Empresas convidadas a Reparar com a Santa Casa

Report this content

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) convida uma vez mais as empresas a participar na quinta edição da REPARAR, Ação de Voluntariado de Reparações Solidárias. A ação vai reparar mais um conjunto de habitações degradadas de pessoas idosas, utentes da instituição.

Em 2015, o objetivo da Santa Casa é REPARAR 30 casas e alargar o âmbito desta ação, que decorrerá em duas fases - de maio a julho e de setembro a novembro 2015, procurando beneficiar mais utentes e abranger um maior número de intervenções relativamente às edições anteriores.

No quadro das suas iniciativas de responsabilidade social e voluntariado, participam nesta edição da Reparar como empresas apadrinhadoras, a Comfort Keepers, Fundação EDP, Fundação PT, Gertal, Grupo Brodheim, Iberlim, Leroy Merlin e Strong, já associadas a esta iniciativa em anos anteriores, bem como outras entidades que se encontram ainda em fase de adesão. A própria Santa Casa também participa na REPARAR com os seus colaboradores.

A Fundação EDP será novamente parceira da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na edição de 2015 da REPARAR com recurso ao voluntariado de competências, através da constituição de uma Bolsa de Eletricistas Voluntários EDP.

Com este programa, além de uma intervenção direta que permitirá oferecer melhores condições de habitabilidade, autonomia e bem-estar aos utentes dos seus centros de dia ou do serviço de apoio domiciliário, a Santa Casa promove o voluntariado como instrumento fundamental da política de responsabilidade social das empresas. Neste sentido, pretende também sensibilizar a sociedade portuguesa, levando-a a procurar novas formas de pensar a qualidade de vida dos mais idosos e, fundamentalmente, a intervir.

29 de Maio 2015 assinala o arranque desta 4ª edição com a participação de 12 voluntários das empresas Iberlim – Strong, que neste dia vão arregaçar mangas para dar mais conforto e acessibilidade a uma das casas identificadas pela SCML no âmbito desta ação.

Em três edições da REPARAR, foram reparadas 77 casas de idosos carenciados com o apoio de 45 empresas apadrinhadoras e a participação de 853 voluntários. No total, foram contabilizadas 6744 horas de voluntariado e um investimento que rondou os € 300.000,00.

Esta iniciativa pretende unir empresas e pessoas. Contribuiu para reparar não só casas e paredes, mas também a vida de 92 utentes idosos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que passaram, assim, a viver melhor e com mais dignidade.

Na edição de 2015, a REPARAR prossegue este caminho, mas inova no modelo de operacionalização, tendo por base a experiência acumulada dos anos anteriores, alargando não só o período de concretização da ação de 2 para 6 meses, como no número de casas abrangidas e no tipo de intervenções, o que permite beneficiar mais habitações de idosos carenciados da cidade de Lisboa.

As empresas que no âmbito da sua responsabilidade social, pretendem apoiar o Programa REPARAR podem fazê-lo de duas formas, através do apadrinhamento das reparações de duas casas de utentes da SCML ou estabelecendo uma parceria com recurso ao voluntariado de competências, através da integração dos seus colaboradores numa bolsa de voluntários que visa a realização de reparações pontuais e especializadas nas casas dos utentes (eletricistas, canalizadores, serralheiros, entre outras).

A sua empresa está interessada em participar nesta ação?
Comunique-nos a sua intenção de adesão aqui: reparar@scml.pt

Tags: