• SEAT Portugal/

O SEAT Leon ‘anjo da guarda’ e a primeira App da Metropolis:Lab Barcelona, estreias na Smart City Expo

/          A SEAT apresentará as suas soluções em ‘Easy Mobility’ no evento que terá lugar em Barcelona entre 14 e 16 de novembro
/          As novidades propõem uma solução para cada um dos pilares do Plano de Mobilidade Urbana de Barcelona
/          Entre todas, sobressai o modelo mais seguro da história da SEAT, o concept car Leon Cristobal, que incorpora a mais recente tecnologia na redução de riscos e de acidentes
/          Durante o evento será realizado um Autonomous Driving Challenge, um torneio de automóveis autónomos à escala, levado a cabo pelo CARNET e que envolve nove universidades

Martorell, 07/11/2017. – Entre 14 e 16 de novembro, a SEAT desvendará as suas mais recentes propostas de mobilidade inteligente na Smart City Expo World Congress 2017. Os desenvolvimentos apresentados pretendem mostrar as soluções para cada um dos quatro pilares do Plano de Mobilidade Urbana de Barcelona, que visa alcançar uma mobilidade segura, eficiente, sustentável e equitativa.

No âmbito da mobilidade segura, destaque para o concept car Leon Cristobal, o veículo mais seguro na história da SEAT e assim batizado em homenagem ao padroeiro dos condutores. É como um “anjo da guarda” que reúne as mais avançadas funções de segurança num automóvel com o objetivo de reduzir as principais causas de acidentes, atribuídas ao fator humano. Entre elas, o Drive Coach, que emite avisos de segurança e minimiza a distração do condutor, ou o Black Box, que regista dados e imagens durante a condução, enviando-as para o Smartphone selecionado em caso de acidente.

Por outro lado, e com o objetivo de mostrar soluções para uma mobilidade eficiente na cidade, o SEAT Metropolis:Lab Barcelona revelará os resultados do primeiro projeto a que se dedica o Lab desde o seu arranque, em abril último: uma App dedicada a melhorar a mobilidade em Barcelona que, entre outras funções, revela zonas em obras que possam afetar o trânsito ou os pontos negros com maior concentração de acidentes na cidade.
Para alcançar melhorias numa mobilidade sustentável, parte da frota de 10 protótipos eMii, que em breve ficará disponível para os empregados do Metropolis:Lab Barcelona e Pier 01, também terá o seu protagonismo durante o encontro.

No respeitante à mobilidade equitativa, o CARNET, único centro de investigação de mobilidade urbana focado em Barcelona e fundado pela SEAT, Volkswagen Group Research e a Universidade Politécnica da Catalunha, apresenta uma solução inovadora. Trata-se do Virtual Mobility Lab, uma ferramenta de simulação que analisa e avalia o impacto dos projetos de mobilidade inteligente em Barcelona e que permite extrapolar resultados antes de iniciar qualquer prova piloto.

Autonomous Driving Challenge
Este desafio, dirigido a estudantes com formação técnica em robótica e impulsionado pelo CARNET, pretende premiar o talento jovem e tem como objetivo levar os participantes a desenvolverem funções de condução totalmente autónomas.

Depois de meses de preparação por parte dos estudantes e dos organizadores do evento, durante o evento Smart City Expo será realizado um certame que contará com a participação de mais de 50 estudantes de nove universidades. O projeto procura desenvolver um software capaz de mover um veículo à escala de forma autónoma num circuito delimitado.

Este desafio será aplicável e escalável para algoritmos de condução autónoma em dimensão e ambiente real, permitindo aos estudantes participarem num conceito de mobilidade futura.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando mais de 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2016, a SEAT teve um lucro operacional de 143 milhões de euros, o valor mais elevado da história da marca, e vendeu cerca de 410.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.500 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica, entre outros, os tão bem-sucedidos modelos Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo contribuírem como força impulsionadora de inovação, do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.