SEAT será a primeira marca da Europa a integrar Amazon Alexa nos seus veículos

/          O assistente pessoal desenvolvido pela Amazon ficará disponível nos modelos Ateca e Leon no final de 2017 e no Arona, no Ibiza e no SUV de grandes dimensões em 2018
/          A SEAT apresenta internacionalmente o novo Arona e arranca com as pré-vendas do novo Arona no Salão Automóvel de Frankfurt
/          O novo Leon CUPRA R, o automóvel mais potente da SEAT, dará o seu primeiro rugido no salão internacional
/          Novo avanço no compromisso da SEAT com energia limpa e eficiente com a chegada do novo Ibiza a Gás Natural Comprimido

Frankfurt, 12/09/2017.- A SEAT será a primeira marca de automóveis da Europa a integrar nos seus veículos o serviço de voz interativo Amazon Alexa. Assim foi anunciado pela marca espanhola na abertura do Salão Automóvel de Frankfurt. O serviço interativo controlado por voz ficará disponível no final deste ano nos modelos Leon e Ateca, e no Ibiza, Arona e no SUV de grandes dimensões durante o ano de 2018.

Lançado no mercado em 2014, Amazon Alexa integra-se agora nos automóveis SEAT proporcionando ao condutor a conetividade mais avançada com os 20.000 ‘skills’ incluídos graças ao programa aberto que convida programadores a expandir e a evoluir continuamente as capacidades de Alexa.

O assistente Amazon Alexa, permitirá ao condutor, através de comandos de voz, otimizar o seu tempo passado no automóvel: gerir a agenda pessoal, procurar músicas, localizar pontos de interesse, ouvir notícias em tempo real ou encontrar o concessionário mais próximo, entre outras possibilidades; mas sempre sob um estrito protocolo de privacidade. Na primeira fase de integração, o Alexa fica disponível em inglês e alemão, os dois idiomas contemplados pelo assistente.

“Integrar o Amazon Alexa na nossa gama representa um grande impulso no ecossistema digital e de conetividade dos SEAT e contribui, sem dúvida, para colocar o construtor espanhol na lista da frente do veículo conectado na Europa”, sublinhou Luca de Meo, Presidente da SEAT. Além disso, acrescenta, “a tendência de serviços de voz é cada vez maior e, por isso, queremos que também fique disponível para os nossos clientes.”

“Ficamos contentes que a SEAT incorpore o Alexa nos seus veículos”, partilhou Ned Curic, Vice-Presidente da Amazon Alexa Automotive. “Acreditamos que a voz seja uma grande parte do futuro e especialmente no que diz respeito ao automóvel. Com o toque de um botão no volante, os clientes da SEAT poderão pedir ao assistente Alexa a sua música favorita, as últimas notícias, controlar a sua “casa inteligente” e muito mais”.

Première mundial do novo Arona

Amazon Alexa não é a única novidade que a SEAT levará a Frankfurt. O salão automóvel alemão é também o palco de apresentação oficial dos novos modelos da companhia.

Um dos pontos altos da SEAT neste salão será, sem dúvida, a apresentação internacional e o início de comercialização do SEAT Arona, que terá um preço de arranque de 15.990€. O novo SUV compacto, depois do Ibiza, é o segundo automóvel fabricado sobre a plataforma MQB A0 estreada pela SEAT no seio do Grupo Volkswagen. Apresentado em junho deste ano, em Barcelona, e fabricado exclusivamente em Martorell, as primeiras unidades deste Crossover serão entregues aos clientes em novembro.

O Arona destaca-se pelo seu desenho, grande altura e largura, pelas suas dimensões de crossover compacto, as suas enormes possibilidades de personalização e a tecnologia mais avançada em segurança e conetividade. O crossover compacto dá continuidade à maior ofensiva de produto na história da SEAT depois do Ateca, da atualização do Leon, do novo Ibiza e do novo SUV de 7 lugares que chegará no ano que vem.

