonada. Um veículo adicional acompanhará cada grupo de motoristas para ter em conta o trânsito e outros fatores suscetíveis de afetar as condições de condução.

O melhor motorista ganhará um camião Renault Trucks T480 Optifuel.

Bruno Martins (Transportes Coelho Mariano), o vencedor da edição portruguesa de 2017 é o representante português nesta final: “É para mim um grande orgulho representar Portugal e a Transportes Coelho Mariano nesta competição internacional”.

Para Ricardo Gomes, Diretor Executivo da Galius representante exclusivo Renault Trucks para Portugal, “O sucesso desta segunda edição do Optifuel Challenge vem confirmar a boa aposta que significou trazer para Portugal este desafio. O Optifuel Challenge vem reforçar a importância que tem a consciencialização de que a redução do consumo e uma condução equilibrada é cada vez mais uma dinâmica global, importante para empresários e condutores. É também uma forma extraordinária de fortalecer parcerias e a relação entre a marca e os seus clientes”.

Nota: informação e fotografia do representante nacional em anexo.