Cinco pontos-chave na essência do design CUPRA

¤         A coragem, a ousadia e determinação das civilizações tribais inspirou o design do logo
¤         Os designers procuraram novas sombras e materiais naturais, como o cobre e o granito, para moldar a personalidade da nova marca
¤         Elementos como o volante ou o escape refletem a identidade do CUPRA Ateca, o primeiro ícone

Martorell, 28-02-2018. – De que forma pode uma cor, uma textura ou um símbolo moldar a personalidade de uma nova marca?  A resposta reside no trabalho desenvolvido pelos designers da indústria automóvel. “O novo CUPRA Ateca é refinado, imponente e distinto”, diz Tony Gallardo, diretor de Design da SEAT, referindo-se ao primeiro modelo da nova marca CUPRA. E estes são os cinco pontos-chave que definem a sua essência:
1)  A perfeita simetria do logo: para potenciar o lançamento da marca CUPRA, era essencial um logotipo poderoso – dois “C” simétricos e sobrepostos. “É muito mais do que um simples logo. É um emblema. Simboliza o sentido de pertença a um clã”, diz Jordi Font, responsável pelo departamento Color & Trim na SEAT. “O design do triângulo invertido foi inspirado na atitude modelo das civilizações tribais, na sua coragem e ousadia”, acrescenta.
2)  Sombras personalizadas: “Estudámos cores que acentuassem o refinamento destes modelos”, explica Font. É assim que resume o modo como a equipa estudou os efeitos da luz nas jantes, nos espelhos e até em alguns acabamentos interiores que caracterizam os novos modelos da marca. E resulta? “A cor Cobre Cup é uma tonalidade que assenta perfeitamente no caráter refinado deste modelo”, acrescenta. A outra pintura que define a marca é o Azul Petrol, uma mistura de azul esverdeado com pigmentos de preto que Font assume “enfatizar a sua personalidade”.
3)  Texturas naturais que realçam as cores: formular cores é “um retorno à natureza”, explica Font. Para fazer sobressair toda a profundidade cromática, a nova palete de cores inspirou-se em materiais naturais de diferentes texturas, como o cobre ou o granito.
4)   O primeiro ícone CUPRA: o CUPRA Ateca tem uma imagem desportiva e robusta, de acordo com Gallardo, em plena consonância com o caráter único deste SUV com 300 CV. Isto obtém-se com uma variedade de elementos como “o redesenhado volante ou a ponteira de escape dupla, que sublinha a silhueta desportiva”.
5)  Cada detalhe, um traço de caráter: destacando a natureza desportiva CUPRA, a modificação de alguns elementos eleva os níveis de sofisticação. As mudanças efetuadas na grelha dianteira e nos spoilers laterais, entre outros detalhes, garantem ao automóvel uma combinação de “estilo e força”, diz Gallardo. “Visto como um todo, transmitem todo o caráter do CUPRA Ateca, o primeiro modelo na nova marca recém-criada: coragem, paixão, instinto e determinação”.

CUPRA é uma marca especial para pessoas únicas, criada para cativar os clientes que procuram o que a marca tem para oferecer: Exclusividade, Sofisticação e Performance. Chegou o momento dos apaixonados pelo automóvel se deixarem envolver com uma nova marca que preenche as suas expetativas. Em conjunto com o lançamento dos novos modelos, a marca CUPRA alimentará também a competição e o espírito das corridas ao participar no TCR Series. O mundo CUPRA está vivo e pronto para conquistar um novo grupo de entusiastas em mais de 260 concessionários especialmente selecionados em toda a Europa.