• SEAT Portugal/

Da web para o palco: a SEAT apresenta os principais destaques para o Salão de Frankfurt uma semana antes da abertura de portas

/       A SEAT desvendou as principais novidades da marca numa webconference para a imprensa, transmitida uma semana antes da abertura do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt
/       Leon CUPRA R, o mais potente automóvel jamais produzido pela SEAT
/       Novo SEAT Arona em estreia mundial: a mais recente criação da SEAT fará a sua estreia pública no salão automóvel e os clientes poderão fazer as primeiras encomendas a partir de 12 de setembro de 2017
/       Alexa by Amazon, o inovador assistente digital traz consigo a mais avançada tecnologia e mais segura tecnologia de segurança
/       A SEAT revela os nomes finalistas para o seu maior SUV
/       O avanço da SEAT na tecnologia mais limpa e eficiente dá novo passo com a chegada do novo motor 1.0 do SEAT Ibiza TGI, alimentado com Gás Natural Comprimido (CNG)

Martorell, 04/09/17. - Luca de Meo, Presidente da SEAT, revelou à imprensa as principais novidades previstas para o próximo Salão Automóvel IAA através de uma videoconferência (http://iaawebconference.seatprapp.com).

Neste evento tão especial, o Arona e o Leon CUPRA R ocuparão o centro do palco no primeiro dia de imprensa e serão apresentados de forma distinta. Na terça-feira, 12 de setembro, pelas 12h15, a Conferência de Imprensa será liderada por Luca de Meo, Presidente da SEAT, que abordará alguns números, falará do Novo Arona, do Leon CUPRA R, sobre o serviço Alexa e fará o anúncio público da lista de Nomes Finalistas do Novo Grande SUV SEAT. Durante a tarde, elementos da Direção Executiva darão duas conferências em formato Press Talk: às 15h00, Wayne Griffiths, Vice-Presidente Executivo de Vendas e Marketing e o Dr. Matthias Rabe, Vice-Presidente Executivo para Investigação e Desenvolvimento, farão a apresentação do Novo Leon CUPRA R e do plano de negócio para os projetos CUPRA; e às 16h30, Ned Curic, Vice-Presidente do Alexa by Amazon e o Dr. Matthias Rabe farão uma intervenção sobre o Alexa, o novo assistente digital da gama SEAT controlado por voz.

A SEAT está a viver os seus melhores momentos enquanto empresa. Nos últimos quatro anos, a SEAT obteve um crescimento de 30%; no ano passado com a venda de 410.000 unidades e a obtenção de 143 milhões de euros de lucro operacional, resultados recordistas na história do construtor. Até ao momento, nos primeiros oito meses de 2017, a SEAT vendeu mais de 310.000 automóveis, o que representa um aumento superior a 13% face ao período homólogo do ano anterior. Este é o melhor resultado desde 2001.

O aumento das vendas em 2017 reflete-se nos resultados financeiros do primeiro semestre. Os lucros operacionais subiram até 40,9% na primeira metade do ano em comparação com o mesmo período de 2016, alcançando o valor recordista de 130 milhões de euros. Simultaneamente, a faturação subiu 12,7% para 5.054 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano.

CUPRA R, o SEAT mais potente e exclusivo – Apenas em Edição Limitada
O novo SEAT Leon CUPRA R atrairá, sem qualquer dúvida, muitas atenções ao espaço do construtor espanhol no IAA 2017. O carro de estrada mais potente de sempre na história da SEAT será também o mais exclusivo, já que a sua produção ficará limitada a 799 unidades. O novo SEAT Leon CUPRA R terá disponível versões com caixa manual (310 CV) e DSG (300 CV), com seis velocidades e tração dianteira. Destacam-se elementos na carroçaria como alguns detalhes em carbono nos elementos aerodinâmicos dianteiros e traseiros, nas saias laterais e no extrator traseiro, espelhos retrovisores em tonalidade cobre, bem como nas jantes, com os guarda-lamas e secção dianteira a receberem um desenho mais desportivo à volta das entradas de ar. O SEAT Leon CUPRA R ficará disponível no final de 2017 e os 799 clientes sortudos poderão deleitar-se com um habitáculo que também recebeu o tratamento inspirado no cobre e na fibra de carbono, bem como o volante e a alavanca da caixa de velocidades forrados em Alcantara®. Haverá três cores à escolha: Preto Midnight, Cinzento Pyrenees (duas cores sem custo adicional) e o exclusivo Cinzento Matte.

O novo Leon CUPRA R também recebe alguns extras. No eixo dianteiro, o camber modificado e a suspensão adaptativa DCC (Controlo Dinâmico de Chassis), sem esquecer os travões Brembo. Também adota um novo sistema de escape. Muito desportivo, sim, mas, acima de tudo, um modelo único e irrepetível, reservado a 799 dos mais exigentes clientes da marca.

Novo SEAT Arona – Estreia Mundial
Com o Novo Arona, a SEAT entra no segmento dos crossover compactos. Os visitantes do Salão Automóvel de Frankfurt poderão conhecer a novidade e assistir ao lançamento das vendas do Arona, que terão início exatamente nesse mesmo dia de estreia mundial. As primeiras unidades serão entregues aos clientes no final de novembro e a gama de preços para o mercado alemão e espanhol será revelada no primeiro dia de imprensa.

