Samsung C-Lab revelou novos projetos criativos na CES 2018

A empresa deu a conhecer três inovadores projetos do programa Samsung C-lab e novos produtos comerciais oriundos de sete start-ups, na Consumer Electronics Show (CES) deste ano

Lisboa, 16 de janeiro de 2018 – A Samsung Electronics anunciou, na Consumer Electronics Show 2018 (CES), três novos e inovadores projetos desenvolvidos ao abrigo do seu programa Samsung C-Lab (Creative Lab). Além disto, sete start-ups originadas no C-Lab deram a conhecer os seus novos produtos na CES 2018 para explorarem novas oportunidades de negócio.

“Desde que foi lançado, há cinco anos, o nosso programa C-Lab já conquistou uma fantástica dinâmica na Samsung. Não só ajudou a promover uma cultura assente na inovação, como também abriu as portas aos nossos colaboradores mais talentosos e criativos que desta forma podem desenvolver novos e inovadores projetos. Vamos continuar a apresentar projetos inovadores através do nosso programa Samsung C-Lab”, disse Jaiil Lee, vice-presidente e responsável máximo pelo Centro de Inovação e Criatividade (Creativity & Innovation Center) na Samsung Electronics.

Os três novos projetos do Samsung C-Lab incluem:

• S-Ray (Sound-Ray) é uma coluna portátil direcional que os utilizadores podem transportar consigo para qualquer lado. As colunas direcionais existentes são tipicamente mais estáticas devido à sua dimensão e preço, mas a S-Ray é uma coluna direcional mais pequena, mais leve e mais portátil que as anteriores da marca, estando integrada num sistema modular único que mantém as vantagens das colunas e/ou auriculares direcionais convencionais. Através de áudio direcional, a S-Ray pretende ajudar a reduzir o tempo de utilização dos tradicionais auriculares que podem causar sensação de desconforto nos ouvidos e evitar a distração e o incómodo que as colunas Bluetooth podem causar a terceiros. O áudio direcional presente nas colunas S-Ray permite a presença de múltiplos equipamentos S-Ray no mesmo espaço sem que os diversos sons não se misturem nem causem interferência. Ainda na CES 2018 e com o S-Ray, a Samsung deu a conhecer uma variedade de outros produtos, como é o caso do altifalante Neckband (Neckband speaker), do altifalante portátil Handy (portable speaker) e de uma capa para smartphone.
  • GoBreath é uma solução de recuperação para pessoas que sofreram lesões nos pulmões e registam complicações pulmonares pós-operatórias, após a anestesia geral. Por regra, estes doentes devem exercitar uma respiração profunda para recuperarem mais rapidamente, com a ajuda de um dos métodos convencionais - o inspirómetro. No entanto, a respiração profunda pode revelar-se um desafio para os doentes submetidos a uma cirurgia devido à dor que causa nos pulmões. Um médico do Centro Médico da Samsung (Samsung Medical Center) criou o conceito do GoBreath, um equipamento portátil e uma aplicação móvel que ensinam aos pacientes as técnicas básicas para inspirarem, tossirem ou respirarem profundamente, com vista a acelerar a recuperação e permitir a diminuição do tempo total da mesma. Os doentes podem seguir as orientações para os exercícios e avaliar o ritmo de recuperação dos seus pulmões através da aplicação. O GoBreath oferece ainda um serviço web, com armazenamento na cloud (nuvem), para os médicos, que os ajuda a monitorizar o progresso de recuperação dos seus pacientes e oferece algumas dicas úteis para os exercícios do GoBreath e para a utilização da solução.
  • Os Relúmino são óculos inteligentes de auxílio visual que ajudam as pessoas com dificuldades de visão a ver as imagens de uma forma mais clara quando lêem um livro ou observam um objeto. A aplicação Relúmino foi inicialmente dada a conhecer no Mobile World Congress 2017, e os óculos Relúmino foram posteriormente desenvolvidos para permitir que as pessoas com deficiências visuais pudessem utilizar esta tecnologia de uma forma mais confortável e discreta. Pelo facto de trabalharem em conjunto com um smartphone, e de utilizarem o seu processador e bateria, os óculos Relúmino são leves e confortáveis de usar. O smartphone processa as imagens a partir de vídeos projetados através da câmara dos óculos. As imagens processadas são depois reproduzidas no ecrã dos óculos Relúmino para ajudar o utilizador a ver as coisas mais nitidamente.

À margem destes projetos, sete start-ups criadas no Samsung C-Lab - LINKFLOW, Kitten Planet, lululab, KIDSOFT, Mangoslab, Innomdle lab, e analogue plus – participaram na CES 2018, para demonstrar os seus novos produtos comerciais e explorar oportunidades de negócio a nível global.

