SEAT apresenta o seu potencial rumo a uma mobilidade mais eficiente, sustentável e segura

/   SEAT Metropolis:Lab Barcelona e XMOBA dá a conhecer os novos projetos de ride-sharing e de Bus on Demand
/   SEAT Cristobal, agora com tecnologia 5G, permite conectar o automóvel com o meio envolvente
/   Navegação socialmente responsável com Waze e o Munícipio de Barcelona
/   KickScooter eXS powered by Segway são solução de mobilidade elétrica urbana
/   Com estas iniciativas, a marca consolida a sua estratégia Easy Mobility
/   Amazon Alexa, agora em Espanhol, Italiano e Francês

A SEAT apresenta no Smart City Expo World Congress as novidades que contribuirão para melhorar o futuro da mobilidade urbana. No Congresso, que se realiza em Barcelona entre os dias 13 e 15 de novembro, serão abordados os desafios das cidades ao impulsionarem a transição global para uma mobilidade mais sustentável e inteligente.

No espaço da marca na Expo, os visitantes poderão descobrir as novas soluções de uma melhor mobilidade desenvolvidas pela SEAT Metropolis:Lab Barcelona como o ride-sharing e Bus on Demand e que a XMOBA implementará como prova-piloto durante o próximo ano; a evolução do concept car SEAT Cristobal, agora com tecnologia 5G; o novo projeto de navegação socialmente responsável em conjunto com a app Waze e a Câmara de Barcelona; e o primeiro veículo da marca com a sua estratégia de micromobilidade urbana, o SEAT eXS powered by Segway.

Luca de Meo, presidente da SEAT, destacou que a “SEAT, além de ser uma das referências do setor automóvel, quer ser um player relevante na definição da mobilidade futura. Os projetos que apresentamos na Smart City Expo são uma mostra da capacidade da marca para desenvolver iniciativas que permitam que nos desloquemos de forma mais eficaz e sustentável”. Em acréscimo, de Meo salienta que “A visão da cidade do futuro inclui um ambiente no qual convivem diferentes tecnologias e tipos de veículos e acreditamos que soluções como o eXS podem contribuir para melhorar a mobilidade nesta nova realidade”.

XMOBA e Metropolis:Lab colaboram para uma melhor mobilidade
As equipas de XMOBA e Metropolis:Lab, duas companhias independentes do grupo SEAT, trabalham em conjunto no desenvolvimento de soluções inteligentes que melhorem a mobilidade das cidades.

O projeto Bus On Demand, desenvolvido pela Metropolis:Lab, procura melhorar a eficácia do transporte público com um serviço adaptado às exigências dos utilizadores. E tanto a rota como a frequência de passagem dos autocarros de linha regular devem adaptar-se a estas necessidades. O objetivo do projeto é o de otimizar o uso das linhas de autocarro existentes oferecendo rotas flexíveis adaptadas à procura em tempo real. A iniciativa arranca agora com uma prova piloto em Wolfsburg (Alemanha) e chegará nos próximos meses a Barcelona para iniciar a sua implementação numa segunda fase do projeto-piloto.

A segunda solução apresentada centra-se numa app que partilha o trajeto (ride-sharing) desenvolvida por Metropolis:Lab. Depois de uma primeira fase-piloto que passará pela seleção de empregados da SEAT em Martorell, a app ficará disponível para todos os utilizadores ao longo do próximo ano. O Ride-sharing permite juntar utilizadores que recorrem habitualmente ao automóvel para chegarem ao seu local de trabalho, permitindo ligar pessoas que residam nas mesmas áreas e que possam partilhar o trajeto. Desta forma, a empresa procura reduzir o número de veículos nas estradas e aumentar a eficiência nas deslocações.

Regressa o SEAT Cristobal, agora 5G
A SEAT também apresenta o Cristobal 5G, o protótipo que integra os assistentes de segurança que reduzem os riscos e os acidentes. No seio da sua evolução, o Cristobal inclui agora a tecnologia 5G que permite ligar o automóvel ao meio envolvente: os peões e a rua. Um exemplo de utilização foi apresentado recentemente em Segóvia e Talavera de la Reina em colaboração com a Telefónica.

Luca de Meo, diz que “o Cristobal é um exemplo do que o automóvel conectado pode alcançar no objetivo de zero acidentes. Estamos a trabalhar para que, nos próximos modelos SEAT, seja possível integrar 3 dos 17 assistentes de segurança que fazem parte deste “anjo da guarda” que já está numa fase avançada de desenvolvimento”.

As três funções do Cristobal que entraram numa fase final e que deverão ser rapidamente integrados nos novos lançamentos da SEAT são: o “Exit-Assistant”, um sensor que deteta motos ou carros quando se abre a porta; o “Display-Mirror”, um retrovisor que elimina os ângulos mortos; e o “Advanced ACC”, que permite adaptar automaticamente a velocidade ao limite permitido em cada via.

Navegação socialmente responsável com SEAT, WAZE e o município de Barcelona
Depois do acordo alcançado em 2017, a SEAT converteu-se na primeira marca a integrar a navegação cooperativa da Waze nos seus veículos. Agora, em colaboração com o Município de Barcelona, as duas marcas dão mais um passo na sua cooperação.

Mediante a análise de dados disponibilizados pelo Município de Barcelona e graças à inteligência artificial, a SEAT poderá antever a ocorrência de acontecimentos que causem perturbações no tráfego, como jogos de futebol, concertos ou a hora de entrada e saída de escolas. Com esta informação, a Waze indicará aos utilizadores os motivos de alteração da rota proposta, melhorando a mobilidade urbana e evitando desta forma os possíveis acidentes durante a hora de ponta nas imediações destes acontecimentos habituais.

O primeiro veículo de micromobilidade urbana da SEAT
Na passada semana, a SEAT anunciou o lançamento do SEAT eXS powered by Segway que marca o primeiro passo na sua estratégia de micromobilidade.
Os visitantes da Smart City Expo poderão experimentar o novo eXS na zona exterior que a SEAT preparou para o público. O SEAT eXS powered by Segway foi desenhado pela SEAT em exclusivo para os seus clientes e inclui a tecnologia elétrica líder da Segway, que utiliza a plataforma do seu modelo ES2.

O veículo permite aos utilizadores completar a etapa final de qualquer viagem, chegando a lugares de difícil acesso para os automóveis. Graças às suas grandes rodas de 8”, a condução mostra-se ágil enquanto os amortecedores dianteiros e traseiros proporcionam uma utilização suave. A combinação de bateria com o motor permite alcançar até 25km/h. O eXS tem a possibilidade de receber uma bateria adicional para aumentar ainda mais a sua autonomia, que alcança um máximo de 45km dependendo das condições.

O SEAT eXS poderá ser adquirido em qualquer concessionário da marca a partir de dezembro de 2018 a um preço de 599 €. Ficará disponível em Espanha, França, Alemanha, Áustria, Suíça e Portugal antes do final do ano, e no resto da Europa em 2019.

O objetivo da SEAT é o de estar em contacto permanente com instituições e municípios para contribuir para uma melhor mobilidade do futuro. Com este propósito, a SEAT está agora a identificar as cidades espanholas onde poderá implementar uma prova-piloto com uma frota de eXS sharing aberta ao público. A XMOBA, empresa independente e de recente fundação no seio do grupo SEAT, será encarregue de levar a cabo esta prova e de estudar assim o potencial do KickScooter para melhorar a mobilidade nos centros urbanos.

Hello, Hola, Alexa!
A SEAT, a primeira marca na Europa a integrar Amazon Alexa, o serviço de voz na nuvem Amazon, lançou na passada semana o serviço em espanhol, italiano e francês, dando assim acesso aos clientes destes três mercados uma multiplicidade de funções acessíveis através de simples comandos de voz. Durante o evento, os visitantes do Smart City Expo poderão interagir com o Alexa na sua versão inglesa e espanhola no stand da SEAT.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países dos cinco continentes. Em 2017, a SEAT obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos, vendeu perto de 470.000 veículos e alcançou um volume de negócios recorde superior a 9.500 milhões de euros.

O Grupo SEAT emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, o Leon e o Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.