Férias de Natal divertidas e criativas para ocupar os tempos livres

Para jovens entre os 10 e os 15 anos, as férias criativas da Restart estão de volta. Fotografia, som, animação e videojogos são áreas em destaque

Como podem os mais jovens ocupar os tempos livres nas férias de natal de forma lúdica, mas também pedagógica? Esta é a pergunta que milhares de pais fazem nesta altura do ano. Para responder a esta necessidade, a Restart – Creative Education vai organizar um programa de férias criativas, entre 19 e 22 de dezembro, destinado a jovens entre os 10 e os 15 anos, que tenham interesse em aprender mais sobre fotografia, som, animação e videojogos. O programa “Restart Jovem” decorre das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, nas instalações da escola, em Belém, e revela-se uma oportunidade única para explorar e descobrir, durante quatro dias, como funcionam estas quatro áreas criativas.

O primeiro dia será dedicado à “fotografia” e terá Sara Santos como orientadora, onde os jovens vão poder aprender como funciona uma máquina fotográfica, fazer uma reportagem e fotografar em estúdio. O “som” será o destaque do segundo dia, em que vão descobrir como funciona um estúdio de som, usar microfones, gravar, misturar, processar e colocar efeitos com o formador Vasco Lima. Já no dia 21 de dezembro, será a vez da área dos “videojogos” com Tiago Cárita a orientar, em que os participantes vão poder criar personagens e cenários, construir desafios de jogos, testar e jogar. No último dia, vão explorar a utilidade da “animação” com o formador Jorge Sá, separando um movimento em partes, aprendendo as regras base, e elaborando um filme de animação em stop motion.

As férias criativas da Restart possibilitam aos participantes a oportunidade de desenvolver capacidades e competências práticas de comunicação e expressão, através do recurso às novas tecnologias e à inclusão da criatividade, inspirando e motivando a descoberta pela sua possível vocação. Esta é também uma forma de cultivar nos mais jovens o gosto pelo mundo artístico, criativo e digital, que cada vez mais precisa de olhares revolucionários e distintos. O programa completo com as atividades poderá ser consultado em www.restart.pt/ferias-criativas-natal.