SEAT é a primeira marca do mundo a integrar a app Shazam num automóvel

/          O construtor alia-se à popular plataforma de entretenimento musical que permite aos utilizadores identificar músicas de forma segura através da SEAT DriveApp
/          Nasce XMOBA, uma nova empresa que identifica, testa, comercializa e investe em modelos de negócio relacionados com projetos de mobilidade do futuro
/          SEAT aposta na colaboração com a prefeitura de Barcelona para converter a cidade no hub europeu das redes 5G

A SEAT será o primeiro fabricante automóvel de todo o mundo a integrar o Shazan, uma das apps mais populares a nível mundial, que é usada por centenas de milhões de utilizadores para se conectarem com o mundo à sua volta. O anúncio foi feito, hoje, por Luca de Meo, o presidente da empresa, por altura da primeira jornada do Mobile World Congress. Esta funcionalidade estará operacional a partir do próximo mês de abril nos veículos da marca através da SEAT DriveApp para Android Auto.

A aliança permitirá aos clientes da SEAT identificar, com facilidade, as suas músicas favoritas enquanto conduzem de uma forma perfeitamente segura graças aos dispositivos de segurança disponíveis na SEAT DriveApp. Desta forma, a marca dá mais um passo no seu objetivo de proporcionar uma experiência cada vez mais acessível, personalizada e que proporcione a menor distração ao condutor. “Para os amantes da música, o reconhecimento dos temas vai estar a um click de distância. A integração do Shazam vai permitir-nos continuar a avançar no objetivo de garantir a maior segurança aos nossos clientes e a perseguir a meta de zero acidentes na estrada”, garantiu de Meo. Prosseguindo, durante a sua intervenção, acrescentou que “estar presentes no MWC não só nos permite mostrar os nossos últimos avanços tecnológicos, como também aproveitar a oportunidade de nos ligarmos e aprendermos com outras empresas referenciais no setor para tornarmos realidade os cenários futuros”.

Na verdade, o futuro da mobilidade foi outro dos temas principais do discurso de Luca de Meo, que aproveitou a jornada inaugural do congresso para anunciar uma forte aposta nessa área. A novidade é a criação da XMOBA, uma nova empresa que terá como principal objetivo identificar, testar, comercializar e investir em projetos que contribuam para impulsionar soluções que melhorem a mobilidade do futuro.

Para isso, a nova empresa trabalhará de forma independente, identificando novas tendências e modelos de negócio e implementando projetos piloto através de investimentos no desenvolvimento de iniciativas que ofereçam soluções para desafios da mobilidade atual e futura. “A criação da XMOBA enquadra-se na reorganização da SEAT como grupo empresarial que reúne diversas empresas. A XMOBA junta-se a Metropolis:Lab Barcelona e à CUPRA, a nova marca desportiva que apresentámos ao público há escassos dias. Com estas iniciativas, recreamos o espírito das startups numa grande empresa como a SEAT”, sublinhou Meo.

A XMOBA começa a sua atividade liderando duas grandes iniciativas. Por um lado, ‘justmoove’, o primeiro projeto lançado pela nova empresa dirigido a todos os condutores. Trata-se de uma plataforma que integra um conjunto de serviços que permitem a reserva e o pagamento de estacionamento, portagens e reabastecimentos, entre outros serviços. Neste sentido, a Respiro, empresa de carsharing adquirida recentemente pela SEAT, passará a integrar-se a 100% na nova entidade, que centralizará e coordenará a sua atividade. A XMOBA não só oferecerá os seus serviços a clientes SEAT, como também desenvolverá soluções que sejam destinadas a todos os tipos de público.

Tecnologia 5G, a chave para o futuro do carro conectado
A SEAT também oficializou em conferência de imprensa a sua intenção de envolver-se num dos projetos mais importantes previstos para a cidade de Barcelona: converter-se na capital da tecnologia 5G. A iniciativa, promovida pela Comunidade da Catalunha, prefeitura de Barcelona e o Mobile World Capital, entre outros, pretende transformar a Cidade Condado num laboratório europeu de 5G.

O objetivo da marca ao participar neste projeto é o de trabalhar, conjuntamente com os acionistas, no desenvolvimento da tecnologia 5G num protótipo de um automóvel conectado que será testado durante o próximo ano na Cidade Condado. “Queremos que Barcelona seja o lugar onde se desenvolverão estas iniciativas antes de qualquer outro lugar, já que é a 5ª cidade europeia mais inovadora e a 13ª do mundo, e nós estamos aqui para impulsionar esse processo. Também demos início a acordos de colaboração com a Telefónica para estudar as vantagens da tecnologia 5G na conectividade automóvel”, partilhou de Meo.

O stand da SEAT no MWC, epicentro de inovações tecnológicas
A SEAT, que desfraldou uma lona informativa na fachada da futura Casa SEAT, no Paseo de Gracia em Barcelona, para explicar a sua participação no congresso, revelando no MWC a sua visão sobre o futuro da condução e o seu compromisso com a segurança. Nesse sentido, além da integração do Shazam, a SEAT exibe no encontro o bem-sucedido concept car SEAT Leon Cristobal, o ‘anjo da guarda’ dos condutores. Este protótipo, que persegue o objetivo de zero acidentes na estrada, integra mais de 15 assistentes de segurança, cujas funções podem contribuir para uma redução de até 40% das principais causas de acidentes de tráfego, como as distrações, cansaço, excesso de velocidade ou consumo de álcool.

Neste sentido, a zona principal do stand exporá o SEAT Connected Experience 2.0, um imponente simulador que mostrará uma visão 360º do futuro da digitalização que a marca está a desenvolver. Qualquer utilizador pode aceder ao simulador depois de criar o seu SEAT ID com os dados pessoais e a configuração escolhida do automóvel. O utilizador também pode introduzir no sistema os seus hábitos de mobilidade para que o simulador ofereça as melhores alternativas de transporte na cidade de Barcelona. Ao volante do simulador, os visitantes terão oportunidade de experimentar de forma interativa o que será conduzir no futuro com as comodidades da conetividade e os assistentes de condução que a marca está a desenvolver atualmente.

Além de todas as ações já referidas, a marca também estará presente fora do seu stand. A edição MWC deste ano estreia um novo espaço onde os visitantes poderão descontrair depois das intensas jornadas de cada dia de congresso. A SEAT e o Primavera Sound, que assinaram recentemente um acordo de colaboração que integra a SEAT como partner estratégico para a atual edição do festival, estreiam um Mini Primavera Sound MWC, uma zona muito cool decorada com arte urbana que pode ser apreciada ao som relaxante da melhor música afterwork

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2017, a SEAT vendeu cerca de 470.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.700 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.