• Salmora/

Salmora: primeiro Live Kitchen & Bar algarvio apresenta novo menu de verão e novidades ao almoço

Report this content

O Salmora Live Kitchen & Bar é o mais recente espaço algarvio e o primeiro Live Kitchen da região. A sua decoração moderna e vanguardista contrasta com os recantos acolhedores e com a honestidade da cozinha de autor que prima pela rigorosa seleção de produtos locais e da época. A cozinha é portuguesa, mas procura inspiração nas viagens e nos sabores do mundo percorrido pelo Manel Perestrelo, head chef que assina um menu desenhado a pensar na partilha entre amigos e nos dias longos de verão. Os pratos são harmonizados com uma carta ímpar de cocktails e vinhos, outro dos fatores de distinção deste espaço que propõe animar os dias e as noites do Algarve.

Situado no coração de Vilamoura, numa das ruas que contorna a Marina, o Salmora Live Kitchen & Bar oferece uma experiência única de cozinha ao vivo onde a transparência do contacto direto com chef e cozinheiros proporciona uma refeição distinta. "A nossa cozinha está localizada no centro do restaurante e tem cerca de 18 lugares dispostos em mesas que a contornam, exatamente para proporcionar aos nossos clientes a máxima proximidade com toda a equipa e um acompanhamento de toda a preparação e confeção dos pratos", refere Manel Perestrelo, que passou por restaurantes como o The Fat Duck (três estrelas Guia Michelin), de Heston Blumenthal ou Cantinho do Avillez, de José Avillez. "A cozinha é o nosso maior orgulho. Por isso expandimos a experiência live kitchen aos restantes espaços do restaurante colocando ecrãs que transmitem, em direto, toda a dinâmica por detrás da refeição" acrescenta o responsável.

Para o verão que se aproxima, o Salmora Live Kitchen & Bar preparou um menu especial, disponível até setembro, onde predominam os peixes, os mariscos, os tártaros, os carpaccios e os ceviches, num verdadeiro elogio aos produtos-estrela da época e da região. Para abrir o apetite, o chef sugere o cocktail Serafina (10€) que acompanha na perfeição a frescura das Ostras Marinadas com Mignonette de Framboesas (10€). O menu de verão é rico em

sugestões para petiscar ou partilhar entre amigos depois da praia ou antes de uma saída à noite, entre elas o Tártaro de Atum Marinado com Gengibre Cristalizado (18,5€), o Carpaccio de Bacalhau com Azeitona Galega, Cebola Frita e Limão (17,5€), as Puntillitas com Maionese de Alho e Limão (11€) ou o Quente e Frio de Foie Gras e Maçã Verde (17€). Para terminar, a sugestão recai sobre a frescura da fruta da época numa Pavlova de Morangos e Manjericão com Mousse de Mascarpone (8€).

O calor e os dias de praia trazem outra novidade ao Salmora Live Kitchen & Bar, um menu de almoço assente numa variedade de pratos frescos e simples, preparados para levar para a praia ou para desfrutar na esplanada do restaurante. "Temos clientes fixos que chegam a visitar o nosso restaurante duas e três vezes por semana. Era muito importante oferecermos uma opção de almoço Grab & Go com valores mais acessíveis – ticket médio de 12,5€ – mantendo a frescura e o requinte a que os habituámos nos restantes momentos", refere o chef Manel Perestrelo. Ao almoço, as estrelas são o Hambúrguer de Salmão com salmão curado, queijo-creme, alface iceberg, açúcar mascavado e cebolinho (10€) ou o Ceviche Asiático confecionado com corvina fresca, leite de tigre, alho francês crocante, óleo de sésamo e pickle de daikon (12€). Destaque ainda para os já conhecidos Pregos de Atum (14€) e do Lombo (14€) em Bolo do Caco.

O Salmora Live Kitchen & Bar tem 90 lugares sentados e cerca de 300m2 de área com espaços e recantos para todos os gostos e preferências. Da ampla esplanada em madeira ao requintado bar de cocktails, do colorido e original jardim de inverno às mesas live kitchen, tudo gira em torno da imponente sala principal. A decoração é sóbria, mas ousada. As instalações artísticas feitas a partir de antigas bicicletas recicladas e os apontamentos de natureza concorrem com os luxuosos tons de negro e bronze, criando uma atmosfera que é tão moderna quanto tradicional e onde impera o design e a inovação.

Biografia Manel Perestrelo

O Chef Manel Perestrelo tem 31 anos e é natural de Lisboa. Habituado a bons convívios com a família à mesa, desde cedo ganhou o gosto pela cozinha e percebeu que o seu futuro haveria de passar pelas cozinhas profissionais.

Começou por estudar Gestão de Empresas na Universidade Católica, mas a vontade de ser cozinheiro falava mais alto. Rumou a Barcelona onde se licenciou em Cozinha e Pastelaria numa das melhores escolas europeias, tendo passado pelas cozinhas do Hofmann de Mey Hofmann (uma estrela Michelin), do The Fat Duck de Heston Blumenthal (três estrelas Guia Michelin). Aqui aprendeu que cozinhar era suscitar reações, emoções e experiências às pessoas. Decidiu voltar a Portugal e rapidamente integrou a equipa de José Avillez (duas estrelas Guia Michelin), no Cantinho do Avillez, tendo vindo a chefiar o restaurante Café Lisboa. Atualmente como Head Chef do Salmora Live Kitchen & Bar, Manel

Perestrelo encontra-se a preparar a abertura de mais dois espaços no Algarve e um espaço em Lisboa com uma cozinha de interpretação mais pessoal, com a sua assinatura.

Horário de abertura – das 12h às 02h (Live Kitchen entre as 16h00 e as 24h00). Live DJ Set às sextas-feiras.

Morada - Rua do Clube Náutico, Edifício Vila Lusa, Bloco 2B Loja 5, Vilamoura, Algarve (estacionamento gratuito)

Telefone e reservas – 289 315 154

Tags: