Autocarro “O Mundo da Energia” estacionado em Sines e Santiago do Cacém

Aula Móvel sobre energias chega a Sines e Santiago do Cacém na próxima semana, entre os dias 4 e 9 de abril, e vai ser visitada por representantes das respetivas Câmaras Municipais. Exposição aberta a visitas de escolas e de famílias. Autocarro está em roadshow por Portugal durante 3 meses e, até 27 de abril, “O Mundo da Energia” vai passar ainda por Faro, Évora e Castelo Branco.

A exposição “O Mundo da Energia – sabias que?” chega segunda-feira, dia 4 de abril, a Santiago do Cacém, no âmbito do roadshow que está a fazer por Portugal e que teve início em Braga a 15 de fevereiro. Segue depois a sua rota para Sines, onde pode ser visitado entre os dias 6 e 9 do mesmo mês.

À semelhança do que aconteceu em Espanha nos últimos três anos, o autocarro da Fundação Repsol, uma aula móvel sobre energias com conteúdos didáticos interativos em português, está a visitar várias capitais de distrito pelo país até finais de abril. Até agora, já recebeu mais de 4 mil visitas nas cidades por onde passou.

“Este tipo de projetos contribui ativamente para a consciencialização da importância que a energia tem na vida da população e, sobretudo, na vida dos mais jovens, que devem ser os primeiros a dar o exemplo na mudança de hábitos”, considera a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Albergaria, que já teve oportunidade de visitar a exposição.

Destinada sobretudo a alunos do ensino básico do segundo e terceiro ciclos mas também a todos os interessados por energias, esta iniciativa da Fundação consiste numa campanha de sensibilização educativa cujos objetivos principais são difundir os processos da cadeia de valores da energia, esclarecer alguns mitos e curiosidades sobre o petróleo e incentivar hábitos responsáveis na utilização energética. A “Aula Móvel” pretende também familiarizar os jovens com o mundo da energia e fomentar o interesse pela ciência e investigação nesta área. Lá dentro, crianças e jovens vão poder encontrar vários conteúdos interativos que lhes vão mostrar a importância da energia na nossa vida.

Em Santiago do Cacém e Sines, o autocarro da Fundação vai estar estacionado em vários locais:
4 de abril: Escola Secundária de Vila Nova de Santo André
5 de abril: Escola Secundária Manuel da Fonseca - Estrada de Santa Cruz
6, 7, 8 e 9 de abril: Antiga estação dos caminhos de ferro – Avenida General Humberto Delgado, Sines
Escolas, instituições e outros interessados estão convidados a marcar visita ao autocarro entre as 9:00 e as 18:00 horas. As visitas escolares durarão cerca de 50 minutos por turma e as das famílias e adultos terão a duração de cerca de meia hora.
A iniciativa tem tido uma grande adesão junto do público português: mais de 4 mil jovens e adultos já visitaram o autocarro. Em Espanha registaram-se em 2015 mais de 35.900 visitas em 76 localidades.

Mais informações sobre o projeto disponíveis no site da Fundação Repsol.

Para marcações, contacte info@omundodaenergia.net ou o 213589715.