Alejandro Mesonero-Romanos, galardoado com o prémio Eurostars

/         O Automotive News Europe reconheceu o seu trabalho na renovação completa da gama SEAT
/         Recebeu em Paris este prémio perante mais de 70 líderes da indústria automóvel

Alejandro Mesonero-Romanos, diretor de Design da SEAT, foi agraciado com o prémio Eurostars na categoria Design atribuído todos os anos pela publicação Automotive News Europe. A publicação premiou a excelência do seu trabalho nos últimos sete anos com a renovação do design de toda a gama SEAT. A cerimónia ocorreu em Paris perante mais de 70 líderes do setor automóvel.

Durante o evento, o diretor de Design da SEAT sublinhou que "é um orgulho receber este reconhecimento que faço questão de estender a toda a equipa de Design da SEAT. Trabalhamos com muito esforço para fazer da SEAT a grande marca que é atualmente e para desenhar automóveis que se adaptem ao que o cliente procura. Este prémio é, sem dúvida, mais uma motivação para continuarmos a procurar a excelência no futuro”.

O design é uma área chave para a SEAT e representa um pilar estratégico para a marca. De facto, o Centro de Design em Matorell é atualmente um dos centros de referência da sua classe no sul da Europa e onde se desenham, desde o primeiro traço, todos os modelos da SEAT, bem como outros projetos de colaboração com o Grupo Volkswagen.

Sobre Alejandro Mesonero-Romanos
Alejandro Mesonero-Romanos é diretor de Design da SEAT desde 2011 e, desde então, responsável por modelos completamente novos para a marca espanhola como o Ateca, o Arona e o Tarraco. Também desenhou a quinta geração do Ibiza e as últimas versões da família Leon, bem como os diversos concept-cars e futuros modelos da SEAT que ainda não viram a luz do dia.

Até à sua entrada na SEAT, Mesonero-Romanos trabalhou para a Renault em Paris, dirigindo vários projetos de design e, a partir de 2007, liderou a área de Design Avançado. Em 2009 foi nomeado diretor de Design da Renault Samsung Motors na Coreia, dois anos antes de integrar a SEAT. Antes disso, entre 1994 e 2001, já tinha feito parte do Grupo Volkswagen com responsabilidade sobre o Design Exterior de diversos projetos das marcas SEAT, Volkswagen, Audi e Lamborghini. Mesonero-Romanos nasceu em Madrid em 1968, é licenciado em Design Industrial pela Escola de Design ELISAVA de Barcelona e conta com um Master em Design Automóvel pela Royal College of Art de Londres.

Desde a entrada de Alejandro Mesonero-Romanos na empresa, a SEAT tem sido reconhecida com prémios no âmbito do design, como o Red Dot Award ou o Automotive Brand Contest para a quinta geração do Ibiza em 2017 e para o melhor protótipo do Salão de Genebra, o SEAT 20V20 de 2015. Além disto, o SEAT Arona foi galardoado este ano com o Red Dot Award 2018 e o e-Racer ganhou a categoria “Concept” do Automotive Brand Contest 2018.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países dos cinco continentes. Em 2017, a SEAT obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos, vendeu perto de 470.000 veículos e alcançou um volume de negócios recorde superior a 9.500 milhões.

O Grupo SEAT emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, o Leon e o Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.