É necessário arriscar para “vingar” no mercado – Royal Canin inspira veterinários empreendedores

No passado dia 25 de outubro decorreu o evento “Inspirando o futuro, Business Talks for Vets”, organizado pela Royal Canin, empresa líder em inovação de nutrição saudável para cães e gatos.

O Teatro Gran Maestre de Madrid foi palco de um evento diferenciador dedicado à inovação, em que palestrantes de diferentes âmbitos empresariais de Portugal e Espanha expuseram quais são os futuros desafios das pequenas e médias empresas (PMEs) e dos empreendedores que pretendem iniciar o seu próprio negócio. Um dos temas centrais foi a importância do Big Data e a importância de estratégias empresarias na veterinária cada vez mais adaptadas e orientadas para o futuro.

O objetivo do evento desenvolvido pela Royal Canin era oferecer a empreendedores e a PMEs do setor veterinário uma visão diferente do sector através de palestrantes de elevado prestígio que contaram, na primeira pessoa, as experiências que os levaram a abrir as suas mentes e a conseguir o êxito dos seus negócios.

As apresentações iniciaram-se com uma introdução de François Regis Ponçon, Diretor Geral da Royal Canin Iberia , que se centrou nos principais desafios de gestão no sector veterinário, fazendo uma comparação entre liderar uma grande organização e liderar um negócio veterinário, destacando a importância da gestão do tempo, da gestão de equipas e da gestão da mudança.

Jorge Lopéz, Senior Advisor da Barrabés Next , destacou a importância de ter em conta que o mundo está em constante mudança e que a forma como se trabalha atualmente já não será uma realidade no futuro. Adicionou que as PMEs e os empreendedores devem centrar a sua estratégia no cliente, nas suas experiências e necessidades, aproveitando as novas oportunidades que surgem graças à era da digitalização. O orador partilhou a história de sucesso da Barrabés onde destacou que o êxito dependeu grandemente de ter bem definido o público para o qual dirigiam a estratégia e de ser coerente na oferta a esse segmento. Lopez finalizou incentivando os presentes a não terem medo de experimentar e de correr riscos.

Big Data, o grande aliado de PMEs e empreendedores

José Luis Valdivieso, CEO e Co-fundador da DatMean , evidenciou a importância do Big Data para qualquer empresa, e destacou a quantidade de dados que estão a ser gerados atualmente por todos os utilizadores e que são de vital relevância para a criação de estratégias empresariais. Estes dados estão pela primeira vez, disponíveis para todas as PMEs, ajudando tanto as PMEs como aos empreendedores e aproximar-se dos seus clientes de uma forma mais personalizada e apresentar soluções feitas à medida das necessidades de cada cliente.

Por sua vez, Juan Luis González, sócio fundador e Diretor Geral da Orange3 , inspirou os participantes a lutarem pelas suas ideias, mesmo quando mais ninguém acredita nelas, evidenciando que nunca se sabe ao certo o que vai “vingar no negócio”. Realçou a importância de criar uma marca com valor acrescentado para se conseguir destacar no sector e diferenciar-se da concorrência. Para ele, a chave do sucesso consiste em chegar ao cliente através da experiência e das emoções, surpreendendo-o e enamorando-o. É necessário personalizar a empresa, para que o cliente veja que esta tem uma personalidade, o que também ajudará à obtenção de receitas por referência, isto é, através da recomendação da experiência pelo cliente aos amigos.

A relação pessoal com o cliente, um elemento chave

Pablo Pazos Rey, CEO da Barkibu , afirmou que vivemos numa economia baseada em comunidades online, que já não se fala de produtos e serviços, mas sim de relações. Agora o foco recai nas relações com o cliente e na gestão dessas relações, algo que as grandes empresas têm dificuldade em conseguir alcançar, e sobre a qual as PMEs e empreendedores têm uma grande vantagem.

Elisabete Capitao, Responsável de Rethink vet business, olhou sobre o tema “O hábito faz o veterinário”, baseando-se no método de Stephen Covey sobre os “7 hábitos de pessoas altamente eficazes” e destacou a importância do desenvolvimento pessoal do líder e a criação de hábitos e de formas de trabalhar que melhoram a forma de interagir com a equipa e aumentam a sua produtividade, para que desta maneira melhore a relação com o cliente.

Paixão e emoção acima do dinheiro

O evento continuou com a participação de Pere Mercader, fundador e consultor da VMS , que partilhou algumas histórias pessoais, falando sobre o quão importante é manter a essência e a identidade da pessoa e da empresa, para se alcançar o sucesso. Destacou ainda a importância da educação e da formação como forma de capacitar os colaboradores da empresa a fazer mais, e a apresentar serviços diferenciados no mercado em que atuam. Pere Mercader terminou a sua palestra defendendo que se as empresas ficarem obcecadas com “ganhar dinheiro”, irão fracassar. E enfatizou a importância de manter a paixão do que fazemos para garantir o sucesso, e assegurou que desde que não se perca a emoção, o “dinheiro” virá atrás.

Finalmente, e já apenas para os participantes presenciais do evento, contou-se com a intervenção de Emilio Duró , sócio fundador da ITER consultores e membro de diversos conselhos de administração e ex-diretor de diferentes organizações, que partilhou que o segredo do êxito está no otimismo, na paixão pela vida e pelo que se faz. Reforçou a importância do trabalho árduo e do conhecimento, aliados a cuidados a nível físico, emocional, mental e espiritual.

“Inspirando el futuro. Business talks for Vets” foi um evento onde se experienciou um ambiente de aprendizagem, conexão emocional, motivação e inspiração. Conseguiram-se romper barreiras mentais, fossem estas reais ou percecionadas, através da discussão dos atuais modus operandi de empresários de sucesso no negócio veterinário.

De acordo com Marcelo Artacho, Sales & Marketing Director Veterinarian Channel Royal Canin Iberia “o balanço final do evento foi extremamente positivo, com caracter autêntico, e de elevada relevância para todos os presentes quer fisicamente, quer por vias das novas tecnologias ( streaming )”.

Caso pretenda ainda assistir ao evento gravado, poderá fazê-lo a partir do website: www.inspirandoelfuturo.com .

Para aceder a mais imagens do evento, siga este link: https://we.tl/QSObJRDTSO

Sobre a Royal Canin Iberia

A Royal Canin é uma empresa pioneira no setor da alimentação de animais domésticos.

A Royal Canin canaliza o seu sucesso no estudo constante destes animais, a fim de fornecer aos cães e gatos a solução nutricional mais adequada com base na sua idade, tamanho, raça, estilo de vida ou especificidade.

A Royal Canin faz parte do grupo Mars, uma empresa familiar privada com vendas superiores a 33 mil milhões de dólares e com mais de 80.000 parceiros.

Todos os parceiros do grupo partilham os Cinco Princípios; Qualidade, Responsabilidade, Mutualidade, Eficiência e Liberdade e esforçam-se diariamente na construção de relações de colaboração mútua, que se traduzem num crescimento que a faz sentir-se orgulhosa enquanto empresa.

A Royal Canin em Espanha e Portugal, em 2017, volta a estar novamente na lista BWP das "melhores empresas para trabalhar" e, fiel à sua filosofia de alcançar um mundo melhor para os animais de estimação, dá como exemplo a sua sede, que é um escritório amigo dos animais há 15 anos.

Alimentação para Gatos e Cães.