Curso de som e formação de produção de áudio na Restart Porto

O instituto já está instalado no Centro de Produção da RTP e os primeiros cursos começam a abrir. Inscrições para outros cursos a decorrer

A Restart – Creative Education já formou milhares de profissionais ao longo dos seus 13 anos de história. Por isso, através da expansão da sua oferta para o Porto, a escola pretende continuar a proporcionar uma experiência educativa de excelência e qualidade, mas agora aos estudantes e profissionais mais a norte do país. Assim, a Restart Porto começa, neste mês de novembro, a abrir os seus primeiros cursos, entre eles o curso de Som, que irá decorrer entre novembro e o final de fevereiro de 2017, e o workshop de Pro Tools da Avid – software para produção de áudio mais usado mundialmente em estúdios de televisão e música –, nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de novembro. Ambos terão lugar nas instalações da Restart Porto, no Centro de Produção da RTP, no Monte da Virgem.

O curso de Som destina-se a todos os interessados em ganhar competências em tecnologias e técnicas de áudio, e que revelem alguma vocação para fenómenos do som, da música, das tecnologias e dos media. Com o objetivo de formar técnicos de áudio, com especial incidência no estúdio de som, em gravação, mistura, masterização e na produção musical, o novo curso da Restart Porto ocorre todas as terças, quartas e quintas-feiras entre novembro e fevereiro de 2017 e, no final, os estudantes terão de apresentar um projeto musical. Durante o curso – que contará com formadores de excelência – são esperadas visitas e conversas com alguns convidados especiais da área. Os formadores Suse Ribeiro, Clara Cardoso, João André, Miguel Pinheiro Marques, Inês Lamares e Fernando Rodrigues são engenheiros de som, produtores e músicos reconhecidos da indústria musical.

Já o workshop de Pro Tools 101 da Avid decorre nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de novembro, na Restart, sendo que a escola criativa é a única entidade em Portugal que pode certificar Pro Tools. Este software de áudio é uma referência de topo, muito utilizado nos estúdios em todo o mundo, desde as cadeias de televisão, aos estúdios de produção musical, bem como de pós-produção de som para imagem, e que permite ao utilizador assegurar uma produção fiável e de qualidade.

Assim, os participantes – estudantes e profissionais de som com pouca ou nenhuma experiência neste software – vão iniciar a sua primeira gravação de áudio, trabalhar com os diversos tipos de media, aprender técnicas de edição e mistura, e caso atinjam os objetivos mínimos do workshop receberão o certificado AVID – reconhecido pela industria e válido em todos os países, em que os utilizadores certificados ficam automaticamente num banco de dados da AVID. O workshop em Pro Tools terá como orientador Vasco Lima – formador da Restart desde 2003 –, que conta com uma carreira como Técnico de Som, Produtor Musical, Sonoplasta, Supervisor de Audio/ Sound Designer, tendo trabalhado em inúmeros projectos, discos e tours de diversas bandas e artistas a solo, a nível nacional e internacional.