• SEAT Portugal/

Volkswagen Group China, SEAT e JAC aliam-se para impulsionar o desenvolvimento da mobilidade elétrica na China

/         O acordo estratégico, assinado pela Volkswagen Group China, JAC e SEAT, representa um passo em frente das partes na intensificação do desenvolvimento da mobilidade na China
/         As três empresas aproveitarão a sua força tecnológica e de produto para desenvolver uma plataforma para veículos elétricos
/         A joint venture JAC Volkswagen lançará a marca SEAT na China em 2021 e trabalhará em conjunto com a eletrificação dos veículos SEAT
/         No final do corrente ano terá início a construção do centro de I+D da JAC Volkswagen

A SEAT firmou hoje um acordo com o Volkswagen Group China e a Anhui Jianghuai Automobile Group Corp., Ltd (JAC). O acordo foi assinado pelo presidente do Grupo Volkswagen, Dr. Herbert Diess; o presidente de JAC, An Jin; e o presidente da SEAT, Luca de Meo, na presença do presidente da República Popular da China, Xi Jingping; e do presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez, numa cerimónia celebrada no Palácio de Moncloa, em Madrid.

Como fruto do acordo, as empresas aproveitarão a sua força tecnológica e de produto para desenvolver uma plataforma de veículos elétricos para produção de veículos. Além disso, a JAC Volkswagen lançará a marca SEAT na China em 2021 e trabalhará em conjunto na eletrificação dos veículos SEAT. Por outro lado, no final de 2018 será dado início à construção do centro de investigação da JAC Volkswagen. O centro de I+D centrar-se-á nas áreas da conetividade, condução autónoma e noutras questões tecnológicas. O acordo supõe um passo em frente na colaboração entre a Volkswagen Group China, SEAT e JAC, que trabalharão em conjunto focados na mobilidade elétrica na China.

“A mobilidade elétrica, juntamente com a digitalização, a conetividade e a condução autónoma são o futuro da indústria e da mobilidade, e a China consolidou-se como referência nesta transformação”, disse o presidente do Grupo Volkswagen, Dr. Herbert Diess. “Esta aliança também encerra os benefícios de abordar de forma global o desenvolvimento da mobilidade sustentável”.

O presidente da SEAT, Luca de Meo, assumiu que “este acordo com o Volkswagen Group China e a JAC permitir-nos-á avançar no desenvolvimento estratégico para introduzir a marca SEAT na China dando mais um passo na estratégica da globalização da empresa. A China é o mercado líder dos veículos elétricos e a SEAT quer contribuir para impulsionar esta tecnologia na resposta às necessidades dos nossos clientes e fomentar uma mobilidade cada vez mais sustentável”.

A SEAT, Volkswagen Group China e a JAC assinaram um acordo no passado mês de julho em Berlim, entre Angela Merkel e o primeiro ministro chinês Li Keqiang, com o qual a SEAT se uniu à joint venture convertendo-se na marca líder do Grupo Volkswagen deste projeto. Desde a criação da joint venture em 2017, a SEAT começou a contribuir com o seu know how nas áreas do design e do I+D.

Este acordo estratégico de colaboração permitirá ao Grupo Volkswagen consolidar-se no mercado chinês. A SEAT desempenhará o papel de líder do projeto para implementar as iniciativas acordadas. Os produtos que serão fabricados sobre a plataforma para veículos elétricos darão resposta às necessidades da mobilidade elétrica dos clientes chineses. O centro I+D criado de raiz dos esforços conjuntos, desenvolverá tecnologias em matéria de conetividade e de condução autónoma, especialmente adaptadas ao mercado chinês.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos, estando presente em mais de 80 países dos cinco continentes. Em 2017, a SEAT obteve 281 milhões de euros de lucros depois de impostos, vendeu perto de 470.000 veículos e alcançou um volume de negócios recorde superior a 9.500 milhões de euros.

O Grupo SEAT emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica o Ibiza, o Leon e o Arona. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca e o Toledo na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor industrial I&D em Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conetividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.