A SEAT apresentará em Frankfurt o Digital Cockpit (painel de instrumentos digital), com integração destacada no Arona, no Leon ST CUPRA, no Ibiza e no Ateca. Graças ao novo Digital Cockpit, que chegará no início de 2018, primeiro no Leon e no Ateca, seguidos mais tarde do Ibiza e do Arona, a instrumentação não só ganha um desenho mais moderno e versátil, como também maior funcionalidade. Por último, o sistema de som Beatsaudio, uma marca que reúne energia, emoção e paixão e que mudou a forma com as pessoas ouvem música, já está disponível no Ibiza e no Arona. No final do ano também ficará disponível no Ateca e no Leon.

CUPRA: pronto para passar ao nível seguinte
Além da apresentação do Arona, a SEAT surpreendeu com um exclusivo Leon CUPRA R, o automóvel mais potente da marca em edição limitada a apenas 799 unidades disponíveis no mercado a partir do final de 2017.

Disponível com caixa manual (310 CV) ou DSG (300 CV) – ambas com seis velocidades e tração dianteira -, sobressaem na sua carroçaria os detalhes exclusivos em fibra de carbono nos spoilers dianteiro e traseiro, nas saias laterais e no extrator traseiro. O CUPRA R inclui detalhes em tonalidade cobre nos retrovisores exteriores, nas jantes, guarda-lamas e na secção dianteira com um novo desenho marcado por poderosas entradas de ar.

O CUPRA evoluiu nos seus 20 anos de história com uma linha de automóveis desportivos e de grande performance que conquistou os condutores mais exigentes. Em 2016, por exemplo, as vendas do Leon CUPRA superaram as 9.000 unidades anuais, alcançando assim 2% do total do volume da SEAT. Nos primeiros sete meses de 2017 as vendas deste modelo já superaram as 5.000 unidades e espera-se que cheguem às 10.500 unidades até ao final do ano.

Neste contexto, a SEAT planeia levar o espírito CUPRA para lá do próprio automóvel, criando um universo à volta da marca que inclua experiências únicas com os futuros modelos, merchandising e partnerships. Este novo ‘mundo CUPRA’ incluirá também uma rede específica de concessionários SEAT que terão um espaço diferenciado da marca onde os clientes poderão experimentar os modelos desportivos.

Wayne Griffiths, Vice-presidente Comercial da SEAT, partilhou que “para a SEAT, CUPRA é, desde o início da sua criação, sinónimo de evolução e de inovação numa ligação muito estreita entre as pistas e as estradas”. Griffiths destaca também que “em alguns mercados, como o alemão, o principal para a SEAT e onde os CUPRA têm uma grande aceitação, as vendas perfazem 10% da quota total do modelo Leon. Este resultado incentiva-nos a levar o conceito CUPRA ao nível seguinte”.

Gas Natural Comprimido para o novo Ibiza
Por outro lado, e depois das versões com motor GNC do Leon e do Mii, a SEAT lança um novo modelo com este tipo de alimentação: o novo SEAT Ibiza 1.0 TGI, numa prova incontestável de que a SEAT aposta forte no Gás Natural Comprimido como alternativa de combustível limpo e eficiente.

O GNC combina o melhor de dois mundos, do diesel e da gasolina, já que emite menos 85% de óxido de nitrogénio em comparação com os motores diesel; e ao mesmo tempo reduz em 25% as emissões de CO2 de um motor a gasolina, eliminando ainda a quase totalidade das partículas em suspensão.

O Ibiza 1.0 TGI tem três depósitos, um para gasolina e dois para GNC. Combinados, proporcionam uma autonomia total de 1.200 quilómetros (390 com GNC) e com emissões de CO2 de apenas 88 g/km em modo GNC. O SEAT Arona terá a sua versão a gás comprimido em finais de 2018.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando mais de 81% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países, através de uma rede de 1.700 concessionários. Em 2016, a SEAT teve um lucro operacional de 143 milhões de euros, o valor mais elevado da história da marca, e vendeu cerca de 410.000 unidades.

O Grupo SEAT emprega 14.500 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica, entre outros, os tão bem-sucedidos modelos Ibiza e Leon. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo contribuírem como força impulsionadora de inovação, do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.