Um dos exemplos que merece destaque é a FITT360 da LINKFLOW, uma câmara wearable premiada com o CES 2018 Innovation Award na categoria Digital Imaging. Esta start-up focou-se inicialmente no mercado dos consumidores (B2C) que viajam a título pessoal, mas recentemente redirecionou este foco para um modelo de cliente empresarial (B2B), ligado à indústria da segurança, com um modelo que oferece uma maior autonomia.

Criado em dezembro de 2012, o Samsung C-Lab é um programa de incubação orientado para os colaboradores da Samsung que promove uma cultura corporativa criativa e a criação de ideias inovadoras. O programa suporta o desenvolvimento de ideias provenientes de distintas áreas de negócio. Iniciado em 2015, o Samsung C-Lab pretende apoiar os colaboradores da Samsung – que terminaram com sucesso os seus projetos no Samsung C-Lab – a lançarem as suas próprias start-ups.

Sobre a Samsung Electronics Co., Ltd.

A Samsung Electronics Co., Ltd. inspira o mundo e molda o futuro, através do desenvolvimento de tecnologias e ideias inovadoras. A empresa está a redefinir o universo das televisões, smartphones, equipamentos wearable, tablets, eletrodomésticos, sistemas de rede, memórias e soluções LED. Para aceder às notícias mais recentes, visite a Sala de Imprensa em http://news.samsung.com

Informação Complementar

1. LINKFLOW (www.linkflow.co.kr

A 'LINKFLOW' desenvolveu uma câmara wearable 360, com um formato semelhante ao de um colar (neckband), que grava vídeo em Full HD a partir do ponto de vista da própria pessoa, podendo este vídeo ser transmitido em tempo real. A empresa tinha originalmente como alvo os consumidores que viajavam frequentemente a título pessoal e os desportistas, mas descobriu uma nova oportunidade de negócio no mercado da segurança. O modelo comercial para os clientes empresariais (B2B) chegará a empresas de segurança em todo o mundo.

2. Kitten Planet (www.brushmon.com)

A 'Kitten Planet' lançou uma escova de dentes com ultrassom para crianças, designada 'Brush Monster', que as ensina a escovar de forma eficaz os dentes com a ajuda de um guia em realidade aumentada (RA). As crianças podem escovar os dentes de uma forma divertida através de funcionalidades aliciantes como a recolha de imagens de monstros ou a partilha de selfies.

3. lululab (www.lulu-lab.com)

A 'lululab' desenvolveu um assistente de cuidados com a pele que tem por base a Inteligência Artificial (IA), o Lumini. O algoritmo de Inteligência Artificial captura e analisa as imagens do rosto para permitir prever de forma inteligente potenciais problemas de pele, e sugere os produtos que serão mais adequados para cada cliente com base nos dados recolhidos sobre as medições. A solução pode ser implementada em equipamentos distintos, desde dispositivos portáteis, a quiosques ou equipamentos de sinalização.

4. KIDSOFT (www.kidsoft.kr)

A 'KIDSOFT' desenvolveu o 'Carrie Watch' que ajuda as crianças a desenvolver bons hábitos e a melhorar as suas capacidades cognitivas. Os mais novos podem planear atividades com os seus pais com a ajuda do relógio ou receber recompensas por cumprirem uma tarefa corretamente. Além disto, os pais podem conseguir medir os níveis de atenção da criança através do relógio. A empresa terminou um projeto de investigação conjunto com o Seoul National University Hospital para desenvolver um modelo de desenvolvimento comportamental infantil com recurso ao relógio.

5. Mangoslab (www.mangoslab.com)

A 'Mangoslab' lançou com sucesso uma impressora inteligente de notas autocolantes (post-its) designada por 'nemonic'. Através de um smartphone, os utilizadores podem aceder a templates úteis e imprimir notas gratuitamente. Os dados podem ser armazenados e geridos num servidor cloud (nuvem) e o equipamento pode ser usado por, até, 20 pessoas em simultâneo, através da tecnologia Bluetooth.

6. Innomdle Lab (www.mysgnl.com)

O 'Innomdle Lab' desenvolveu uma inovadora bracelete de relógio - 'sgnl' – que gera vibrações sempre que um sinal de voz é recebido via bluetooth. Essas vibrações são transmitidas através da mão até à ponta dos dedos. Quando o utilizador coloca o dedo no ouvido, as vibrações transformam-se novamente em voz. O dispositivo permite às pessoas efetuarem e receberem chamadas telefónicas num ambiente silencioso, sem terem de se preocupar com a questão da privacidade.

7. analogue plus (www.analogue-plus.com

A 'analogue plus' desenvolveu um dispositivo de comunicação inteligente para utilizadores de capacetes - 'Ahead'. O equipamento é anexado ao capacete, deixando ambas as mãos e ouvidos livres. Com a ajuda do ‘Ahead’ os motociclistas, ciclistas e esquiadores podem atender chamadas e ouvir música de uma forma segura com.