SEAT vende unidades Leon TGI para a frota do grupo Dourogás

/          Grupo Dourogás adquire viaturas SEAT LEON TGI para reforçar a sua frota de ligeiros
/          Motores híbridos permitem um duplo benefício: mais económicos e mais biológicos

A SEAT formalizou hoje a entrega de uma frota de viaturas Leon TGI, que junta a tecnologia híbrida de gasolina com GNC (Gás Natual Comprimido), à Dourogás, grupo que integra empresas de distribuição e comercialização de gás natural. O negócio, que é o primeiro da área de frotas da SEAT com os seus modelos TGI, foi realizado pelo Concessionário da rede automóvel Irmãos Leite, de Vila Real.

A SEAT é um dos construtores automóveis que mais tem investido na tecnologia GNC, uma opção atractiva tanto para clientes particulares como para as frotas empresariais, sejam PME ou grandes empresas. O impulso recente dado pelas recomendações e normativas europeias ao nível da expansão da rede de abastecimento está a criar as condições para a aposta na comercialização destes veículos híbridos.

“Esta é uma aposta estratégica para a Marca. Os nossos modelos TGI são uma boa alternativa entre os motores tradicionais e os elétricos, com uma mais-valia ao nível da sustentabilidade ambiental, autonomia de condução e vantagens económicas”, afirma Rodoldo Florit, director-geral da SEAT Portugal.

“O gás natural veicular é o combustível mais económico, menos poluente, seguro e a opção ideal para particulares e profissionais. O esforço de investimento que temos vindo a fazer nesta área é para continuar”, diz Nuno Moreira, CEO da Dourogás, que acrescenta: “Aos atuais preços de mercado, os veículos GNC representam uma poupança de combustível de cerca de 40% face ao diesel”

O grupo Dourogás possui atualmente uma frota de aproximadamente 80 viaturas movidas a gás natural veicular, entre pesados alimentados a GNL (Gás Natural Liquefeito) e veículos ligeiros com motores GNC (Gás Natural Comprimido).

Para Anabela Leite, responsável do Concessionário Irmãos Leite que concretizou o negócio, o facto de o ponto de venda estar localizado perto de um posto de abastecimento da Dourogás, que comercializa GNC, potenciou esta venda. “Estamos numa posição privilegiada para promover a comercialização, dentro da nossa área de influência, do LEON TGI, um modelo que encaixa perfeitamente nas exigências de quem pretende ter uma frota moderna, com um custo muito competitivo”, afirma a responsável.

Além das vantagens ambientais, pelo seu contributo para a redução das emissões de CO2, um veículo CNG tem um custo por quilómetro especialmente baixo, um factor muito valorizado pelas empresas. Primeiro, porque o gás natural é mais eficiente do que outras fontes energéticas, já que precisa de uma menor quantidade de combustível para gerar a mesma energia. Por outro, pelo simples efeito do menor custo do GNC face aos combustíveis fósseis (gasolina ou diesel).

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell, Barcelona, exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países. Em 2017, a SEAT obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos e vendeu perto de 470.000 veículos.

O Grupo SEAT emprega 14.700 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, Leon e Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.