AutoRevista elege Luca de Meo como Executivo do Ano

/          Presidente da SEAT distinguido pela “sua liderança e os mais recentes sucessos da empresa”
/          A publicação entrega este galardão desde 1991 a personalidades que se destacam na carreira profissional no setor automóvel

Madrid, 24/11/2017. – O Presidente da SEAT, Luca de Meo, foi distinguido como Executivo do Ano na categoria de Construtor de Automóveis pela AutoRevista, a publicação profissional líder dedicada à indústria automóvel de Espanha. O galardão foi entregue no decurso da 27ª edição dos Prémios Executivo do Ano AutoRevista, realizada em Madrid. Luca de Meo recebe assim um novo reconhecimento pela sua liderança à frente da SEAT, depois das distinções do Automotive News Europe e da Universidade Bocconi na qualidade de CEO e de Aluno do Ano, respetivamente.

A AutoRevista, na atribuição do prémio a Luca de Meo, destaca o “excelente momento sustentado na obtenção sucessiva dos melhores resultados da história da SEAT. Sob a sua direção, Martorell lançou uma nova geração do Ibiza, seguida agora do Arona, e ao mesmo tempo prossegue o trabalho para receber o Audi A1, que chega em 2018”.

Na cerimónia, a AutoRevista destacou ainda que “para lá da Península Ibérica, a SEAT lidera o projeto do Grupo Volkswagen na Argélia e verá o seu maior modelo na gama produzido a partir do próximo ano em Wolfsburg. Luca de Meo provou saber retirar o máximo proveito dos valores SEAT tanto na gama de produtos como na vertente industrial”. E conclui, dizendo: “o fortalecimento da imagem da marca, o seu pleno alinhamento com as tendências mais marcantes do mercado e o seu reposicionamento no seio do Grupo Volkswagen sustentam este reconhecimento”.

No seu discurso de agradecimento, Luca de Meo afirmou ser “uma honra receber este prémio entregue pela AutoRevista, uma das publicações mais relevantes do setor em Espanha, e pelos seus leitores, profissionais integrados na indústria automóvel”. O Presidente da SEAT concluiu que este reconhecimento “resulta do trabalho levado a cabo por todos os profissionais que fazem parte da SEAT e do sucesso alcançado por cada um dos projetos desenvolvidos nos últimos anos. São eles os verdadeiros protagonistas do momento que vivemos; e eu sou apenas a face desse sucesso”.

Fundada em 1959, AutoRevista é uma publicação conhecida pelas suas análises detalhadas ao setor e entrevistas de fundo, sendo editada em espanhol e inglês. Em 1991, a AutoRevista criou os Prémios Executivo do Ano, considerados os mais importantes na indústria automóvel em Espanha.

Carreira em constante crescimento
Luca de Meo conta com mais de 25 anos de experiência no setor automóvel. Iniciou a sua carreira em 1992 na Renault, antes de entrar na Toyota Europe, seguindo para o Grupo Fiat, onde dirigiu as marcas Lancia, Fiat, Alfa Romeo e Abarth. Em 2009, Luca de Meo integrou o Grupo Volkswagen com a função de diretor de Marketing da marca Volkswagen e do Grupo Volkswagen. Em 2012 assumiu as Vendas e Marketing e foi eleito membro do Conselho Audi AG, até 2015, ano da nomeação como Presidente da SEAT. Luca de Meo integra também o Conselho de Administração da Ducati e é Presidente da SEAT Metropolis:Lab Barcelona.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando mais de 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2016, a SEAT teve um lucro operacional de 143 milhões de euros, o valor mais elevado da história da marca, e vendeu cerca de 410.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.500 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica, entre outros, os tão bem-sucedidos modelos Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo contribuírem como força impulsionadora de inovação, do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.