Comprar um SEAT em cinco clicks

/         SEAT e Harald A. Møller estão entre os pioneiros no desafio ao atual modelo de negócio e distribuição de automóveis
/         A SEAT chega ao país escandinavo com um formato de distribuição omnicanal baseado numa plataforma de eCommerce
/         Acordo com o operador HYRE visa oferecer conceitos de mobilidade inovadores
/         Ibiza, Leon, Arona e Ateca serão os primeiros modelos comercializados

A SEAT mantém a sua expansão internacional desembarcando na Noruega, um país referencial em termos de novas tendências e mobilidade. A Marca põe em marcha conceitos inovadores de distribuição, oferecendo uma experiência de compra continuada e centrada no Cliente.

A estratégia implementada pela Marca integra-se no objetivo de tornar a SEAT Noruega numa referência em transformação digital. A Noruega é um dos países europeus mais digitalizados e também pioneiro no desenvolvimento de tendências emergentes. Este panorama faz deste mercado o lugar ideal para propor soluções inovadoras e testar novas iniciativas que melhorem a experiência de compra dos Clientes.

O objetivo da SEAT passa por estar onde estiverem os Clientes, adaptando-se ao seu estilo de vida e proporcionando-lhes soluções de mobilidade que se ajustem às suas necessidades. O sistema chave na distribuição passa por uma plataforma online de eCommerce, que permite aos utilizadores comprar um automóvel, 24/7 e 365 dias por ano.

O design gráfico e intuitivo da plataforma permite ao utilizador concluir a operação em 10 minutos, com apenas 5 clicks:

Depois de escolher o modelo preferido, o cliente:
1.       Seleciona o nível de equipamento: FR, XCellence ou Style.
2.       Escolhe o motor que mais de adapta às suas necessidades.
3.       Elege a cor preferida.
4.       Acrescenta os acessórios, se for esse o caso.
5.       Conclui a operação de compra e confirma a solução financeira adequada.

Esta plataforma conta com o apoio de um centro de atendimento telefónico ao público que opera como único interlocutor, anulando a fronteira entre o departamento de vendas e o após-venda.

Graças a esta experiência omnicanal, a SEAT está preparada para dar resposta às expetativas do Cliente de hoje e dá mais um passo no seu objetivo de converter-se numa referência no que se refere à digitalização na indústria automóvel. Neste sentido, Wayne Griffiths, Vice-presidente de Marketing e Vendas da SEAT, assegurou que a “Noruega será uma grande aposta para a SEAT e um projeto que servirá de incubadora ao desenvolvimento de soluções para os restantes mercados”. Griffiths disse também que “a implantação da plataforma eCommerce responde à necessidade de oferecer produtos e serviços atrativos ao nosso público, 10 anos mais jovem face à média do setor”.

Lojas físicas que complementam a experiência digital
Os Brand Experience Centres que a SEAT inaugurou ontem em Oslo, Bergen e Trondheim, funcionarão como centros de atendimento ao Cliente, orientados para oferecer suporte local, manter uma relação regular e próxima com os consumidores, permitindo que estes possam ter um primeiro contacto com os automóveis. Além destes centros especializados, a SEAT também disponibilizará 20 pontos de assistência e 23 pontos de entrega em todo o território norueguês, para estar mais próxima dos Clientes.

Griffiths partilhou que “o mercado está a evoluir para novas formas de comercializar automóveis e a SEAT acredita no papel do concessionário como elemento fundamental no processo de vendas. As necessidades e exigências dos clientes estão a mudar e tanto os fabricantes como os vendedores têm que iniciar, juntos, um caminho que corresponda às exigências dos condutores.” Griffiths acrescentou ainda que “com a introdução de novas soluções de mobilidade e de conetividade no automóvel, os concessionários tornar-se-ão gradualmente plataformas de mobilidade, disponibilizando serviços como atualizações de software ou carregamento de baterias, por exemplo”.

Comprar um automóvel ao sabor de umas tapas
Além dos Brand Experience Centres, duas pop-up stores itinerantes irão percorrer o país nas próximas semanas, levando o conceito omnicanal da SEAT a todos os cantos do território. Os Clientes interessados poderão conhecer os produtos oferecidos pela Marca e marcar test drives com os modelos do seu interesse.

Por outro lado, para sublinhar a intenção da SEAT em estar cada vez mais próxima dos seus Clientes, o construtor inaugurará em Oslo, nos próximos meses, a sua Urban Experience Store, que terá um bar de tapas no interior, fazendo a fusão entre a experiência da marca e o estilo de vida dos clientes.

Aposta na mobilidade com a colaboração da HYRE
Para assinalar esta aposta na Noruega, a SEAT fez um acordo de colaboração com a HYRE, uma plataforma de mobilidade partilhada com a qual o construtor promoverá serviços de car sharing. Esta plataforma, pensada no âmbito da economia colaborativa, baseia-se na possibilidade da partilha de automóvel entre particulares, através de uma aplicação que funciona como se fosse uma chave digital.

Com a tecnologia da HYRE, o veículo transforma-se num automóvel conectado, que pode ser desbloqueado, alugado e conduzido por um utilizador quando este o deseje, garantindo aos condutores urbanos o acesso a um automóvel sempre que precisem. Neste sentido, a SEAT chegou a acordo com a HYRE, pondo em marcha uma frota de 40 automóveis, que possibilitará, aos utilizadores noruegueses, experimentarem as viaturas e beneficiarem do serviço de car sharing.

Além da colaboração com a HYRE, a SEAT também permite a experimentação dos seus automóveis em todo o território norueguês através da rede de aluguer AVIS.

Gama completa para todos os públicos
Os primeiros modelos a navegarem no ciberespaço norueguês serão os best-sellers SEAT Ibiza e Leon, que irão acompanhados pelos SUV Ateca e Arona. Esta gama, nascida da maior ofensiva de produto na história da Marca, forma um portfólio completo, alinhado com as necessidades dos consumidores do país.

Quanto aos veículos elétricos, a SEAT tem consciência da sua importância para a sociedade norueguesa. Por isso, conta ter o seu primeiro automóvel completamente elétrico em 2020, baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, que marcará o início da ofensiva da Marca nesta frente.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países. Em 2017, a SEAT obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos e vendeu perto de 470.000 veículos.

O Grupo SEAT emprega 14.700 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.