Pensado para os condutores que procuram aquele momento adicional de entusiasmo na experiência de condução, o Arona assume o posicionamento certo na gama de SUV SEAT, abaixo do Ateca e, depois do Ibiza, é o segundo modelo a ser fabricado sobre a plataforma MQB A0. Fabricado exclusivamente em Martorell, sobressai com o seu desenho, altura, largura, dimensões de crossover compacto, vastas possibilidades de personalização e a mais avançada tecnologia em segurança e conetividade.

O Arona dá continuidade à maior ofensiva de sempre em novos produtos, seguindo-se ao Ateca, à atualização do Leon, ao Novo Ibiza e que ficará completa com o grande SUV que chegará no próximo ano.

Alexa by Amazon, o seu assistente de voz pessoal
Entre todos os fabricantes na Europa, a SEAT será a primeira marca a lançar automóveis com o serviço de voz interativo Alexa integrado, ficando disponível no final do ano no Leon e no Ateca e, durante 2018, no Ibiza e no Arona.

Durante o Salão Automóvel de Frankfurt, a SEAT anunciará a sua nova parceria com o serviço de voz Amazon Alexa, que desenvolveu o Alexa como um serviço de voz interativo. A colaboração entre a SEAT e a Amazon Alexa visa oferecer soluções inteligentes integradas e otimizar o tempo que o condutor passa no automóvel.

Com Alexa integrado nos veículos SEAT, os condutores poderão, mediante uma simples pergunta, procurar destinos, o concessionário mais próximo ou encontrar um local para jantar, entre tantas outras possibilidades. E o melhor ainda está para vir, já que a evolução do Alexa e a sua integração na gama SEAT está apenas no início.

Desvendados os nomes finalistas do maior SUV SEAT
O processo de escolha do nome do maior dos SUV SEAT através de votação pública gerou enorme expetativa. A iniciativa #SEATseekingName resultou na seleção de nove propostas de nome para o futuro terceiro SUV da marca, que chegará ao mercado em 2018. Os nove nomes de locais da geografia espanhola, selecionados entre as 10.130 propostas recebidas, e com hipótese de se tornarem num dos finalistas a 12 de setembro, são os seguintes:

Abrera -- Alboran -- Aran -- Aranda -- Avila -- Donosti -- Tarifa -- Tarraco -- Teide

A marca apresentará os nomes finalistas durante a conferência de imprensa no Salão Automóvel de Frankfurt no dia 12 de setembro. Desse dia e até 25 de setembro, todos poderão votar no seu nome favorito através de seat.com/seekingname e de seat.es/buscanombre. O nome mais votado será o escolhido para o novo SUV SEAT e posteriormente divulgado até 15 de outubro.

Aposta no GNC
Por último, mas certamente não menos importante, a SEAT tenciona demonstrar as potencialidades da marca através dos modelos alimentados por GNC. Seguindo o sucesso da introdução das versões GNC do Leon e do Mii, chega agora a vez do Novo SEAT Ibiza. O novo SEAT Ibiza 1.0 TGI será apresentado em Frankfurt como prova de confiança da SEAT no Gás Natural Comprimido (GNC) como combustível limpo e eficiente. O Gás Natural Comprimido é a alterativa ecológica capaz de preencher o espaço entre as energias de propulsão tradicional e a do motor elétrico. E além disso, o GNC combina o melhor de dois mundos, Diesel e gasolina, já que reduz em 85% as emissões de óxido de nitrogénio em comparação com um motor Diesel, cortando simultaneamente em 25% nas emissões de CO2 face ao motor a gasolina, assim como no nível de partículas libertadas para a atmosfera.

O Ibiza 1.0 TGI será fabricado na mesma linha de produção da restante gama graças à flexibilidade proporcionada pela nova plataforma modular MQB A0, que, aliás, será sujeita exatamente aos mesmos testes padrão que garantem a aprovação técnica, controlo de qualidade e durabilidade, globalmente com a total garantia da SEAT e mantendo, na íntegra, as qualidades da gama do novo Ibiza em termos de segurança, conetividade, design, conforto, precisão e qualidade da dinâmica.

O Ibiza 1.0 TGI terá três depósitos de combustível: um para gasolina e dois para GNC; isto porque o seu motor é capaz de funcionar perfeitamente com os dois combustíveis, alcançando uma autonomia total combinada de quase 1.200 quilómetros (390 com GNC), com emissões de CO2 em modo GNC de apenas 88 g/km. Nenhuma outra tecnologia fica próxima do Ibiza 1.0 TGI em termos de autonomia de combustível, o que significa que, se comparado com os veículos elétricos, o condutor nunca irá recear ficar sem carga na bateria ou sem combustível. Disponível no nível Style, o Ibiza 1.0 TGI domina os baixos custos de utilização graças ao preço reduzido do GNC e à elevada eficiência do seu motor.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando mais de 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2016, a SEAT teve um lucro operacional de 143 milhões de euros, o valor mais elevado da história da marca, e vendeu cerca de 410.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.500 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica, entre outros, os tão bem-sucedidos modelos Ibiza e Leon. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo contribuírem como força impulsionadora de inovação, do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.