• SEAT Portugal/

Autocarros a pedido ou partilha de viagens na cidade, os próximos projetos do SEAT Metropolis:Lab Barcelona

/          O digital lab da SEAT celebrou ontem a sua inauguração oficial entre destacadas personalidades na área tecnológica
/          Luca de Meo, Presidente da SEAT, e Jose Nascimento, Head of the Lab, divulgaram os futuros projetos para melhorar a mobilidade das cidades do amanhã

Barcelona, 15/11/2017. – O SEAT Metropolis:Lab Barcelona, integralmente detido pela companhia e integrado na rede de IT-Labs do Grupo Volkswagen, assinalou ontem à noite a sua inauguração oficial no decorrer do Smart City Expo World Congress 2017, que decorre por estes dias em Barcelona. Assistiram ao acontecimento numerosas personalidades do setor tecnológico, convidadas pelo evento organizado pela SEAT, entre os quais Miquel Martí, CEO do Barcelona Tech City–hub, um marco referencial no ecossistema empreendedor da Europa, onde se se integra o Metropolis:Lab Barcelona.

O centro de excelência, que iniciou atividade em abril passado, tem como objetivo analisar e procurar soluções inteligentes para os desafios que se colocam à mobilidade futura, contribuindo de forma decisiva para colocar a SEAT numa posição de destaque no automóvel conectado. Neste sentido, Luca de Meo, que participou na inauguração, fez questão de destacar que “este laboratório combina tecnologia móvel e Big Data para otimizar a relação entre cidadãos, a cidade inteligente e os serviços de mobilidade. O objetivo que perseguimos está na melhoria da mobilidade, tornando a vida dos cidadãos mais segura, mais sustentável e mais eficiente nas cidades inteligentes em que vivemos”.

Próximos projetos do Metropolis:Lab
Na apresentação, revelaram-se pela primeira vez as iniciativas em desenvolvimento pela equipa do lab. Uma delas, denominada ‘About it’, é já uma realidade, tratando-se de uma App que tem o objetivo de melhorar a mobilidade na cidade de Barcelona e que, entre outras funções, identifica as zonas em obras que possam afetar o tráfego ou os pontos negros que sinalizam as áreas com maior concentração de acidentes em Barcelona.

Em acréscimo, também se anunciaram os dois projetos de maior destaque já em desenvolvimento. Jose Nascimento desvendou “uma App baseada no ‘ride-sharing’, que procura facilitar a mobilidade dos cidadãos com a criação de comunidades que partilham trajetos intraurbanos”. E, por outro lado, também desvendou à assistência “o projeto ‘on demand bus’, que pretende otimizar o uso das linhas de autocarros existentes proporcionando rotas flexíveis que se adaptam à procura em tempo real”. A experiência piloto desta iniciativa está a ser desenvolvida em Wolfsburg (Alemanha) e será adaptada à cidade de Barcelona numa segunda fase.

SEAT e o compromisso com Barcelona
A criação deste laboratório resulta do acordo assinado entre a SEAT e o município de Barcelona na promoção da inovação, da mobilidade sustentável e na atração de talento para a cidade. Simultaneamente, a empresa está também envolvida no CARNET, o primeiro grande open hub de investigação e de inovação centrado no setor automóvel e na mobilidade urbana de Barcelona, e no qual também colaboram a Universidade Politécnica da Catalunha e o Volkswagen Group Research.

Em acréscimo, o fabricante automóvel anunciou em julho passado a localização da Casa SEAT no coração de Barcelona (Paseo de Gracia, 109), um espaço multidisciplinar que tem como objetivo a integração na vida cultural e económica da cidade, com um firme propósito de tornar-se um ponto de encontro de novas tendências e do talento nacional e internacional. A Casa SEAT abrirá as portas no final de 2018.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando mais de 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2016, a SEAT teve um lucro operacional de 143 milhões de euros, o valor mais elevado da história da marca, e vendeu cerca de 410.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.500 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica, entre outros, os tão bem-sucedidos modelos Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo contribuírem como força impulsionadora de inovação, do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.